Envolva sua equipe em cada melhoria e a sua empresa avançará!

businessman writing rising graph ,blue background

De acordo com o artigo do presidente do Lean Institute Brasil, Flávio Picchi, muitas empresas buscam, de alguma forma, melhorar seus processos, evoluir e ser melhor hoje do que eram ontem. Para isso adotam várias ações buscando envolver todos seus funcionários nesse esforço.

O problema é que alguns desses esforços não trazem os resultados esperados. Por quê? Eles ficam restritos a programas meramente motivacionais e superficiais e acabam sendo vistos pelos colaboradores como mais um formulário burocrático a ser preenchido.

E é nesse momento que entra mais uma vez a filosofia lean, o conceito que tem o propósito de unir todos os esforços de melhorias e transformações dentro da empresa de forma integrada, desde o nível estratégico até as atividades do dia a dia de cada pessoa. Por isso, não basta apenas definir os rumos e diretrizes das ações dentro da entidade, é preciso também desdobrá-las para cada setor e para cada colaborador. Esse processo é conhecido como hoshin kanri.

Se for aplicado, cada equipe saberá dia a dia claramente as suas metas e poderá identificar se existem desvios em relação aos padrões estabelecidos. E caso haja, haverá tempo hábil de planejar melhorias que façam sentido para atingir os resultados desejados.

Por isso, é preciso que estejam muito claras para cada um dos funcionários quais serão as suas atividades. Com essa necessidade de conectar os padrões estabelecidos com o alcance da realização de metas, certamente a companhia estará muito à frente de seus competidores.

Fonte: Lean Institute Brasil

QUADROS GERENCIAMENTO DIÁRIO

Um método bastante simples e eficaz para inteirar a equipe de cada setor de uma empresa é a utilização do quadro Gerenciamento Diário. Por meio dele, é possível acompanhar cotidianamente as ações (definidas de acordo com o desdobramento da estratégia) para verificar se os resultados esperados estão sendo atingidos. Caso negativo, ações corretivas deverão ser tomadas a tempo. O GD permite estimular o trabalho em equipe e possibilita o engajamento de todos naquilo que é fundamental para cada um, o seu trabalho. E conecta todos às necessidades essenciais da empresa: encontrar o seu norte verdadeiro. Conheça abaixo alguns modelos de quadros para Gerenciamento Diário.

01-quadros-gerenciamento-diario-gestao-a-vista-setor-producao

Utilizado em setor de produção

02-quadros-gerenciamento-diario-gestao-a-vista-setor-distribuicao

Outro exemplo de quadro muito eficaz para reuniões diárias

quadros-gerenciamento-diario-gestao-a-vista-setor-comercial

Utilizado em setor de vendas

05-quadros-gerenciamento-diario-gestao-a-vistaQuadro para gerenciamento diário