Veja 5 tipos de quadros para usar na Gestão Hospitalar

Os quadros de gestão hospitalar servem para informar aos departamentos quais são atualizações e informações de outras áreas de forma prática e visual. Dessa forma todos conseguem ter controle e uma comunicação mais assertiva dentro de cada área interna. 

Com quadros de gestão à vista é possível melhorar a comunicação interna, deixar claro os dados do hospital de acordo com cada área, marcar reuniões, além de usar a gestão visual para integrar toda a equipe. 

Todos os quadros podem ser personalizados de acordo com cada situação ou área. Confira abaixo 5 tipos de quadros da Isoflex para usar na gestão hospitalar!

quadro-informações-paciente

Quadro Flexível de Cirurgia

Com a utilização do Quadro Flexível de Cirurgia é possível organizar todas as cirurgias por horário, de modo que será possível visualizar os procedimentos a serem realizados naquele determinado dia ou semana. 

Com o quadro é possível também incluir informações de pacientes, tipos de cirurgias e quais são os profissionais envolvidos. Isso porque o Quadro Flexível de Cirurgia pode ser personalizado de acordo com a necessidade de cada ambiente hospitalar e por isso, os erros, dúvidas de onde pode estar o colega de trabalho, e possíveis esquecimentos são reduzidos consideravelmente, garantindo mais segurança para o paciente e mais organização para todo o hospital e as áreas envolvidas. 

É possível incluir muitas informações relevantes para o dia a dia dos colaboradores, como: nome do paciente e médico, data, sala de cirurgia, idade, quarto e tipo de cirurgia. Sua grande vantagem, também, é que ele é flexível, não ocupa espaço.

Quadro de Emergência

Esse quadro é essencial para área de emergência de um hospital, pois esse tipo de gestão a vista deixa claro para todos os setores, o status e dados do paciente que está na emergência. O quadro está dividido em 8 colunas que podem ser consultadas de forma clara, transparente e objetiva, é possível escrever com marcador de quadro branco sem danificar a caneta e apagar com facilidade. Os quadros de gestão à vista são comprovadamente mais eficazes para monitorar os ambientes hospitalares já que melhoram a comunicação interna das áreas, informar status e dados do paciente internado, realizar reuniões, integrar a equipe e compartilhar a informação de forma linear e clara. Também é possível manter todos informados, enfermeiros, médicos, plantonistas, auxiliares, gestores sobre os pacientes internados na emergência. As informações são marcadas no quadro pelo responsável do departamento ou por aquele que for designado a realizar essa tarefa. O Quadro de Emergência é dividido em 8 colunas, as quais são: quarto do paciente, hora que foi dada a entrada, nome do paciente, médico que está responsável e ainda há um campo de observações. Todas essas informações à vista fazem com que os ruídos de comunicação possam diminuir consideravelmente, pois todos têm acessos às mesmas informações e ao mesmo tempo.

Quadro Matriz de Habilidades

Esse quadro é muito importante dentro da área hospitalar já que tem por objetivo informar a todos do hospital, área e colaboradores sobre as habilidades médicas de um doutor. O Quadro Matriz de Habilidades tem uma ótima visibilidade dentro das áreas hospitalares pois possui espaço para incluir as habilidades de até dez médicos diferentes e por isso é possível ter uma visão clara dos afazeres de cada. Essas informações podem ser disponibilizadas por cada médico ou pelo responsável do departamento daquela área, além do mais, se algum colaborador  ou médico tiver algum comunicado importante, observação importante ou até uma reunião de última hora, o mesmo pode ser divulgado no espaço para anotações no quadro. Com isso é muito mais fácil ter acesso a informações, não necessita encontrar cada colaborador dentro do ambiente de trabalho para passar a informação, o que reduz o tempo gasto, aumenta a produtividade e reduz ruídos de comunicação.

Quadro de Indicadores para Gestão Hospitalar

Utilizando quadros de gestão à vista você pode informar diversos colaboradores, responsáveis e áreas sobre quais são os indicadores sistêmicos de cada área do hospital de forma prática, rápida e integrada, já que todos têm acessos às mesmas informações. Se você não sabe o que é um quadro de indicadores para gestão hospitalar e como ele pode te ajudar, nós te ajudamos! É um quadro branco que pode ser personalizado da melhor forma para você e sua empresa, ele é muito utilizado por empresas de segmentos hospitalares, para melhorar a comunicação interna, informar dados do hospital e pacientes de acordo com a área, ainda é possível marcar uma reunião ou reduzir o tempo de algumas, deixando apenas a observação  e um recado. Além disso, é muito mais fácil manter seus colaboradores, médicos, auxiliares informados dos comunicados e principalmente dos indicadores referentes ao hospital. Essas informações são inseridas nos displays, nesse caso são 20 disponíveis, para que todos colaboradores e pessoas que frequentam o hospital possam visualizar de forma rápida e prática a informação. 

Quadro de Identificação do Paciente

Esse quadro é essencial e muito importante para ambientes hospitalares, o Quadro de Identificação do Paciente é fundamental para reduzir erros médicos, pois indica perfeitamente e de forma muito visual, a data em que aquele paciente entrou no hospital, o quarto, qual é a equipe médica que está realizando o atendimento, a dieta que está sendo consumida por esse paciente, ou seja, além de prevenir acidentes como alergias também mantém todos informados de qual é a base da dieta de acordo com a enfermidade. É possível incluir escala de dor e para ser ainda mais completo, existe um campo de observação que pode ser preenchido pelos profissionais que estão realizando o atendimento.

Agora que você já conhece alguns tipos de quadros para usar na gestão hospitalar, consulte no site da Isoflex qual é o melhor para o seu ambiente de trabalho hospitalar e aproveite da gestão visual para melhorar o desempenho dos profissionais, aumentar a produtividade e gestão do tempo do hospital ou área.