Pasta plástica para organizar o trabalho em uma padaria

Untitled-1

Pasta plástica para organizar o trabalho em uma padaria

 

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP), existem 48 mil padarias que geram milhares de empregos e renda no Brasil. O setor possui uma forte concorrência, o que gera a necessidade de melhoria na produtividade e eficiência do trabalho.

Um dos pontos mais importantes para uma empresa manter a sua qualidade é possuir uma padronização que estabeleça as devidas normas e oriente os funcionários de como os afazeres devem ser executados.

Na indústria, uma solução muito utilizada são as Instruções de Trabalho Padronizado (ITP). Trata-se de um documento que detalha o processo de trabalho e de como ele deve ser feito por cada colaborador, seja para operar uma máquina, realizar a embalagem de um produto ou fazer a emissão de notas fiscais.

A ITP é fundamental para a qualidade, haja vista que só é possível melhorar e estabilizar um processo se ele for feito sempre da mesma forma. Se cada pessoa fizer o processo à sua maneira, sem padronização, a qualidade será variável. Se isso ocorrer em uma padaria, por exemplo, um dia você pode comprar um pão feito de um jeito e no outro dia de outro.

Por isso, se os processos de trabalho de uma padaria forem padronizados, os benefícios serão muitos como:

 

  • Facilidade para treinar e capacitar novos funcionários;
  • Melhor qualidade nos atendimentos;
  • Melhor qualidade dos produtos;
  • Funcionários mais motivados porque entendem o que é preciso fazer;
  • Menos erros;
  • Menos problemas com os clientes;
  • Redução de retrabalho;
  • Maior satisfação dos clientes;
  • Redução de custos (operacional, com RH e com treinamentos).

 

Temos um caso de sucesso na cidade de Curitiba, PR. José Alves é dono da rede de padarias Provence, todas localizadas no bairro Santa felicidade. O movimento delas é intenso. O diferencial está no pão que está sempre fresco, do mesmo tamanho, com o mesmo sabor, consistente e assado no ponto ideal. Tudo é padronizado, desde a quantidade exata dos ingredientes utilizados até o tempo que ficam dentro do forno. Consequentemente os clientes reconhecem isso e mantém-se fieis a esse consumo. Segundo o proprietário, não importa o se o padeiro possui anos de casa ou se entrou há um mês, ele garante que todos os produtos têm a mesma qualidade. “Isso ocorre porque utilizamos a ITP, Instrução de Trabalho Padronizado, que facilita muito na produção desses pães”.

 

Como deve ser uma instrução de trabalho padronizado

Organize sua padaria com pastas plásticas ISOFLEX

Organize sua padaria com pastas plásticas ISOFLEX

Independente do ramo da empresa é muito importante que haja instrução de trabalho. Tendo o passo a passo da produção de determinado produto, ainda que o seu método varie, o estabelecimento dessa padronização vai garantir o sucesso desejado.

Na entrevista com o dono da rede de padarias Provence, José Alves, descobrimos uma curiosidade: não basta possuir apenas a ITP. O documento precisa estar em um lugar de fácil acesso, próximo do funcionário.  Após comprar as pastas plásticas ISOFLEX, ele fixou-as perto dos seus colaboradores. Dessa forma, ele pode fiscalizar o trabalho de cada um e saber se o padrão estabelecido está realmente sendo seguido.

Portanto, se você deseja ter uma padaria, lanchonete ou restaurante com serviços de primeira linha, siga as dicas do proprietário José Alves. Padronize e exponha para sua equipe as informações de forma clara, objetiva e transparente.

Na próxima daremos dicas de organização para vocês.

 

Um forte abraço,

Equipe de marketing ISOFLEX

http://www.abip.org.br/site/wp-content/uploads/2016/01/cartilhafinalizada.pdf