Aumente a Eficiência e lucratividade na saúde

lean saúde

Aumente a Eficiência e lucratividade na saúde

|Carlos Eduardo Moretti|

 

Em seu hospital ou clínica ….

 

  • Os Colaboradores têm dificuldade em lidar com novas tecnologias?

  • Equipamentos de segurança não são utilizados de forma correta?

  • Colaboradores desconhecem os perigos inerentes às suas atividades?

  • Procedimentos operacionais não são seguidos adequadamente?

  • Colaboradores não conhecem os procedimentos de segurança?

  • O planejamento das atividades não é realizado de forma adequada?

  • Há dificuldades em manter e contratar colaboradores experientes?

 

Se você respondeu positivamente a pelo menos uma das pergunta acima, saiba que não está sozinho! Apesar terem sido listadas pela primeira vez em 19441, estas situações ocorrem diariamente em grande parte das organizações da área da Saúde! Somem-se a elas o envelhecimento da população e os custos cada vez mais altos de procedimentos e exames, e teremos um cenário de baixa eficiência, considerável insatisfação dos pacientes, alto risco de acidentes e margens de lucro reduzidas! Mas por que isto ocorre?

 

São inúmeras as razões, mas resumidamente,  podemos afirmar que estas organizações têm em comum o fato de não se preocuparem sistematicamente com a melhoria contínua de seus processos.

Two transfused patients lying on a medical bed in hospital ward

Por outro lado, temos organizações como a Theda Care (USA) e o Centro de Oncologia do Vale do Paraíba, entre muitas outras, que, surpreendentemente, encontraram na Toyota – maior fabricante de automóveis do mundo – a solução dos problemas aqui citados: o Pensamento Enxuto (Lean Thinking).

 

gestao a vista hospital e toyota

Esta filosofia de gestão de negócios promove a sistemática redução e eliminação de desperdícios – atividades presentes nos processos que não agregam valor, segundo a ótica dos pacientes. A correta aplicação das técnicas Enxutas proporciona os chamados

“ganhos de dois dígitos”:

indicadores lean trenari

 

 

Nos próximos posts discutiremos, de forma mais aprofundada, os caminhos para transformar sua clínica/hospital numa organização Enxuta! Até lá!

Autor:

Carlos Eduardo Moretti

www.treinari.com.br

+55 11 99745-3927