COMECE 2015 FAZENDO KAIZEN (MELHORIA CONTÍNUA) EM SUA EMPRESA!

gestão a vista kaizen2

A essência do Lean Manufacturing ou Sistema Toyota de Produção é a busca incansável da diminuição dos desperdícios, desde o recebimento do pedido até o envio ao cliente. Os desperdícios se encontram não só nas operações que agregam valor ao cliente, mas também entre elas.

E isso deve ser feito continuamente, pois acredita-se que a perfeição 100% nunca é atingível. Quem acha que a atingiu, está com problemas.
Melhoria contínua em japonês significa KAIZEN  e é escrito assim em caracteres chineses ou japoneses (que são basicamente iguais). Significa “mudar para melhor”. No oriente, também pode significar “ser uma pessoa bondosa”! Assim me ensinou um amigo chinês, o Ronnie Chin, colega de meus tempos de Chrysler nos idos de 1970, onde trabalhei como engenheiro de produto.

significado da palavra kaizen

Significado da palavra Kaizen

(*) Quem me ensinou a história dos chicotes foi o Brad Schmidt, ex sócio, no Japão, de uma consultoria fundada por dois americanos nascidos no Japão, na qual fui o diretor no Brasil. Como entendem bem japonês e inglês, eles atuaram como tradutores de ex- funcionários da Toyota que deram consultorias nos EUA e na Europa. Gosto de estrangeiros curiosos que desvendam coisas que nem os japoneses sabem direito. Brad é casado com uma japonesa. O outro americano é o Jon Miller.
O KAIZEN baseia-se no fato de que TUDO pode ser melhorado, continuamente.
“Todo momento, todo lugar, por todos”, como diz o Mr. Masaaki Imai, o consultor japonês que, em 1986, escreveu o famoso livro “Kaizen – A Estratégia para o Sucesso Competitivo”, mostrando essa nova palavra para o ocidente.

Masaaki Imai

Masaaki Imai

O KAIZEN visa atacar as causas-raiz dos desperdícios, que são sete, conforme o modelo Toyota (materiais, tempo, pessoas, insumos, acidentes etc). Num próximo artigo explicaremos cada um deles, com mais detalhes.

Diretores, Gerentes e Supervisores também devem buscar oportunidades de fazer KAIZENS, não só os colaboradores que trabalham no “chão de fábrica”, no “gemba” (local onde as coisas acontecem). Nas empresas Lean, os gerentes passam muito tempo andando pela fábrica (ou nos escritórios ou no seu comércio) fazendo o que se chama “gemba walk”.

Vocês não imaginam quantas oportunidades encontrarão no “gemba”! Não é uma auditoria para “caçar culpados”, mas uma atitude, um evento para ajudar o pessoal operacional a atingir as metas que a diretoria e a gerência estabeleceram.

Deve-se perguntar e obter respostas dos seus colaboradores caso encontre indicadores baixos ou não conformidades. Recomenda-se perguntar várias vezes “por que?”. Dizem que cinco vezes é o ideal, mas muitas vezes, na segunda ou terceira você encontra a resposta. Mas às vezes não é tão simples assim. Nesses casos recomendo fortemente colocar em alguns locais do “gemba” ou numa sala perto um quadro como este da ISOFLEX.

comprar quadro diagrama de ishikawa

quadro diagrama de ishikawa

A vantagem é que não se perde tempo procurando papéis ou “flip charts”. E não se esqueça de deixar canetas especiais amarrados para não sumirem.
Este quadro tem vários nomes: Diagrama de Ishikawa (o professor japonês que o “inventou”), Diagrama Espinha de Peixe, Diagrama de Causa e Efeito e até CEDAC (Cause and Effect Diagram with Addition of Cards).

Veja como usar o quadro branco diagrama de ishikawa

Ao Detectar um problema escreva ele do lado direito do quadro, onde é a cabeça do Peixe, deixe num local onde todos possam usar o quadro, e incentive as pessoas a escreverem as possíveis causa do problema, tudo pode ser colocado, quanto mais ideias melhor. Depois reúna o grupo e com o famoso “Brainstorming” tente achar a causa raiz do problema.

Depois de achar a causa raiz deverá ser feito um plano de ação definindo: O QUE, QUEM, QUANDO, COMO A CAUSA RAIZ SERÁ ELIMINADA e o PROBLEMA RESOLVIDO.

 

As pessoas, de modo geral, sentem orgulho de participarem e colaborarem para resolver problemas. Todos ganham!
Aproveite este inicio do ano de 2015 para se tornar mais competitivo! Seus concorrentes estão fazendo! No Brasil e no mundo!

AUTOR DO TEXTO:

Hiroaki Kokudai

Consultor Lean / Sistema Toyota de Produção

A HK Consultoria se especializou em LEAN/SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO, cuja base foi o velho TWI, mas implantamos qualquer uma das várias outras ferramentas do LEAN: VSM, 5S, Kaizen, Kanban, TPM, SMED etc.
Tudo isso para tornar a sua empresa mais produtiva e lucrativa.

Examinador do Prêmio Nacional de Qualidade- 1994

www.twi.net.br




2 ideias sobre “COMECE 2015 FAZENDO KAIZEN (MELHORIA CONTÍNUA) EM SUA EMPRESA!

  1. Hoje, 13/01/2015, recebi da Amazon o livro que o Jon Miller (citado acima) escreveu em parceria com Mike Wroblewsy e Jaime Villafuerte: “Creating a Kaizen Culture” (McGrawHill). Custo USD 47,29 posto aqui.
    Muito bom. Sempre aprendendo. Ele cita na página 131 a empresa FastCap e seu dono, Paul Akers, um “fanático” por gestão visual. No YouTube há vários videos dele mostrando como é sua empresa. Recomendo.

Os comentários estão fechados.