Entenda a importância do KPI para a sua empresa!

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KPI ou Key Performance Indicators são chamados, em português, de Indicadores-chave de Performance. Uma definição não muita esclarecedora, certo? Mas vamos lá! A função do KPI é medir o desempenho de uma empresa, de uma equipe e, até mesmo, de uma pessoa.

Porém, ao contrário do que muitos pensam, KPI não é uma métrica. Ou seja, você consegue obter medições através da métrica, mas isso não significa que os dados coletados tornam-se essenciais para a tomada de uma decisão. No entanto, quando o resultado dessa medição torna-se relevante para a tomada de uma decisão, aí sim podemos chamá-lo de KPI.

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O KPI ajuda a entender quão bem uma estratégia está funcionando. No entanto, um número sozinho não diz muita coisa, ele precisa de  outros dados de comparação para que você consiga compreender se aquela ação estratégica está saindo conforme o desejado. Veja um exemplo simples: você frequenta a academia há três meses e fará um teste de avaliação física. Mas para saber se houve uma evolução em seu desempenho, é necessário comparar o resultado desse exame com um anterior. Dessa forma ficará mais fácil saber se o seu peso aumentou ou diminuiu.

Por isso, coletar dados importantes para a administração e desenvolvimento dos seus negócios é essencial.

COMO DEFINIR O KPI APROPRIADO PARA A SUA EMPRESA?

Empresas dos mais diversos setores usam KPI’s em vários níveis para validar o sucesso de cada um de seus processos rumo a seus objetivos. São eles:

Indicadores de Capacidade;

Relação entre a quantidade que se pode produzir e o tempo para que isso ocorra. Por exemplo: A montadora X tem capacidade de produzir 200 carros por mês.

Indicadores de Produtividade;

Relação entre as saídas geradas por um trabalho e os recursos utilizados para isso. Exemplo: Um operário consegue instalar 20 m² de piso em uma hora. Um outro, consegue instalar apenas 17 m² de piso em uma hora, portanto, é menos produtivo que o primeiro.

Indicadores de Qualidade;

Relação entre as saídas totais (tudo que foi produzido) e as saídas adequadas ao uso, isto é, sem defeitos ou inconformidades. Exemplo: 980 peças adequadas a cada 1.000 produzidas (98 % de conformidade).

Indicadores de Lucratividade;

Relação percentual entre o lucro e as vendas totais. Exemplo: Numa empresa foram vendidos R$ 200.000,00 em mercadorias e apurado um lucro de R$ 20.000,00. Portanto a lucratividade é de 10%.

Indicadores de Rentabilidade;

Relação percentual entre o lucro e o investimento feito na empresa. Exemplo: Na mesma empresa do exemplo anterior foram investidos R$ 500.000,00, com um lucro de R$ 20.000,00. A rentabilidade foi de 4%.

Indicadores de Valor;

Relação entre o valor percebido ao se receber algo (um produto, por exemplo) e o valor efetivamente despendido para a obtenção do que se recebeu.

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A escolha do nível do KPI começa com duas questões: sobre o que vai ser feito e para quem. Com as respostas em mente, a próxima ação é definir o objetivo central desse projeto. Então, baseado nessas definições, é possível escolher o indicador mais apropriado para a sua empresa. Mas não esqueça: alguém precisa estar responsável pelo indicador e, claro, por seus resultados.

Fonte: Viver de Blog | Venki

O KPI NA ISOFLEX

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Setor de produção da Isoflex

Nós vamos dar um exemplo de uma das aplicações do KPI dentro da Isoflex. Para o setor de produção utilizamos os Indicadores de Qualidade. Este indicador define a relação entre tudo o que foi produzido e as saídas dos mesmos sem nenhum defeito ou conformidade.

Se produzirmos 200 Displays A4, dentro dessa numeração pode haver uma margem de erro de apenas 1%. Caso esse número seja ultrapassado, gabaritos serão averiguados, máquinas conferidas para saber se estão adequadamente reguladas e líderes questionados sobre os planos de inspeção. Caso esteja tudo dentro das conformidades, o colaborador, por fim, será questionado.

Resumindo, o que é preciso ter em mente é que um KPI fornece a visão necessária para que você conheça os processos e consiga alinhá-los aos objetivos estabelecidos.

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