• Isoflex
  • Dicas
  • Sinalização: Confira a importância para a sua empresa!

Sinalização: Confira a importância para a sua empresa!

Sinalização

Acidentes de trabalho, problemas de comunicação e o aumento de risco na rotina trabalhista estão entre os grandes problemas na falta de sinalização na sua empresa.

Por isso, fizemos um post especialmente focado em explicar para você a importância da sinalização — e também destacar o que deve ser feito para garantir melhorias nesse sentido.

Siga esta leitura conosco, e inspire-se em nossas ideias para você garantir a segurança dos ativos mais valiosos de todas as empresas: os elementos humanos. 

Boa leitura!

 

O que é e qual é a importância da sinalização nas empresas?

A sinalização e os diferentes meios de sinalizar são instrumentos e técnicas que conferem mais informação às pessoas, conforme as necessidades e circunstâncias específicas de cada situação.

Uma escola, por exemplo, pode ter meios de sinalização iguais, similares e distintos aos de um hospital. Da mesma maneira que indústrias e comércios têm meios de sinalizar que podem diferir ou ter semelhanças — é o caso de indicadores que apontem a saída de emergência mais próxima.

Como destacamos na introdução deste artigo, a importância da sinalização está associada à prevenção de riscos e também de acidentes. Mas tem tudo a ver com uma organização e padronização da própria empresa e, inclusive, um alinhamento às exigências e leis vigentes.

Não à toa, grande parte das medidas de sinalização de segurança estão presentes na Norma Regulamentadora nº 26. É um assunto sério, a preservação da saúde e da vida dos seus profissionais, mas também pode acarretar riscos à saúde financeira e à longevidade da empresa caso acidentes e fiscalizações ocorram no estabelecimento.

 

Como lidar com a sinalização na sua empresa?

Sinalização CIPA

Existem diferentes maneiras — e focadas em objetivos variados — de implementar medidas de sinalização na sua empresa.

De acordo com a já citada NR 26, as cores são boas formas de sinalizar. Veja alguns exemplos:

  • Vermelho é a cor que valoriza as medidas e instrumentos focados no combate a incêndios;
  • Amarelo é um tom usado para sinalizar situações e locais de risco;
  • Branco é usado, geralmente, para delimitar faixas e zonas de segurança;
  • Preto tem muito a ver com a sinalização de combustíveis de alta viscosidade;
  • Laranja é um indicativo de eventuais ameaças na proximidade;
  • Verde é o tom mais usado para indicativos de segurança, como caixas de EPIs e primeiros socorros;
  • Púrpura associa um risco próximo de radiações (eletromagnéticas ou nucleares).

Mas isso não é tudo. Além das cores, a sua empresa pode investir na importância da sinalização a partir de outros recursos. A seguir, vamos falar um pouco sobre eles e também sobre as situações em que a sinalização na sua empresa deve ser muito bem planejada. Confira abaixo:

 

Quais itens podem melhorar a sinalização na sua empresa?

As cores já foram mencionadas, mas você tem muitos recursos à disposição para garantir conformidade à NR26 e também para promover mais segurança e bem-estar na sua empresa. Veja, abaixo, alguns exemplos disso:

  • Pintura de superfícies para indicar riscos;
  • Coletes reflexivos para os colaboradores vestirem;
  • Demarcadores e identificadores de piso para a delimitação de áreas;
  • Placas sinalizadoras;
  • Caixas de primeiros socorros;
  • Painéis de indicação.

Isso tudo pode ser usado de maneira flexível, de acordo com as suas necessidades. Para tanto, lembre-se de que você pode implementar a sinalização na sua empresa para alertar a obrigatoriedade do uso de EPI’s, por exemplo, para alertar sobre riscos e perigos e também para identificar os sinais de emergência diante de eventuais problemas.

 

Onde investir para promover a importância da sinalização?

Como você deve ter percebido, a sinalização na sua empresa é uma necessidade. Por meio dela, um ambiente seguro e preparado para contornar eventuais riscos e acidentes é estabelecido. Além disso, você deve ter compreendido que o investimento nesse tipo de solução é algo tanto necessário quanto simples de ser inserido no orçamento da empresa.

Essas são soluções versáteis e tão simples de implementar quanto acessíveis. Por isso, temos um convite para você: acesse a categoria de sinalização, no site da Isoflex. Por lá, você vai conhecer os métodos mais rápidos e eficazes para compor um ambiente seguro e preventivo contra riscos e acidentes, indo desde os demarcadores de piso às placas e painéis para sinalizar qualquer situação emergencial aos seus profissionais e também aos seus clientes!