
Como utilizar mapas mentais nas organizações

Para determinar um novo projeto, ou estabelecer novos objetivos e principalmente facilitar a tomada de decisões e alcançar resultados é necessário organizar as ideias! Um método muito usado na vida pessoal e agora, cada vez mais no ambiente corporativo para evitar ruídos no fluxo de trabalho e facilitar a compreensão de informações, são os mapas mentais.
Pensando nisso, preparamos esse artigo para falar um pouco mais sobre os mapas mentais e como eles podem ajudar na gestão do seu negócio! Boa leitura!

O que são mapas mentais?
O mapa mental (mind map, em inglês) é uma ferramenta de gestão de ideias que ajuda a sintetizar assuntos e organizar ideias facilmente e de modo visual, para a compreensão e solução de problemas.
A partir de um tema central, as ideias são desdobradas e organizadas utilizando elementos de comunicação visual como cores, formatos, setas e balões. A ideia é “bater o olho” e conseguir associar as informações, trata-se de um apoio visual para alinhamento das ideias, um guia para estruturar e ordenar os pensamentos.
Esse é um método que pode ser usado em qualquer etapa da empresa, desde um brainstorm organizando as ideias da equipe, até a gestão de projetos ou no planejamento estratégico, destacando pontos importantes, de forma clara e objetiva, facilitando a tomada de decisões.
A base dos mapas mentais são as palavras-chave, por isso é necessário reduzir conceitos a apenas algumas palavras-chave. O mapa mental utiliza as habilidades do cérebro para interpretar imagens, números, conceitos lógicos, cores e sintetizar um conhecimento de forma clara e objetiva, com poucos elementos que formam um painel visual.
Quais os principais benefícios do uso de mapas mentais?
Além de melhorar as ideias os mapas mentais proporcionam pensamentos bem estruturados e foco nos pontos realmente importantes para o alcance dos objetivos. Confira, de maneira mais detalhada, os benefícios da utilização desse método:
Aumento da produtividade
Devido a colaborar efetivamente na fixação, memorização, compreensão e solução de problemas aumenta a eficiência dos colaboradores, o que torna a equipe mais produtiva. Estudos nos mais diversos setores dentro das empresas mostram resultados efetivos no aumento da produtividade e melhora na gestão do tempo dos colaboradores.
Melhora dos processos
Sendo uma ferramenta visual, o mapa mental ajuda a compreender e sintetizar de maneira objetiva a informação na mente das pessoas. A utilização do mapa mental para apresentar pontos de melhoria e fazer com que a equipe compare os resultados e apresente novas soluções, ocorre facilmente, o que proporciona melhoria nos processos.
Aumento do engajamento entre a equipe
O mapa mental pode ser feito de forma conjunta, possibilitando que todos os envolvidos proponham ideias e soluções, o que traz sinergia a equipe. Além de sistematizar os dados, tornando-se um grande aliado na gestão de informações, permitindo engajamento da equipe ao mesmo objetivo.
Possibilita novas soluções
Ao criar seu mapa mental, é possível fazer o uso de recursos visuais, para estimular ideias e soluções inovadoras. Pois além de auxiliar na compreensão e solução de problemas, organizar os pensamentos, o mapa mentar pode estimular a criatividade.
Como criar um mapa mental?
Na década de 1970, os mapas mentais ganharam destaque graças a Tony Buzan, que estabeleceu as seguintes regras para o mapeamento mental:
- Defina uma ideia central, como uma imagem, tópico ou palavra;
- Coloque uma ideia principal em cada ramo;
- Coloque subtópicos nos respectivos ramos secundários de cada ramo principal;
- Dê ênfase, quando necessário, e mostre claramente as associações;
- Use três ou mais cores;
- Use uma palavra-chave ou imagem por linha;
- Escreva todas as palavras com clareza (usando letras maiúsculas, por exemplo);
- Deixe espaço para tópicos inesperados ou novas ideias;
- Deixe sua mente viajar;
- Desenvolva seu estilo pessoal de mapas mentais.
A partir das regras acima, é possível criar mapas mentais para auxiliar nos processos de sua empresa. Para isso, é possível contar com quadros de gestão visual, que facilitam o acesso às informações e aumenta o engajamento entre a equipe.

Conte com a expertise da Isoflex
Como falamos, os mapas mentais podem ser painéis visuais, com palavras-chave, cores e símbolos que contribuem efetivamente para identificar os assuntos foco e organizar ideias para otimizar os resultados nos mais diversos setores da empresa.
E qual a melhor ferramenta para fazer desenvolver um mapa mental que um Quadro de Gestão Visual? Quadros brancos, flip-charts ou quadros com gravações e acessórios personalizados podem ser utilizados para criar mapas mentais.
Na Isoflex você encontra outras soluções em Gestão Visual e todos os quadros podem ser personalizados para melhor atender as necessidades da sua empresa! Entre em contato com nossa equipe e encontre a solução ideal!
Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo