• Isoflex
  • Gestão
  • O que é o Quadro Canvas e porque você deve usá-lo no seu negócio

O que é o Quadro Canvas e porque você deve usá-lo no seu negócio

Quando um projeto está na gaveta, esperando para ganhar vida, o Quadro Canvas é o primeiro passo para tirá-lo do papel, ao planejar a execução a partir de 4 perguntas essenciais: O que? Para quem? Como? Quanto?

Esta análise pode ser utilizada tanto para o ambiente de negócios, quanto para o ambiente acadêmico, de forma digital ou analógica. Para que uma equipe inteira tenha acesso ao projeto e assim todos estarem devidamente integrados, independentemente da conexão à internet, é possível atuar com a metodologia através da gestão à vista. 

Para entender como o Quadro Canvas pode te ajudar, acompanhe este guia detalhado a seguir.

 

O que é Canvas?

Canvas é a metodologia utilizada para analisar a viabilidade de um negócio, através de um planejamento estratégico visual. Composto por 9 blocos, cada item a ser avaliado se interliga, resultando em um resumo objetivo e assertivo do que deve ser feito para atender à expectativa de sucesso de um projeto.  

Sua origem veio do suíço Alexander Osterwalder, professor e pesquisador, que ao escrever sua tese de doutorado na Universidade de Lausanne, nos anos 2000, contou com Yves Pigneur para atualizar seu antigo trabalho “Business Model Ontology”. Como um grande empreendedor, Osterwalder desenvolveu uma das metodologias mais usadas atualmente.

Este modelo utiliza princípios de design thinking para tornar mais visual toda a cadeia de produção até o resultado final, podendo ser facilmente interpretada por qualquer pessoa, com ou sem conhecimento de administração ou gestão.

 

Como usar o Canvas?

A primeira etapa a ser desenvolvida é a proposta de valor do projeto, ou seja, seus benefícios, que deve levar em consideração a demanda do público alvo, as necessidades do consumidor e a relevância da solução a longo prazo. 

Nesta etapa, é interessante que sejam utilizados alguns gatilhos, como urgência (tempo) ou novidade, para facilitar as próximas etapas relacionadas ao tom de voz ideal para o público-alvo.

Em seguida, o segmento de clientes deverá ser definido a partir do produto ou serviço. Quanto mais detalhada a descrição, mais potencial de sucesso terá o projeto. Os canais a serem utilizados para alcançar o público, e o relacionamento com os clientes precisam ser considerados junto com essa análise de consumidor. 

Uma vez estudados esses aspectos, a receita de quanto o produto ou serviço vai gerar para a empresa é uma das partes mais importantes de todo o processo, pois além do valor estimado, também precisa ser estudada a maneira que essa receita vai chegar.

Outra tríade relevante do quadro Canvas é a etapa de atividade chave, com os recursos principais (como mão de obra e matéria prima) e as parcerias a serem firmadas. 

Assim como o segmento de clientes, a atividade chave precisa ser o mais detalhada e específica possível, para que nenhuma função relevante seja esquecida na execução. Já as parcerias tratam dos fornecedores e qualquer outro tipo de aliança empreendedora para que o projeto ganhe vida. 

No último passo da análise pelo quadro Canvas, deve ser criada uma estrutura de todos os custos envolvidos em todos os passos para colocar em prática o produto ou serviço. Dessa maneira, uma conclusão clara sobre a rentabilidade e a viabilidade da criação dele é alcançada. 

 

Canvas para Negócios

Do primeiro passo para o seu sonho, à atualização de um já realizado, o Canvas pode ser útil para projetos antigos, novos, pequenos e grandes. 

Desde a gestão operacional, até a gestão de pessoas. Um líder de sucesso considera os feedbacks de todos os envolvidos no processo para definir as melhores estratégias e decisões.

A gestão à vista se mostra eficiente há décadas e continua sendo uma das estratégias mais relevantes para a integração de equipes e coordenação de atividades. 

Em uma série de reuniões com sócios e cargos envolvidos no planejamento, é possível fazer uma análise Canvas com diferentes recursos, tanto no papel, quanto na parede com post-its.

Para evitar a perda de informações pelos frágeis post-its, ou a limitação de espaço de um caderno, opte por um quadro Canvas exposto no espaço mais estratégico do escritório, no alcance visual de todos.

 

Canvas para Estudantes

Estudantes também podem aderir à metodologia Canvas caso tenham algum projeto acadêmico que precisa de uma fundamentação mais aprofundada para ser desenvolvido. 

Como exemplo, temos os trabalhos de conclusão de curso (TCC), os projetos de centros acadêmicos, as ligas acadêmicas e associações de alunos. Mesmo que a iniciativa não vise lucro, todo projeto exige um custo para ser distribuído e uma fonte de recursos para captação. 

Com um estudo profundo como o Canvas, os estudantes envolvidos conseguem, inclusive, descobrir novas oportunidades de atuação, bem como as possibilidades de parcerias adequadas, que podem facilitar muito todo o processo. 

 

Como adquirir um quadro Canvas?

Seu escritório merece materiais de qualidade. Possuímos uma longa experiência com as melhores soluções para materiais gerenciais, portanto conte com a Isoflex para manter seu escritório moderno e produtivo. 

Adicione no seu carrinho o nosso quadro Canvas, resistente e personalizável.