• Isoflex
  • Gestão
  • Gestão à vista: Saiba o que colocar no seu quadro para motivar equipes

Gestão à vista: Saiba o que colocar no seu quadro para motivar equipes

Trabalhar em equipe é sempre um desafio. São diferentes personalidades, experiências e conhecimentos que cada um que faz parte do grupo tem. E, quanto maior o time, mais desafiador é conseguir deixar todos na mesma página. 

Para isso é necessário uma gestão de informações muito clara e bem organizada para que todos sejam impactados da mesma forma.

Hoje em dia muitas empresas têm aderido a plataformas digitais para fazer a comunicação com seus funcionários. Entretanto, negócios que possuem força de trabalho mais física, como indústrias, precisam de uma solução mais visual e tangível. 

Uma boa solução para estes casos são os quadros de gestão à vista. Confira a seguir o que é esta ferramenta e como utilizá-la da melhor forma, motivando sua equipe!

 

O que é o quadro de gestão à vista?

O quadro de gestão à vista nada mais é que um local onde estão concentradas as principais atividades e/ou orientações que uma equipe deverá fazer. Esse quadro ou mural funciona como um guia para deixar todos os integrantes do time atualizados igualmente. 

Para que seu objetivo seja cumprido com sucesso, ele deve estar posicionado onde todos possam visualizá-lo.

Ainda, como o próprio nome sugere, ele deve conter informações de gestão que sejam relevantes que todos devem saber. E, se fizer sentido na equipe, além do gestor os funcionários também podem realizar seu preenchimento. 

Adotando essa estratégia, alguns fluxos podem ser otimizados, como atualizações de entregas feitas, materiais gastos, dentre outros. Confira abaixo outros benefícios de usar a gestão a vista na sua equipe.

 

O que colocar no quadro de gestão à vista

Meta da equipe

Algumas áreas, como vendas por exemplo, geralmente possuem metas que precisam ser batidas periodicamente. Ter os números desse objetivo atualizado diariamente pode ser muito interessante para que todos verifiquem quanto precisam se esforçar e o quão próximo estão de alcançar o que foi planejado. E, é claro, celebrar quando a meta for atingida.

Operacional

Em empresas com mais de um turno de trabalho pode ser muito interessante ter um quadro de gestão à vista para gerir a entrega de demandas dos funcionários. Eles mesmos podem sinalizar qual serviço já foi realizado para que os do próximo turno estejam cientes. 

Além disso, o quadro pode ser muito útil também para controle de materiais utilizados. Geralmente colaboradores que conferem estoque e disponibilidade de recurso são contratados para estarem presentes em apenas um turno. 

Para otimizar a organização, os funcionários que utilizam os materiais em seu trabalho podem registrar no gestão à vista o quanto consumiram no dia.

Em ambos os casos, a motivação pode vir através das informações que estão alimentando o quadro. No caso das entregas, os funcionários podem celebrar se foram feitas antes do prazo estipulado ou com um nível de qualidade maior.

Já para os materiais, a comemoração pode vir de índices de desperdício baixos e otimização de utilização dos recursos.

Treinamentos 

Se o seu quadro de gestão à vista for periódico em semana ou meses, vale a inserção de treinamentos previstos para a equipe. Assim, a informação está ali disponível para que ninguém esqueça e os colaboradores conseguem se planejar para participar, aproveitando 100% o conteúdo apresentado.

É interessante que além de treinamentos técnicos de segurança ou processual da produção, os funcionários também tenham aqueles de desenvolvimento emocional, conhecidos como soft skills. 

Além de potencializar o time emocionalmente, trazendo técnicas que possam auxiliá-lo com as demandas do cotidiano, ter aprendizados assim mostra aos funcionários como a empresa está investindo neles.

Frases de Inspiração

Se sobrar um espacinho no seu quadro, por que não trazer algumas palavras que inspirem a equipe diariamente?  Muitos profissionais da área da saúde têm estudado o efeito positivo que palavras motivacionais têm causado em equipes.  

Desenvolva uma editoria onde você possa atualizar periodicamente algumas frases de grandes referências do mercado. A internet ou alguns livros podem ser uma ótima fonte para ação. E, se quiser deixar ainda mais colaborativo, faça um convite aos funcionários para que compartilhem frases que gostam também para inserir no quadro. 

Eventos e datas comemorativas

A empresa tem alguma data comemorativa interna onde há grandes ações planejadas? Que tal fazer uma contagem regressiva para o evento? Além de preparar os colaboradores do evento, atividades relacionadas podem ser desenvolvidas também. 

Férias coletivas, natal, feriado, carnaval, dentre tantas outras datas também podem ser uma ótima oportunidade para motivar os colaboradores. Além de todo mundo gostar de ter “seu descanso merecido”, pode-se aproveitar os dias como gancho para conseguir atingir os resultados em menor tempo devido ao período de folga.

 

Confira os quadros de gestão a vista na Isoflex

Agora que você já sabe como utilizar o quadro de gestão à vista para motivar sua equipe, acesse o site da Isoflex para escolher o seu. São diversos modelos disponíveis, visando atender da melhor forma a necessidade de cada empresa.

E, se preferir um personalizado, entre em contato com o nosso time para fazer um orçamento. Será um prazer te atender!