
Conheça as 5 principais estratégias de Gestão à Vista

A cultura organizacional é muito importante para estratégias de gestão à vista. Em uma realidade cada vez mais digital, algumas vezes a otimização do espaço pode ser subestimada, mas um bom rendimento depende de processos omnichannel, ou seja, multi canais.
Uma das vantagens da gestão à vista, em comparação aos recursos digitais, é a transparência de processos para todos os colaboradores, pois em lugares estratégicos todos podem ter acesso ao que foi feito e o que ainda precisa ser terminado.
Outras vantagens da gestão a vista:
- Não depende da internet para ser efetiva
- Não depende de habilidades e competências digitais dos colaboradores
- Fácil acesso
- Percepção visual mais clara
- Facilita a comunicação interna
Há uma estratégia adequada para cada intenção, portanto entenda a seguir qual é a ideal para a sua empresa ou projeto.
Principais Estratégias de Gestão à Vista
Cada modelo de negócio se baseia em um processo produtivo diferente. Para escolher o que mais atende às necessidades da sua empresa, é preciso fazer uma análise de ponta a ponta, com a perspectiva voltada ao comportamento da equipe, afinal, são as pessoas que entregam resultados.
Entre todos os métodos, os mais utilizados são o Canvas, o Kanban, o Scrum e o Monitoramento Diário (semelhante ao cronograma, mas mais detalhado).
Canva – identifica a viabilidade de projetos
O quadro canvas visa identificar oportunidades e riscos para novos produtos, separando cada característica relevante para chegar às conclusões, cada vez mais assertivas, do gerenciamento de projetos.
Com este modelo, é possível, a partir da proposta de valor, definir a segmentação de clientes, os canais e as parcerias em potencial, os recursos e atividades chaves necessárias, bem como a fonte de receita e estrutura de custos.
Em nosso site explicamos o passo a passo de como usar o canvas para viabilizar uma ideia de negócio. Ao aplicar esta análise com o seu time, encontrará o potencial de venda do seu projeto.
Kanban – realiza o controle da produção
Caso o que você precise seja controlar a produção de acordo com o consumo dos produtos, o quadro Kanban é o melhor método para implantar no ambiente de trabalho. Os sinalizadores indicam, por cores, o que realmente precisa ser feito.
Uma equipe eficiente, trabalha em conjunto para reduzir riscos e evitar desperdícios, portanto ao aderir o uso recorrente do quadro Kanban — chave para a produtividade.
Explicamos um pouco mais sobre como este método orienta os colaboradores durante a rotina de trabalho, também em nosso site.
Scrum – compreende os processos de forma integral
Este método de gestão organizacional se baseia em sprints de trabalho mais curtos, porém fluidos. Além de informar o que precisa ser feito, o que está sendo feito e o que está pendente, indica observações (como quais foram os impedimentos para a não inconclusão de uma tarefa) e separa responsáveis por cor, tornando mais prática a visualização.
Ao utilizar um quadro Scrum personalizado, em lugares de acesso comum entre colaboradores, cada tarefa é movida no decorrer da sua execução, e poderá ser avaliada por todos de forma mais ágil, sem gerar ruídos de comunicação entre os envolvidos.
Monitoramento diário de produção – gerencia a equipe
Utilizando um quadro de monitoramento de indicadores para acompanhar a produção de cada colaborador, é possível também visualizar o engajamento da equipe com as atividades.
De forma colaborativa, o processo passa a considerar a capacidade produtiva individual. Assim, o gestor consegue ter insights de como otimizar o rendimento organizacional de todos, pelas particularidades.
Considerando que um dos focos da gestão é reconhecer talentos e evoluir junto aos colaboradores, o quadro de monitoramento pode gerar muito resultado em empresas que investem em capacitação de qualidade.
5 dicas para implementar gestão à vista na sua empresa
- Escute o feedback dos colaboradores quanto ao processo produtivo;
- Realize treinamentos para que todos compreendam e esclareçam possíveis dúvidas;
- Acompanhe o engajamento de cada um ao participar do processo;
- Analise os melhores espaços para posicionar os quadros;
- Não tenha receio de alterar a estratégia de acordo com o que funciona melhor na prática;
Temos 30 anos de experiência com gestão visual para empresas de diversos segmentos, por isso acreditamos no valor que os produtos físicos têm e seus impactos positivos em projetos, do mais simples ao mais complexo.
Nossos produtos são desenvolvidos com qualidade e alta durabilidade, para ser o novo diferencial do seu negócio. Confira mais informações acessando nosso site.