• Isoflex
  • Noticias
  • Gestão visual: qual a sua importância e como aplicar no seu negócio

Gestão visual: qual a sua importância e como aplicar no seu negócio

A gestão visual de uma empresa é uma das partes mais importantes para criar um ambiente de trabalho dinâmico e, ao mesmo tempo, garantir a execução das tarefas de maneira consistente.

E existem diversas maneiras inteligentes de aplicar esses conceitos no cotidiano da empresa, de forma a tornar o local ainda mais alinhado com os valores do negócio.

Para tanto, é possível conferir algumas dicas para garantir uma boa gestão visual para o empreendimento, alcançando, ao mesmo tempo, uma orientação eficiente e maior empenho das suas equipes.

 

O que é uma gestão visual?

A gestão visual é uma técnica utilizada para aumentar o dinamismo e a compreensão de pessoas que estão passando por um processo conjunto.

Dentro de uma empresa, ela serve para orientar os colaboradores para as melhores práticas e atuações, de modo a trabalhar para conquistar o objetivo final definido.

É, em suma, uma ferramenta estratégica, que favorece o cotidiano empresarial, pois faz com que o processo seja entendido mais facilmente, usando recursos visuais que contribuem para a compreensão dos participantes.

 

Qual a importância da gestão visual para empresas?

A gestão visual, essencialmente, serve para otimizar o trabalho cotidiano. Afinal, ela identifica e explica qual a melhor maneira de executar as tarefas e, dessa forma, manter o padrão esperado.

A proposta é tornar a rotina mais eficiente e conquistar mais facilmente o objetivo determinado. Além disso, ela também proporciona as seguintes vantagens:

  • Reduzir lapsos e tornar a comunicação mais simples e assertiva;
  • Estimular a cooperação entre os membros do grupo;
  • Reduzir o retrabalho, como consequência da redução de erros e falhas;
  • Reconhecer pontos no processo produtivo que necessitam de maior atenção e, até mesmo, interferência para correção;
  • Transmitir as informações de maneira mais eficiente;
  • Priorizar itens e etapas que sejam mais importantes ou precisem de maior atenção no desenvolvimento;
  • Contribuir para o planejamento estratégico, criando uma rotina e um processo padronizados, de modo a tornar a ação ainda mais assertiva e eficiente.

De modo geral, a gestão visual é importante para melhorar a performance dos colaboradores, enquanto otimiza as rotinas internas.

gestao-visual-isoflex

Como desenvolver uma boa gestão visual?

Por conta da sua importância, a gestão visual precisa ser bem desenvolvida dentro da empresa, para poder alcançar a sua proposta principal, que é a de otimizar a ação cotidiana.

Para tanto, você pode seguir algumas dicas para inserir a técnica em seu negócio e, com isso, conquistar os benefícios que ela traz.

São ações simples, mas que servirão para o propósito de orientar a ação e o trabalho da equipe. Veja quais são:

Visível aos colaboradores

Diferentes tipos de aviso, orientação ou placa de atividades precisa estar visível aos colaboradores. Afinal, é de suma importância que eles possam vê-la quantas vezes seja necessário.

Isso vai contribuir para a redução de erros, já que eles poderão confirmar a etapa e a ação antes de executá-la.

Também, servirá para reforçar a prática em sua memória, de modo que, nas próximas vezes, ele consiga executar a tarefa sem a necessidade de confirmações.

Além disso, um detalhe importante é que o quadro ou aviso esteja perto de onde os colaboradores estarão, para que eles consigam visualizar o que está descrito sem a necessidade de se deslocar.

Fácil de compreender

Outro detalhe que está diretamente relacionado com a aplicação bem sucedida de um processo de gestão visual, é a simplicidade na fala.

Quanto mais fácil for para o grupo compreender, menor será a necessidade de explicações posteriores, que poderão interferir na dinâmica de trabalho ou na produção propriamente dita.

Cores de identificação

O uso das cores serve como um tipo de comunicação não-verbal que traz bastante dinamismo na ação.

Na gestão visual é comum utilizar o padrão “vermelho-amarelo-verde”, por ser de fácil entendimento e gerar melhores resultados, sem que o colaborador precise se esforçar para lembrar o que significa.

Essencialmente, o vermelho é para identificar uma falha, o amarelo para alertar sobre possíveis mudanças e o verde para determinar a aprovação de uma etapa ou projeto.

Consistente

A consistência, nesse caso, serve como um reforço a respeito da identidade visual do negócio. Também, para incutir no grupo um entendimento global sobre a gestão.

Isso significa que as placas, avisos, quadros, tudo o que envolve a técnica de visualização de processo, deve ter um padrão de referência, com variações mínimas apenas conforme a ação exigir.

Esse tipo de integridade visual torna a compreensão muito mais dinâmica, favorecendo a rapidez no entendimento e, consequentemente, na atuação do grupo.

 

O que pode ser considerado gestão visual?

Essencialmente, todas as ferramentas que atendem aos requisitos de conectar etapas de um processo, servir como orientação e facilitar o entendimento do grupo de colaboradores, pode ser definida como parte da gestão visual.

Nesse sentido, podemos citar:

  • Painéis visuais;
  • Placas informativas;
  • Quadros de anotações e conexões;
  • Pastas;
  • Organizadores de documentos.

Algo que vale a pena ser reforçado é que essas ferramentas que citamos, para serem consideradas parte de uma gestão visual, precisam estar constantemente atualizadas.

Caso elas só mantenham informações de períodos longos, sem uma mudança constante para acompanhar o dinamismo, apenas serão itens voltados para o planejamento.

 

Como utilizar a gestão visual de forma estratégica?

A ferramenta de gestão visual é parte de um desenvolvimento estratégico da empresa. Afinal, ela serve para otimizar a ação dos colaboradores, por meio da orientação na execução de tarefas.

Por isso, para que ela mantenha a sua característica estratégica, vale a pena apostar nas dicas dadas, como um método de informação que irá contribuir para tornar o processo produtivo mais assertivo.

 

Desenvolva a sua gestão visual com a Isoflex!

Se está pensando em inserir um padrão de gestão visual em sua empresa, é importante que você conte com uma parceria que realmente oferecerá as melhores ferramentas.

Nesse caso, você pode procurar a Isoflex!

A Isoflex é uma empresa especializada no desenvolvimento de placas, quadros, avisos e outros tipos de ferramentas que poderão compor a sua gestão visual de maneira coerente e assertiva.

Além disso, a equipe da empresa está pronta para tirar as suas dúvidas e te orientar nas melhores escolhas para otimizar o cotidiano de seu negócio.

Entre em contato com o time de especialistas Isoflex e faça um orçamento sem compromisso!