A Gestão à Vista e o estímulo visual

O Quadro de Home Office pode ajudar a organizar as tarefas diárias não apenas porque nele você anota as suas atividades e não esquece de realiza-las. Os quadros de Gestão à vista, de maneira geral, contribuem na organização e efetividade porque são ferramentas visuais, que oferecem um estímulo ao cérebro o tempo inteiro de que algo precisa ser feito.

A maior parte das impressões do mundo e das memórias de um ser humano é baseada na visão. Os olhos e o encéfalo trabalham sobrepondo as imagens de forma construtiva. A maior parte das informações que absorvemos vem pelo sentido da visão. Seja observando um objeto ou lendo um texto, via de regra, são os olhos que nos conectam ao mundo exterior e nos permitem assimilar novos conhecimentos. Por isso, os estímulos visuais são tão importantes.

Considerando que 90% das informações que chegam ao cérebro o fazem pela visão e que o cérebro leva apenas um décimo de segundo para assimilar uma imagem, podemos notar o quanto esse estímulo é importante para a retenção e fixação de informações

A transparência das informações ao trabalhar em equipe com uma ferramenta de gestão visual, traz uma série de vantagens tanto para a absorção das informações, quanto para o projeto que está sendo desenvolvido, causada também pela maior capacidade de avaliação e engajamento da equipe. Uma dessas ferramentas, é o Quadro Scrum e consequentemente o Quadro de Home Office, que é uma adaptação do Scrum.

No Scrum, as informações são compartilhadas de forma clara entre todos os componentes da equipe ou do departamento. Todos enxergam a atual situação do projeto e tomam decisões mais assertivas a cada etapa. O quadro é dividido em: atividades para fazer, em processo e as que já foram realizadas. Este então apresenta de forma visual todas as atividades desempenhadas pelo grupo, seus responsáveis, prazos e andamentos.

quadro-personalizado-scrum-scrum-h
Quadro Scrum

Cada membro da equipe é representado pelo cartão T de uma determinada cor. No cartão, são anotadas as atividades a serem feitas e o prazo.

Cartão T

Para o quadro de Home Office, o Scrum foi adaptado, já que ele foi feito apenas para a utilização de uma pessoa, e com a divisão de dias da semana.

Quadro de Home Office

Nele devem ser colados post its, cada um com uma tarefa a ser realizada, e conforme as atividades são realizadas, o post it deve ser deslocado para a área do outro status.

Com a dificuldade durante a pandemia de manter a rotina de trabalho, o Quadro de Home Office é uma ferramenta fácil de usar e que ajuda muito na organização e a manter o foco nas atividades.

Chegou a hora de colocar as dicas em prática? Visite nossa Loja Virtual e conheça nossos produtos voltados para organização e efetividade AQUI. 

 Referências

https://desafiosdaeducacao.grupoa.com.br/