Qual o segredo do Lean?

lean segredo

Qual o segredo do Lean?

Ele existe? Provavelmente existe sim… Não é fácil replicar o Lean…

Quanto à replicar os “tangíveis” do Lean, ok! Já os “intangíveis”, não, pois poucos os conhecem. A ausência dos intangíveis condena ao fracasso qualquer tentativa de implementação.

 

O segredo está nos intangíveis…

 

  • Liderança de Pessoas;
  • A comunicação;
  • A partilha de informação;
  • A padronização;
  • O Kata de Melhoria.

 

Cada organização tem a sua rotina de trabalho e o padrão de melhoria Kata é diferente e poderoso, pois atua como uma META-ROTINA. Visa alterar o seu sistema operacional mental, e desse modo, potencializar suas capacidades humanas.

kata-lean
Kata de Melhoria – Mike Rother
Para perceber isto, separe “O Que está a fazer”, de “COMO está a fazer”. A melhoria Kata focaliza no COMO as atividades devem ser feitas.

É mais fácil estabelecer uma condição alvo do que arregaçar as mangas e fazer o trabalho árduo necessário para alcançá-lo. Neste sentido, para que possa atingir os objetivos estabelecidos em sua condição alvo, é muito importante responder as 5 perguntas do Kata de Melhoria. São elas:

Qual a condição alvo? (desafio)

Qual a situação atual?

Quais são os obstáculos e o que está impedindo atualmente de alcançar a condição alvo? Quais deles você está abordando agora?
Qual o seu próximo passo?
Quando podemos ir ao gemba ver o que aprendemos com o passo que foi dado?
O Kata é um sistema de liderança / coaching que leva as pessoas, através da melhoria contínua, à realização de objetivos desafiadores em todos os aspectos na organização.

Não é um processo Lean; é mais do que isso: é incentivar as pessoas a pensar diferente, a sair da zona de conforto, ir ao gemba e fazer a diferença na jornada sem fim na eliminação sumária dos desperdícios. Por fim, é uma maneira de mudar o comportamento das pessoas e organizações com a prática e métodos.
Pense fora da caixa

Construir o próprio Kata de Melhoria é fator determinante para perpetuar a filosofia de longo prazo nas organizações. O segredo está nas pessoas e não nas ferramentas, por isso a importância em desenvolvê-las e potencializá-las, construindo uma espiral virtuosa e longeva da melhoria incremental contínua.

gestao a vista pessoas

 

Elaborado por Anderson Donato – Gerente Industrial na DIGI-TRON Indústria de Balanças e Professor na Academia Lean – PUCPR

Este artigo foi liberado em 04/11/14 pelo autor para reprodução no Blog Lean Isoflex. A Isoflex desde já agradece a colaboração da Academia Lean PUCPR.