Gestão à Vista: vantagens e utilização na prática.

Para que toda empresa alcance os seus objetivos, são necessárias estratégias que permitam o acompanhamento do seu desempenho. Por meio desse controle, é possível efetuar tomadas de decisão mais assertivas, envolvendo todos os seus colaboradores. Nesse sentido realizar gestão à vista torna-se fundamental, já que se trata de um padrão de gerenciamento disponível a todos os membros da organização, objetivando a visualização dos seus resultados em tempo real.

Embora a sua implementação não seja algo tão simples, ela é fundamental para a melhoria dos resultados e para a manutenção da motivação de todos os envolvidos, já que estarão mais conscientes da importância do seu trabalho. Para saber mais, acompanhe este artigo, que falará sobre o modelo de gestão à vista, trazendo sua importância e vantagens para o contexto empresarial. Confira a seguir!

O que é gestão à vista?

Como acima foi brevemente mencionado, gestão a vista é um modelo de gerenciamento que fica à vista dos colaboradores de uma empresa para que todos tenham acesso aos resultados. Geralmente, são dados que indicam como está o andamento do trabalho em determinado setor ou em toda a organização.

Hoje, como avanço das novas tecnologias, é possível que essas informações estejam disponíveis virtualmente, fazendo com que todo o processo de controle, análise e tomada de decisão sejam facilitados.

Nesse sentido, existem diversas maneiras de comunicar aos colaboradores a respeito dos indicadores, inclusive, com a utilização de gráficos.

Quais são as vantagens da gestão à vista?

Como sabemos, para que as decisões de uma organização sejam tomadas de maneira racional, é necessário que se esteja a par do desenvolvimento dos seus processos. Logo, exercer controle sobre o desempenho do corpo de funcionários é fundamental.

Além disso, como a gestão à vista se trata de um controle que envolve e informa todos envolvidos no processo de trabalho, todas as pessoas se sentirão parte integrante do sucesso da empresa. A seguir, falaremos outros benefícios dessa prática. Veja!

Melhoria na comunicação interna

Como a informação a respeito do desempenho de um departamento, ou de toda empresa, é feita de maneira transparente e democrática, os ruídos na comunicação interna tendem a diminuir. Assim, como o entendimento é facilitado, todos tomam conhecimento dos resultados.

Aumento da motivação

Outra vantagem da utilização da gestão à vista é o aumento da motivação e a consequente melhora no desempenho dos colaboradores. Isso acontece porque, ao estar a par dos indicadores, os funcionários se dão conta de que o trabalho que eles exercem é crucial para o alcance dos objetivos e metas da organização.

E, como esses dados podem ser acompanhados por todos, desde a equipe que está no topo da hierarquia, até aquela que está na base, o clima organizacional tende a ficar mais cordial e a relação entre líderes e liderados é mais respeitosa, já que cada um entende a importância do outro para o desenvolvimento da empresa.

Assertividade na tomada de decisão

Em suma, a gestão à vista provoca um controle dos trabalhos realizados na organização. Uma vez que existe o acompanhamento das métricas e desempenho, é mais fácil identificar o que precisa ser melhorado. Portanto, com base nas informações coletadas, as decisões são executadas de maneira criteriosa e objetiva, visando, sempre, a busca por melhorias e pelo alcance de resultados satisfatórios.

Identificação de riscos e oportunidades

A identificação dos riscos e oportunidades se dá também por meio do controle de desempenho. E tendo uma melhor visão do cenário, as falhas podem ser minimizadas e as situações antevistas.

Como fazer gestão à vista na prática?

Agora que sabemos o conceito e a importância da gestão à vista, falaremos alguns métodos que tornam possível a sua aplicação. Veja a seguir:

Estabeleça controles

Avalie o desempenho da empresa estabelecendo indicadores para cada setor. Dessa forma, é possível definir um um mapa estratégico tratando de diversas áreas, entre elas:

Financeira: controlando os objetivos financeiros de curto, médio e longo prazo da empresa, levando em conta as expectativas dos seus investidores;

Comercial: focando em relacionamento com o cliente e a participação no mercado;

Processos: identificando os processos que mais impactam o negócio, controlando com o intuito de aperfeiçoá-los;

Com a implementação de controles aliados a Gestão Visual é possível o alcance dos resultados. Abaixo ações para implementação da Gestão à Vista:

Utilize Quadros de Gestão

O quadro de gestão é uma das maneiras mais eficientes de gestão visual, pois podem ter controles padrões desde as ferramentas de controles financeiros, de qualidade, produção, manutenção e controles personalizados de acordo com o tipo de atividade que a organização desenvolve.

Esse tipo de solução se destaca pela facilidade de uso e de compreensão por parte de todos que fazem parte da equipe, garantindo muito mais efetividade, produtividade e resolução de problemas nas empresas.

Abuse dos Displays Expositores

Outra opção para a execução das estratégias de gestão à vista são os displays expositores que são fixados na parede e qualquer funcionário pode ter acesso às informações contidas neles. Assim, é possível expor, de forma objetiva, simples e prática, as folhas de comunicados importantes e os avisos mais pertinentes.

Hoje, podemos contar com vários tamanhos e modelos, com disposição de página tanto em paisagem, quanto em retrato, ficando a cargo do gestor aquele que mais se encaixa nas necessidades de seu setor.

Mantenha tudo em ordem com os Organizadores de Escritório

Sabemos que organização é algo imprescindível no cotidiano de qualquer empresa. E, para realizar a gestão à vista, os organizadores de escritório são fundamentais. Eles facilitam e gerenciam documentos, notas fiscais, projetos, fichas, prontuários e orçamentos, por exemplo.

Além disso, eles permitem que você categorize e deixe seu organizador personalizado. Tudo isso permitirá que os trabalhos sejam realizados com menos falhas de execução e mais fluidez.

Portanto, o modelo gestão à vista propicia à empresa uma visão global do andamento dos seus processos e acompanhamento dos seus resultados, comunicando a todos que fazem parte do trabalho. Nesse sentido, acelera e fundamenta as decisões no âmbito corporativo.

Essa prática coloca os colaboradores em um lugar de destaque, pois, além de mantê-los informados sobre o desempenho das tarefas, oferece uma dimensão da importância de cada um para a organização, aumentando a motivação, produtividade e, consequentemente, os resultados.

Gostou do nosso artigo? Então continue por aqui e entenda como a Gestão à Vista pode motivar sua equipe e aumentar a produtividade!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.