
4 Melhores dicas para satisfação do cliente

Toda empresa almeja se destacar no mercado em que atua. Para isso, além de oferecer produtos excelentes, serviços e preços competitivos é necessário levar em consideração a satisfação de seus clientes.
Com o mercado atual bastante competitivo, em diversos casos há pouca diferença entre uma marca e outra e um fator que pode ser vantajoso em relação a concorrência é a experiência que é oferecida ao cliente.
O que é satisfação de clientes?
É possível medir o nível de contentamento de seu cliente em relação aos seus produtos, serviços e experiência com sua marca, essa métrica é chamada satisfação de clientes.
Hoje em dia existem diferentes métodos para medir e avaliar o real nível de satisfação dos clientes, o mais utilizado é a pesquisa de satisfação, que de maneira geral conta com um questionário para os clientes.
A partir dos feedbacks fica mais fácil de criar estratégias a fim de melhorar esses níveis e, principalmente deixar os clientes ainda mais satisfeitos.
A importância da satisfação dos clientes
Já falamos sobre o interesse em comum de quase todas as empresas, que é se destacar em seu mercado de atuação, ou seja, a importância de satisfazer os clientes fica clara: as empresas que priorizam essa questão se destacam, crescem e aumentam suas receitas.
Pesquisas afirmam que mais de 50% dos clientes mudariam para a concorrência após uma experiência ruim, no caso de mais de uma o número aumenta para 80%.
Outro interesse em comum de algumas empresas é a fidelidade do cliente, do mesmo modo que as más experiências fazem o cliente mudar de empresa, boas experiências mantêm os clientes leais a marca.
Sem contar o fato de que é muito mais caro adquirir um novo cliente do que manter o cliente atual.
Depois de saber o que é e qual a importância da satisfação dos clientes, que tal algumas dicas de como satisfazer seus clientes? Acompanhe!
Dicas para alcançar a satisfação dos clientes
Aqui separamos algumas dicas básicas, mas, ao mesmo tempo, valiosas, pois se aplicadas de forma correta podem elevar o nível da satisfação de seus clientes.
- Vá além do bom atendimento
Em muitos casos o ponto mais importante, tanto para satisfação quanto para fidelização do cliente é o atendimento. Muitos resumem o bom atendimento a ter agentes bem treinados e amigáveis, mas é necessário ir além:
-
Estratégias de personalização que façam com que o cliente se sinta valorizado e exclusivo;
-
Agilidade na resolução dos problemas;
-
Assistência em tempo real;
-
Diversidade nos canais de suporte;
-
Boa comunicação interna, principalmente para não haver necessidade de repetir informações.
Esses itens foram pesquisados entre consumidores dos mais diversos produtos e serviços e são simples de oferecer ao seu cliente, além de fazer toda a diferença na experiência com sua marca.
-
Diversifique com qualidade os canais de atendimento
Hoje é básico que as empresas busquem mais de um canal de atendimento, porém, além da diversidade, é necessário a qualidade no atendimento, independente do canal.
O cliente deseja que sua solicitação seja atendida rapidamente e com qualidade e no canal que seja conveniente. Uns preferem o telefone, outros chats, alguns o autoatendimento e os que preferem o atendimento pessoal. Talvez ainda não seja possível para sua empresa todos os canais possíveis e de maneira integrada, mas os canais oferecidos devem ter a melhor qualidade no atendimento.
Busque sempre a excelência no que disponibiliza ao seu cliente e a satisfação dele será alcançada.
-
Planeje boas experiências para o seu cliente
Para oferecer boas experiências é necessário conhecer o perfil de seu cliente, além de suas necessidades, desejos e problemas entenda seu comportamento e preferências. Isso contribui para gerar estratégias em toda a jornada de seu cliente.
Após conhecer seu cliente, sua equipe deve se preocupar com a experiência do mesmo a cada contato que ele tiver com sua empresa, pois, pesquisas afirmam que mais de 80% dos clientes pagariam mais para ter acesso a melhores experiências.
Coloque-se no lugar de seu cliente todos os pontos de contato devem ser considerados, desde os canais de atendimento, agendamento de serviços, embalagem do produto até o pós-venda. Essa jornada precisa ser previamente planejada para que a experiência seja a melhor possível.
-
Busque retorno do cliente
Para saber de fato o grau de contentamento do seu cliente, é necessário feedbacks, ou seja, um retorno que esse dá após adquirir algo de sua empresa. Dessa forma, com base em dados vindo do próprio cliente é possível medir a qualidade de seus produtos, serviços e a experiência que sua marca oferece.
Citamos aqui que existem diversos métodos e tudo depende da realidade de sua empresa, porém, é perfeitamente possível criar estratégias para a coleta dessas informações. Um exemplo disso é o pós-venda, que pode acontecer com um simples telefonema ou conversa via chat.
De acordo com a realidade de sua empresa é possível implementar pesquisas de satisfação com metodologias testadas, como CSTA, NPS entre outras, que podem ser adquiridas junto a empresas especializadas.
O importante é ter informações de como o cliente percebe sua empresa, para assim manter o que está funcionando e criar estratégias de melhoria ao que precisa.
Destaque sua empresa, reduza custos e aumente as receitas, deixe seu cliente satisfeito!
Conte com a Isoflex
A Isoflex conta com soluções em Gestão Visual que podem ajudar você, desde uma boa comunicação interna, com nossas pastas e organizadores, até o planejamento e controle de resultados, com nossos quadros de gestão a vista, padrões ou personalizados, facilitando, de maneira prática, na aplicação das dicas de satisfação dos clientes apresentadas.
Continue acompanhando nossas publicações, toda semana conteúdos com dicas práticas, insights e informações para melhorar a gestão de seu negócio!
É sempre muito bom ter você por aqui!