Coloque os dados à vista e alcance a efetividade desejada!

Eficiência-versus-eficácia-e1455662864607

Você consegue imaginar um jogo de futebol sem placar? Já pensou se o gol é marcado por um dos times e ele não é registrado? Se isso acontecesse, será que as pessoas teriam o mesmo amor pelo futebol? Com certeza não! O placar de uma partida possui a mesma funcionalidade dos princípios da gestão à vista dentro das empresas. Se não é visto, não é medido com eficácia.
O mesmo poderia ocorrer se não houvesse o painel de controle nos automóveis. Se nele não constassem as informações da quantidade de gasolina, dificilmente saberíamos o momento exato de abastecer. Portanto, colocar os dados à vista, significa alcançar a efetividade desejada. Mas lembre-se: de nada adianta divulgá-los em um local inadequado para as pessoas erradas. Não basta escolher qualquer indicador e estampá-lo nas paredes da fábrica ou do escritório se ele não estiver direcionado a quem realmente interessa.
Os indicadores devem ser mostrados às pessoas certas e devem atender a uma necessidade de controle. Não é preciso abrir os números de determinada área para outras. Em muitas fábricas, por exemplo, há apenas um quadro de gestão à vista e o mesmo fica localizado na linha de produção. Mas para medir e alcançar a eficiência dos seus negócios, o ideal é que haja quadros instalados em cada setor colocados estrategicamente em posições onde o controle é necessário.
E é dessa forma que a Isoflex trabalha. Cada um dos setores possui o seu quadro indicador ou de planejamento. Assim é possível gerenciar o controle de produção diariamente, compartilhar informações e integrar toda equipe dos acontecimentos.

Vamos citar três exemplos:

SETOR DE T.I. (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO)

quadros-scrum-gestao-a-vista-setor-TI

Quadro Scrum

Neste setor, o quadro utilizado é o Scrum. Nele são expostas as atividades que devem ser feitas, as que estão em processo e as que já foram realizadas. É simples, prático e útil. E as chances de algo ser esquecido são praticamente nulas. Basta escrever a ação nos cartões T.

Se o colaborador desse setor expôs a informação de que deve realizar a manutenção de determinado computador, dificilmente ele esquecerá de efetuar essa ação. Além disso, qualquer membro do grupo poderá cobrá-lo ou questioná-lo sobre o andamento dessa tarefa ou das demais.

SETOR COMERCIAL

quadros-gerenciamento-diario-gestao-a-vista-setor-comercial

Quadro Gerenciamento Diário

O setor de vendas da empresa utiliza dois quadros: o Gerenciamento Diário e outro nomeado como Desempenho de Vendas. Com o primeiro é possível ter o controle geral do número de faturamento, pedidos, orçamentos e muito mais. Essas informações servem para integrar toda a equipe e deixá-los a par dos acontecimentos.

Enquanto isso, com o segundo quadro, e possível ter todas as informações referente ao desempenho das atividades de cada vendedor. Assim, fica muito mais fácil avaliá-los e descobrir seus erros e acertos. Além disso, eles mesmos poderão comparar as suas efetividades com a dos seus colegas de trabalho.

quadros-desempenho-de-vendas-gestao-a-vista-setor-comercial

Quadro Desempenho de Vendas

SETOR DE RECURSOS HUMANOS

O quadro utilizado pelo setor de Recursos Humanos possui vários escaninhos Isolean. Em cada um deles estão os documentos (como contratos, folha ponto e outros) de cada colaborador. Os nomes são colocados em ordem alfabética. Dessa forma, fica muito mais fácil encontrar a documentação de determinado funcionário. E, quando ocorre o desligamento de alguém, toda a documentação é retirada do escaninho do quadro e arquivada.

quadros-recursos-humanos-gestao-a-vista-setor-rh

Quadro Recursos Humanos