• Isoflex
  • Dicas
  • 4 dicas para manter o seu quadro branco sempre novo

4 dicas para manter o seu quadro branco sempre novo

Versátil e prático, o quadro branco surgiu na década de 1960 e tornou-se uma peça indispensável em casas e escritórios. Aliado fundamental da gestão à vista, pode desempenhar diversas funções além de lousa escolar, desde planner semanal e mensal, até um espaço interativo para recados. É, sem dúvidas, um material que auxilia muito na organização da empresa!  

Esse tipo de quadro apresenta uma superfície lisa com uma fina película plástica, que garante o deslizar suave dos marcadores. Ele  traz mais facilidade ao escrever e apagar, e gera muito menos sujeira que uma lousa tradicional a giz, se mostrando uma ótima alternativa para pessoas alérgicas, e também para aqueles que querem manter a limpeza e a organização do seu local de trabalho sempre em dia.
Porém, esse tipo de quadro demanda certas práticas e cuidados para que funcione sempre bem. Confira as nossas dicas para a limpeza e manutenção do quadro branco:

 

1 – Escolha a caneta certa

 

Muitas pessoas pensam que qualquer caneta marcadora pode ser utilizada no quadro branco, mas essa é uma informação que pode diminuir (e muito!) a vida útil dele. O marcador permanente, apesar de parecido com o marcador de quadro branco, pode deixar manchas difíceis, que não saem com o apagador. A dica para escolher a caneta correta é sempre olhar bem a embalagem e o rótulo. Geralmente embalagens com apenas uma cor são usadas para identificar canetas permanentes, e as  que incluem o branco são próprias para esse tipo de quadro. Além disso, a função do marcador vem escrita no rótulo, e é sempre bom ler com atenção para evitar enganos.

 

2 – Não use álcool na limpeza do seu quadro branco

Uma lousa branca deve passar por uma limpeza mais profunda semanalmente. E é só  passar um pano com álcool para remover as  manchas, certo? Errado! O álcool e outros produtos abrasivos, como o querosene e removedores de tinta, são muito agressivos e podem danificar permanentemente a superfície do quadro, removendo a película que o protege. Utilizar o álcool como produto para limpar quadro branco é uma prática bem comum, mas ele faz com que, com o tempo, até mesmo a tinta do marcador próprio se torne difícil de remover. O ideal é aplicar com uma flanela o limpador de quadro branco, desenvolvido com produtos próprios para isso. Outra opção é usar uma solução de água com um pouco de detergente neutro, caso você não tenha um produto específico à mão. Mas apenas em último caso!

 

3 – Passe um pano seco diariamente

Passar diariamente uma flanela de microfibra seca e limpa na sua lousa é uma ótima prática para aumentar a sua durabilidade. Isso porque, mesmo utilizando um apagador próprio, alguns resquícios de tinta podem permanecer. A tinta dos pincéis para quadro branco pode ser apagada facilmente, mas, se ficar em contato com a lousa por mais de um dia, resseca e fica difícil de remover. Então, o pano seco é um excelente aliado para limpar quadro branco, removendo qualquer traço de tinta que possa atrapalhar a escrita no futuro!

 

4 – Use um apagador de quadro branco 

 

Os apagadores para quadro branco tem algumas diferenças dos tradicionais, próprios para giz. Enquanto os apagadores de lousas a giz são feitos de madeira ou MDF, os de quadro branco tem sua composição em plástico ou EVA, que são  mais leves e não riscam a película do quadro, aumentando sua durabilidade. Além disso, o tipo de feltro utilizado no apagador próprio para quadro branco é feito para absorver a tinta dos marcadores, enquanto o que é utilizado no apagador tradicional é mais grosso, feito de forma a apenas espalhar o pó de giz.
Muitas vezes os apagadores já vêm com um espaço para o encaixe dos pincéis, tornando o seu uso prático e fácil. 

 

Como limpar apagador de quadro branco?

Essa é uma tarefa bem simples que pode ser repetida semanalmente. Com uma escova de cerdas macias, faça movimentos circulares no feltro do apagador, tirando os resíduos de tinta. Se isso não for suficiente, você pode mergulhá-lo em uma solução de água com duas gotas de detergente e repetir a operação quantas vezes for necessário. Depois de realizar a limpeza, tire o excesso de água pressionando o apagador contra uma folha de papel toalha e deixe secar em um local arejado. Fazendo essa técnica corretamente, seu apagador de quadro branco terá um tempo de vida muito maior!

 

Como limpar quadro branco manchado?

 

Às vezes, por mais cuidado que tenhamos, alguma distração na hora de escolher a caneta acontece, e você vê sua lousa manchada. Pior ainda, você pode ter tido o seu quadro manchado por outra pessoa! Já sabemos que o álcool não pode ser utilizado nesse tipo de superfície, mas não se desespere. Veja como tirar caneta permanente de quadro branco:

 

  • Passe o apagador sobre a mancha de caneta permanente, para apagar eventuais resíduos;
  • Escreva com o marcador para quadro branco por cima da mancha de marcador permanente. Você pode fazer movimentos circulares, o importante é cobrir toda a tinta permanente com a tinta própria para esse tipo de lousa;
  • Aguarde 15 segundos;
  • Apague normalmente, utilizando o apagador!

 

Inacreditável, não? Tirar as manchas do seu quadro branco pode ser bem fácil, e você não precisa de álcool ou de outros produtos fortes para isso. Esta é uma informação importante sobre como limpar lousa branca, mas muito pouco difundida.

 

Agora que você já sabe tudo sobre como recuperar quadro branco e sobre como fazer a sua limpeza corretamente, porque não pratica seu conhecimento nos quadros Isoflex? Temos diversos tipos de quadro para gestão à vista para otimizar o desempenho da sua empresa, como o quadro branco flexível adesivo personalizado, que você pode enrolar e levar para todos os lugares, o quadro de gestão à vista para controle de produção hora-a-hora, ideal para acompanhar a produtividade da empresa, e o quadro flexível para home office, que te ajudará a ter mais controle nos seus processos de trabalho em tempos de pandemia. Fazemos também quadros personalizados, é só entrar em contato!

 

Gostou das nossas dicas? Conte para a gente nos comentários, e não deixe de entrar em contato se tiver qualquer dúvida!