• Isoflex
  • Organização
  • Sala Obeya – Facilita os processos internos e a interação entre setores para implementação de novos projetos.

Sala Obeya – Facilita os processos internos e a interação entre setores para implementação de novos projetos.

Um local de colaboração intensiva que apresenta procedimentos, que facilitam os processos internos e a inteiração entre os setores para desenvolvimento de novos projetos e melhoria contínua dos processos, que levam a melhor entrega ao cliente.

Sala Obeya, ou “Grande Sala” também bastante conhecida como “Sala de Guerra” é um local onde são reunidas ferramentas de planejamento, acompanhamento, gestão, identificação e tratativa de problemas, a vista de todos os envolvidos que periodicamente se reúnem para reuniões curtas de gerenciamento coletivo.

“Obeya é uma tela viva, a vista…”

Principais motivos para optar por esse gerenciamento visual:

  • Facilitar o trabalho em equipe, mantendo os setores envolvidos alinhados.
  • Ter um “centro de controle” para o desenvolvimento de estratégias.
  • Gerenciar projetos e desenvolver novos produtos.
  • Identificar e solucionar problemas.
  • Agilizar as tomadas de decisões.
  • Padronizar a melhoria contínua.

 

Passo a passo para implementar essa poderosa ferramenta:

É necessário seguir um cronograma para a implementação da Obeya, para garantir a eficiência da ferramenta, etapas importantes antecedem a “montagem” de fato.

  • Determinar os objetivos a alcançar e desafios a superar com a implementação da Obeya. É necessário que todos os envolvidos tenham clareza dos objetivos, para que se mantenham motivados e contribuam para o alcance do resultado esperado. Objetivos e desafios claros facilitam a escolha das ferramentas que vão tornar todo o processo mais ágil e eficiente.
  • Encontrar um espaço físico para a “montagem da sala”. Em algumas organizações o local pode ser o maior desafio para a implementação da ferramenta, mas esse desafio pode ser superado com adequação em locais externos, ou o uso de biombos com gravação podem permitir a adequação de um espaço ideal, sem a necessidade de uma sala específica.
  • Determinar quais controles, métodos e ferramentas são ideais para reproduzir em painéis editáveis. As gravações a serem feitas nos painéis, quais os organizadores, pastas e materiais que serão incluídos e a ordem que serão apresentados, devem ser definidos de acordo com o objetivo e o espaço físico disponível.
  • Aproveitar os tópicos acima para iniciar a geração de sinergia entre os setores envolvidos. Um dos principais motivos que levam a implementação da Sala Obeya é a interação adequada entre setores. A troca entre os integrantes do projeto para a definição dos objetivos, local e ferramentas é uma oportunidade para gerar sinergia e engajamento.
  • Contratar empresa especializada para a produção das melhores ferramentas, visando os objetivos determinados. O desenvolvimento dos painéis de maneira adequada, a qualidade dos materiais a serem utilizados fazem toda a diferença na performance. Optar por uma empresa especializada, pode garantir o melhor resultado visual e funcional, além de aumentar a durabilidade e evitar investimentos desnecessários.
  • Fazer as adequações necessárias ao longo do projeto, tratando eventuais problemas e acompanhando a evolução de cada fase. Conforme o projeto se desenvolve pode haver necessidade de adequação nas ferramentas. Alguns acompanhamentos eventualmente precisem sofrer alteração e outros devam ser incluídos, ferramentas podem ser substituídas e novas informações necessitarem de acompanhamento.
  • Padronizar a melhoria contínua. Uma vez que houver consenso, pode ser definida a melhor prática e propor como padrão para projetos futuros. O sucesso no desenvolvimento de um projeto pode ser repetido, ao utilizar um método validado. Padronizar a melhoria contínua é mais um benefício da implementação da Obeya.

 

A Isoflex é parceira nessa jornada!

Para cada etapa da implementação dessa ferramenta de alto nível, a Isoflex oferece atendimento especializado aliado a materiais de alta qualidade e durabilidade.

Utilize quadros Isoflex com gravação personalizada, laminação protetora para edição de textos sem manchar, insira suportes com pastas ou organizadores e opte por painéis e displays magnéticos para alteração e inclusão de documentos.

Para superação do desafio de determinar o local para a implementação da ferramenta, trazemos a opção dos biombos com gravação personalizada Isoflex como uma solução eficaz para otimização de espaço.

Não perca a oportunidade de desenvolvimento para sua organização e entregue o melhor para o seu cliente, implemente a Sala Obeya!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.