
Passo a passo para uma comunicação eficiente

Além de facilitar o trabalho em equipe dentro das organizações, a comunicação é uma ferramenta essencial para oferecer a experiência ideal ao cliente, no contato com a organização.
Uma boa comunicação garante o alinhamento de objetivos, permite a melhora das interações e engajamento para o alcance dos resultados.
A comunicação deve ser vista como uma das ferramentas estratégicas para geração de valor e aumento da competitividade.
Pensando na importância da comunicação para o relacionamento com os clientes, colaboradores, fornecedores, acionistas e sociedade preparamos esse artigo. Aproveite a leitura!
Comunicação organizacional
A comunicação organizacional é basicamente a capacidade de partilhar informações, comunicar e alinhar assuntos que dizem respeito a organização. Em qualquer tipo de comunicação, inclusive a organizacional, é necessário o emissor que transmite a mensagem e o receptor que recebe a mensagem. Para a transmissão da mensagem, existem diversos tipos de comunicação, os principais dentro das organizações, são:
Comunicação Verbal Oral:
É a comunicação através da fala, mais usada dentro das empresas no contato durante o processo produtivo, ou através de palestras, apresentações, reuniões, eventos e confraternizações. Proporciona maior interação entre as pessoas e agiliza a comunicação.
Comunicação Verbal Escrita:
É uma comunicação bastante usual dentro das empresas, pois a maioria dos assuntos organizacionais precisam ser “documentados”, ou seja, registrados para consulta posterior. Alguns exemplos de comunicação escrita são: e-mails, aplicativos de mensagens, informativos, memorandos, cartas, blogs, anúncios, entre outros. Nesse tipo de comunicação não há necessidade de disponibilidade imediata do receptor.
Comunicação Não-Verbal:
Outro tipo de comunicação é a não-verbal, que não utiliza nem a fala e nem a escrita. Ela acontece através de expressões, linguagens corporais, gestos, sinais, códigos, imagens, ações, etc. Eficiente na persuasão, impacto e emoção. Presentes no ambiente organizacional na cultura, postura, comunicação e gestão visual. Esse tipo de comunicação pode ser o mais efetivo entre todas as apresentadas.
Objetivos Comunicação Organizacional
Independentemente do tipo de comunicação utilizada, ela deve levar ao entendimento entre pessoas, formando integrações. Os principais objetivos da comunicação organizacional, são:
- Propagação da cultura, visão, missão e valores da empresa;
- Inteiração, motivação e engajamento dos colaboradores aos objetivos;
- Fortalecimento do relacionamento com o cliente, fornecedores e demais públicos de interesse;
- Aumento da visibilidade e autoridade da marca no mercado;
- Facilitação no gerenciamento de crises;
- Agilidade e eficiência nas tomadas de decisão.
Passo a passo para comunicação eficiente
Além de saber quais são os principais objetivos da Comunicação Organizacional, é preciso saber como alcançar a comunicação eficaz dentro de sua empresa, ou seja, comunicar de maneira objetiva, de fácil entendimento, sem qualquer tipo de interpretação.
Conheça o público:
Pessoas não agem e pensam da mesma maneira, com isso, a forma de se expressar, a escolha da linguagem e do tipo de comunicação vai interferir na eficiência do entendimento. Portanto, conheça o público que quer comunicar, assim você conseguirá se comunicar de maneira que torne fácil a compreensão e a mensagem será recebida exatamente da forma que transmitiu, sem dupla interpretação.
Utilize o Canal adequado:
A partir do momento que conhece seu público, é necessário utilizar o canal ideal para eficiência da comunicação. Existem diversos canais de comunicação, como vimos para a linguagem verbal oral podemos utilizar reuniões, eventos e até mesmo um contato informal no dia a dia, já para a comunicação verbal escrita é possível optar por um e-mail, memorandos ou aplicativos de mensagens e ainda para a comunicação não verbal é possível utilizar linguagem corporal, códigos, imagens entre outros. Basta escolher a que melhor se adequa ao seu público.
Mantenha a frequência:
Através do canal adequado é de grande importância manter a frequência do tipo de linguagem de comunicação que você escolher usar para o seu público, implementando uma cultura organizacional, que deve ser aperfeiçoada continuamente, para entender se a mensagem que você transmitiu foi bem compreendida, garantindo um melhor engajamento entre a equipe, a fim de evitar falhas na comunicação com seus clientes.
Otimize através da Gestão à Vista
Como parte do passo a passo para comunicação eficaz em sua empresa, é possível utilizar a Gestão Visual e alcançar os resultados esperados.
Pensando em um melhor engajamento com seus colaboradores e apoiando na solução de problemas, os Quadros de Gestão Visual são ótimos aliados para manter todos os envolvidos no processo a par do andamento das atividades!
Ou ainda utilizar a linha completa de displays para expor comunicados importantes a equipe e aos clientes que frequentam sua empresa.
Além disso, quando falamos de comunicação, a Caixa de Sugestões pode ser uma ótima forma de receber feedbacks e sugestões dos funcionários e clientes visando a melhoria contínua dos processos da organização.
A Isoflex conta com diversas soluções em Gestão à Vista para otimizar a comunicação da sua empresa. Acesse já o nosso site e confira!