As 4 etapas do ciclo de melhoria contínua

melhoria continua

Evitar desperdícios, identificar e tomar ações corretivas com agilidade em pontos de ineficiência, corrigir gargalos na operação e evitar que voltem a acontecer é fundamental dentro do processo operacional das empresas.

Esforço e tempo aplicados de maneira eficiente, direcionados para tarefas corretas, trazem os melhores resultados e alocam os investimentos em onde faz mais sentido, mantendo a empresa competitiva.

Para tudo isso, é necessário estabelecer um processo de melhoria contínua, isto é, através de etapas que se repetem identificar e implementar correções e oportunidades de melhoria na cadeia produtiva de sua empresa.

A seguir acompanhe o conteúdo que preparamos para que possa entender os objetivos, como implementar o ciclo de melhoria contínua.

 

Quais os benefícios de implementar a melhoria contínua em sua empresa?

 

Estruturar e implementar a melhoria contínua traz excelência na entrega ao cliente, agrega valor aos produtos e serviços oferecidos e conquista a preferência dele perante a concorrência.

Através da melhoria contínua é possível:

  • Ter maior controle sobre o desempenho das equipes;
  • Permitir aprendizado na correção de falhas;
  • Evitar recorrência de falhas;
  • Reduzir custos operacionais;
  • Estimular a inovação e a criatividade;
  • Aumentar a produtividade;
  • Excelência nos produtos e serviços oferecidos ao mercado.

 

Como pôr em prática a melhoria contínua em sua empresa?

 

quadro de gestao a vista ciclo pdca de melhoria continua
Quadro de gestão à vista ciclo PDCA.

 

Como vimos são muitos os benefícios ao implementar a melhoria contínua dentro de uma organização! Porém para alcançar esses benefícios é necessário colocar em prática dentro do processo produtivo o ciclo de melhoria contínua, torná-lo parte da cultura da empresa, utilizando como ferramenta da rotina organizacional, por todos os colaboradores. Acompanhe abaixo como funciona cada uma das 4 etapas do ciclo:

  1. Plan (Planejar)

É onde o ciclo inicia e para tanto é necessário ter claro as metas e objetivos do ciclo de melhoria, os indicadores necessários para medir a implementação da melhoria, indique os envolvidos e estabeleça as seguintes tarefas:

  • Levantamento de dados;
  • Definição de processos e procedimentos;
  • Identificação e coleta de dados de itens de controle;
  • Análise de causa e efeito;
  • Análise de dados e estabelecimento de ações e prazos.
  1. Do (Executar)

Nessa segunda etapa, as ações definidas no planejamento devem ser executadas. Para isso é necessário:

  • Alinhamento dos envolvidos;
  • Capacitação para execução;
  • Determinar métodos e procedimentos para execução;
  • Prazos para cada fase da execução;
  • Execução e coleta de dados.
  1. Check (Monitorar)

Etapa importante para avaliar o desempenho, checagem na execução, o que permite a otimização da evolução para os resultados. Para tanto, é necessário:

  • Comparar o resultado planejado ao resultado alcançado, dentro do prazo determinado;
  • Avaliar a eficiência do método de execução.
  1. Act (Agir)

A última fase do ciclo é onde se toma as decisões de acordo com o avaliado na checagem. Nessa fase é necessário:

  • Se o resultado for satisfatório, deve se estabelecer como procedimento padrão;
  • Caso não seja satisfatório é necessário a elaboração de um plano de ação para a melhoria dos métodos e processos.

Tanto no resultado satisfatório, quanto no que necessita de melhoria os próximos passos são o planejamento, a execução e a checagem, ou seja, novas diretrizes serão estabelecidas e o ciclo será contínuo.

 

Como utilizar a gestão à vista para facilitar a implementação da melhoria contínua?

 

O ciclo de melhoria contínua é um grande aliado para o estabelecimento de processos eficientes e para excelência nos produtos e serviços oferecidos.

A gestão à vista pode ser uma grande facilitadora da implementação da melhoria contínua, com soluções como:

Entre outras tantas soluções que podem funcionar na operação de sua empresa!

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