8 dicas para ser mais produtivo em home office

Acredite, você não está só e não é a única pessoa em busca de alternativas para aumentar a produtividade em home office. Afinal de contas, pesquisa recente apontou que 86% dos brasileiros que tiveram que adotar o regime de trabalho também não se adaptaram à modalidade.

A melhor parte disso é que existem diversas dicas para ser mais produtivo no trabalho, indo desde técnicas de concentração ao auxílio de quadros de gestão visual (ou gestão à vista). Mas, para saber como isso funciona na prática, siga com esta leitura!

Nos tópicos abaixo, vamos falar tudo o que você precisa saber para aumentar a produtividade em home office!

 

Dicas para ser produtivo no home office

Embora o período de adaptação exista e seja necessário, para algumas pessoas, há como fazer essa transição ser mais prática e menos turbulenta. Gerenciar atividades e o seu tempo são fundamentais nessa questão, já que toda a rotina é diferente daquela com a qual você já se habituou. O que permanece são as atividades e os prazos.

Por isso, dê uma olhada em nossas sugestões sobre como aumentar a produtividade em home office!

  • 1. Transforme um cantinho da sua casa em um escritório

Esqueça o notebook no colo e de apelidar a sua cama de “escritório”. Isso tudo não passa de um convite para a procrastinação.

Por outro lado, criar o costume de ir a um lugar específico da casa para trabalhar faz toda a diferença. Por isso, ajuste os móveis para lá e para cá e estabeleça um local (de preferência, um cômodo fechado) que você possa sentar-se confortavelmente e produzir de maneira focada e sem distrações.

Lembre-se também de manter todos os itens usados no dia a dia sempre à mão. Isso ajuda a criar uma ideia de que você está, de fato, em um local preparado para as suas atividades profissionais.

  • 2. Defina um horário de trabalho

Outro ponto que assusta e dificulta a vida de muita gente é o horário de trabalho. Afinal de contas, com o computador sempre por perto e essa mistura de casa e escritório no mesmo lugar pode gerar confusão mesmo.

No entanto, sua disciplina faz toda a diferença aqui. Basta estabelecer um horário de trabalho e também de encontrar a faixa que você produz melhor. Há quem funcione melhor à noite. Outros, de madrugada e também há quem funcione perfeitamente até a hora do almoço. 

Depois disso então, tente estabelecer uma meta de horário por dia, e dentro das suas melhores condições. Isso pode ajudar demais quem vinha buscando dicas para ser mais produtivo no home office.

  • 3. Tire o pijama

Tudo bem: você não precisa vestir a melhor roupa, maquiar-se ou calçar os sapatos comprados recentemente. Mas, ao menos, tire o pijama e vista algo que remete mais a uma rotina de trabalho.

Mesmo estando em casa, o ato de mudar de roupa já pode girar uma chave, consciente ou inconscientemente, que abandone a desejada ideia de ficar na cama. Com isso, certamente o trabalho em home office pode fluir melhor.

  • 4. Marque conversas e reuniões on-line

Quem busca por mais produtividade em home office pode recuperar um pouco da rotina mantendo o distanciamento social. Basta reunir-se com os colegas de trabalho em reuniões virtuais. Isso ajuda a manter contato com o exterior do seu lar/escritório e diminui a ansiedade, solidão e outros obstáculos comuns a esse período de quarentena no país.

  • 5. Crie metas para você

Se mesmo assim você tem enfrentado dificuldades para ter mais produtividade no home office, estipule algumas metas ao longo do dia. Podem ser coisas pequenas, como finalizar uma ou duas tarefas até a hora do almoço, por exemplo. Coisas simples assim, mas que podem criar uma sensação de urgência e motivar o corpo e a mente a trabalharem para a realização e concretização dessa meta.

  • 6. Elimine as distrações

O nosso lar pode ser uma verdadeira armadilha de agradáveis conveniências. Sofá na sala, a cama do quarto, TV, cozinha… Tudo parece bom demais quando estamos tentando focar em prazos e atividades profissionais que parecem nunca terminar. 

No entanto, ao ter um cantinho próprio para o trabalho, você pode se concentrar melhor. E isso funciona quando todas as distrações são eliminadas durante esse período de foco no trabalho.

Por isso, fique longe do celular, das redes sociais e das tarefas domésticas. Se preferir, crie recompensas para si, como dez minutinhos de TV após finalizada uma tarefa.

  • 7. Avise as pessoas que moram com você

De cônjuges a familiares e amigos, é importante deixar tudo bem claro quanto à sua rotina de trabalho em home office. Explique quais são os seus horários e para que não incomodem nesse horário — exceto em verdadeiras emergências, é claro.

Dessa maneira, uma distração importante pode ser minimizada, já que é difícil manter o foco no trabalho quando, no cômodo ao lado, o resto da família pode estar se divertindo.

  • 8. Turbine o seu cantinho para o trabalho em home office

Existem diversos itens e ferramentas que podem ajudar você a ser mais produtivo em home office. Por exemplo: se você necessita de um auxílio em concentração, aplique a técnica Pomodoro.

Você só vai precisar de um relógio em contagem regressiva. Ajuste-o para 25 minutos e procure trabalhar ao máximo, ao longo desse intervalo de tempo. Assim que finalizado, recompense-se com 5 minutos de descanso e lazer e depois repita o processo.

É bom também ter um telefone corporativo por perto. Isso evita que você passeie pela casa e ceda a alguma tentação. E abuse das ferramentas tecnológicas e digitais, como as mais populares para a realização de reuniões via videoconferência.

 

E se tiver um espaço livre na parede, que tal investir em um quadro de gestão visual? 

Ele é um ótimo gerenciador de atividades e pode manter você a par do que deve ser feito, do que está em desenvolvimento e do que foi concluído. E não há nada melhor do que a sensação de evolução no trabalho para que ele flua melhor, não é mesmo?

 

Itens de gestão visual fazem toda a diferença para você que procura as melhores dicas para ser mais produtivo em home office. E se você ainda não sabe por onde começar a sua busca, dê só uma olhada em nosso quadro flexível para home office! Assim você agrega produtividade, concentração e eficácia à sua rotina de trabalho!