
As 4 etapas do ciclo de melhoria contínua

Evitar desperdícios, identificar e tomar ações corretivas com agilidade em pontos de ineficiência, corrigir gargalos na operação e evitar que voltem a acontecer é fundamental dentro do processo operacional das empresas.
Esforço e tempo aplicados de maneira eficiente, direcionados para tarefas corretas, trazem os melhores resultados e alocam os investimentos em onde faz mais sentido, mantendo a empresa competitiva.
Para tudo isso, é necessário estabelecer um processo de melhoria contínua, isto é, através de etapas que se repetem identificar e implementar correções e oportunidades de melhoria na cadeia produtiva de sua empresa.
A seguir acompanhe o conteúdo que preparamos para que possa entender os objetivos, como implementar o ciclo de melhoria contínua.
Quais os benefícios de implementar a melhoria contínua em sua empresa?
Estruturar e implementar a melhoria contínua traz excelência na entrega ao cliente, agrega valor aos produtos e serviços oferecidos e conquista a preferência dele perante a concorrência.
Através da melhoria contínua é possível:
- Ter maior controle sobre o desempenho das equipes;
- Permitir aprendizado na correção de falhas;
- Evitar recorrência de falhas;
- Reduzir custos operacionais;
- Estimular a inovação e a criatividade;
- Aumentar a produtividade;
- Excelência nos produtos e serviços oferecidos ao mercado.
Como pôr em prática a melhoria contínua em sua empresa?

Como vimos são muitos os benefícios ao implementar a melhoria contínua dentro de uma organização! Porém para alcançar esses benefícios é necessário colocar em prática dentro do processo produtivo o ciclo de melhoria contínua, torná-lo parte da cultura da empresa, utilizando como ferramenta da rotina organizacional, por todos os colaboradores. Acompanhe abaixo como funciona cada uma das 4 etapas do ciclo:
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Plan (Planejar)
É onde o ciclo inicia e para tanto é necessário ter claro as metas e objetivos do ciclo de melhoria, os indicadores necessários para medir a implementação da melhoria, indique os envolvidos e estabeleça as seguintes tarefas:
- Levantamento de dados;
- Definição de processos e procedimentos;
- Identificação e coleta de dados de itens de controle;
- Análise de causa e efeito;
- Análise de dados e estabelecimento de ações e prazos.
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Do (Executar)
Nessa segunda etapa, as ações definidas no planejamento devem ser executadas. Para isso é necessário:
- Alinhamento dos envolvidos;
- Capacitação para execução;
- Determinar métodos e procedimentos para execução;
- Prazos para cada fase da execução;
- Execução e coleta de dados.
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Check (Monitorar)
Etapa importante para avaliar o desempenho, checagem na execução, o que permite a otimização da evolução para os resultados. Para tanto, é necessário:
- Comparar o resultado planejado ao resultado alcançado, dentro do prazo determinado;
- Avaliar a eficiência do método de execução.
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Act (Agir)
A última fase do ciclo é onde se toma as decisões de acordo com o avaliado na checagem. Nessa fase é necessário:
- Se o resultado for satisfatório, deve se estabelecer como procedimento padrão;
- Caso não seja satisfatório é necessário a elaboração de um plano de ação para a melhoria dos métodos e processos.
Tanto no resultado satisfatório, quanto no que necessita de melhoria os próximos passos são o planejamento, a execução e a checagem, ou seja, novas diretrizes serão estabelecidas e o ciclo será contínuo.
Como utilizar a gestão à vista para facilitar a implementação da melhoria contínua?
O ciclo de melhoria contínua é um grande aliado para o estabelecimento de processos eficientes e para excelência nos produtos e serviços oferecidos.
A gestão à vista pode ser uma grande facilitadora da implementação da melhoria contínua, com soluções como:
- Quadro de gestão visual do ciclo PDCA, para acompanhamento de cada etapa.
- Pastas e organizadores de documentos, para a implementação de procedimentos estabelecidos no plano.
- Displays para comunicados e exposição de indicadores para o engajamento da equipe.
Entre outras tantas soluções que podem funcionar na operação de sua empresa!
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