• Isoflex
  • Dicas
  • Otimize a Rotina do seu Estoque com o Sistema FIFO

Otimize a Rotina do seu Estoque com o Sistema FIFO

Hoje vamos falar de um tema que é fundamental no nosso dia-a-dia, em uma empresa então, é praticamente lei em questão de organização do fluxo de estoque.

Chamado de FIFO ou PEPS (Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair), este sistema constitui basicamente em evitar os desperdícios causados por uma má gestão de estoques, ou seja, a regra básica é que, os produtos mais antigos do estoque sejam os primeiros a serem entregues para o consumidor, a empresa deve trabalhar com filas de espera, em que à medida que os produtos novos são colocados na fila, os antigos vão sendo retirados, obedecendo a ordem de chegada dos itens no estoque.

Como exemplo, em um supermercado os produtos que chegam em primeiro lugar ao centro de distribuição são colocados à frente nas prateleiras, ou seja, o que já estavam em loja vai para frente, e os produtos “novos” que vão chegando são colocados para trás.

Assim é possível fazer com que os consumidores comprem os itens mais antigos, evitando problemas como a perda de mercadorias por expiração da data de validade.

Sistema FIFO

 

Como colocar o FIFO em prática?

É possível aderir ao FIFO através de hábitos diários que se estendem desde a forma como você organiza os itens do seu estoque ao uso de processos certos, como:

 

  • Flow Rack

Esse procedimento integra tanto a estocagem como a expedição de pedidos para os clientes ou o envio para a linha de produção.

Para ser implementado com sucesso, há a necessidade de adaptar a área de estocagem para que a mobilidade nas prateleiras seja o mecanismo principal. Nesse caso, devem ser adotados roletes e rodízios que possibilitam a movimentação de mercadorias. Quando o material entra no depósito, ocorre a sua alocação da prateleira específica. Como essa estrutura é construída com uma inclinação, a peça desliza até o ponto oposto, formando assim uma fila. Quando um insumo é retirado, o material seguinte assume o seu lugar, mantendo a ordem de que o primeiro a dar entrada no galpão é o primeiro a sair.

flow rack

 

  • Quadros FIFO

O uso de Quadros para gerenciamento do FIFO garante mais efetividade, controle e produtividade, além de menos desperdício e perdas de estoque. um sistema fácil de usar e que facilita a compreensão de toda a equipe, promovendo um grande diferencial nos resultados obtidos. Com o seu uso, os envolvidos visualizam e ficam cientes  de todas as informações sobre cada item.

quadro fifo

Ficou interessado em aderir o FIFO em sua empresa?! Entre em contato com a gente e veja quais produtos podem te ajudar a otimizar o seu estoque.

ISOFLEX.COM.BR