• Isoflex
  • Gestão
  • Como deixar à vista a gestão estratégica nas empresas

Como deixar à vista a gestão estratégica nas empresas

Se você ainda não sabe qual é a importância da gestão estratégica nas empresas, esse post é para você!  Você verá como esse tipo de metodologia ajuda não só a mudar o pensamento da sua gestão, mas também auxilia na tomada de decisões mais ágeis, assertivas e precisas de acordo com os seus objetivos. Vamos falar também sobre a importância da gestão visual nesse processo, uma vez que é uma solução prática, que deixa os seus objetivos e desafios sempre ao alcance dos seus colaboradores. Boa leitura!

O que é a gestão estratégica?

De maneira resumida, a gestão estratégica é composta por ações focadas no gerenciamento e desenvolvimento da empresa de maneira equilibrada. Através dela, é possível alcançar novas metas e objetivos. Ela também engloba uma série de decisões focadas na otimização constante do processo. Ou seja: nada é definitivo, mas transitório. O tempo todo, transformações no fluxo e nas etapas do trabalho podem acontecer.

Qual é a importância da sua aplicação?

Podemos dizer que a gestão estratégica tem tudo a ver com otimização de tempo e do trabalho em si. Quando associamos o conceito à transformação digital, é impossível não pensar na automatização, afinal esse tipo de solução reduz a necessidade de tanto trabalho mecânico, burocrático e repetitivo e atribui essa responsabilidade às novas tecnologias. Isso faz com que a sua mão de obra se torne mais analítica e estratégica.

 

Como colocar a gestão estratégica em prática?

O primeiro passo consiste em mapear todo o processo de trabalho na sua empresa, para tornar claras as oportunidades e as carências do trabalho desenvolvido internamente. Em seguida, avalie os seus indicadores de vendas, produtividade, etc, e componha metas e objetivos a partir dessa análise

Por fim, identifique quais métricas devem ser analisadas para verificar se a gestão estratégica está seguindo um caminho positivo. O monitoramento é fundamental para a compreensão e avaliação dos resultados pois, com base neles, fica muito mais fácil identificar o que precisa de ajustes e o que pode ser descartado eventualmente.

 

Quais são as melhores práticas de gestão estratégica?

Além das etapas descritas acima, a gestão estratégica nas empresas pode ser enriquecida por outros fatores que discutiremos nos tópicos abaixo, e que podem ser facilmente adaptados na rotina do seu negócio!

Automatize os processos da sua empresa

Faça o levantamento do que pode ser automatizado para agregar mais tempo para os seus profissionais. Com esse auxílio tecnológico, pode-se aumentar a produtividade, economizar recursos, minimizar erros e dar mais autonomia aos seus funcionários.

Reduza o ciclo produtivo

Mapeie o fluxo de trabalho e analise detalhadamente quais etapas podem ser suprimidas ou absorvidas por outras. Com isso, o ciclo é menor e mais objetivo, tornando o trabalho mais simples e fluido.

Monte um quadro de gestão visual 

Além da tecnologia, é possível fazer um monitoramento eficiente do trabalho por meio de um quadro de gestão visual. Esse tipo de solução garante uma visualização precisa do que deve ser feito, do que está sendo produzido, e de quais são as etapas precedentes e posteriores.

Com isso, todos têm acesso ao fluxo de trabalho e a comunicação se torna mais efetiva e livre de imprevistos, afinal, todos estão diante do mesmo quadro de gestão visual, que apresenta as mesmas informações a todos. Essa é uma ferramenta de grande valor para melhorar o trabalho na sua empresa e estabelecer a gestão estratégica de maneira uniforme e padronizada.

 

Como implementar a gestão visual?

Se você gostou da ideia de usar um quadro de gestão visual, vale a pena conhecer os meios de agregar isso à sua gestão estratégica.

Confira nossas dicas para montar o seu quadro e extrair o máximo de benefícios dele:

  • Tenha consciência das etapas produtivas e o impacto de cada uma delas para a empresa;
  • Estabeleça metas e monte um controle delas para que todos saibam o que buscar ao longo do mês;

Mantenha o quadro de gestão visual ao alcance de todos. É fundamental que todos entendam o que está sendo feito naquele momento, e quais são os fatores que influenciam cada etapa do processo.

Trabalhar com a gestão à vista é uma maneira valiosa de promover a gestão estratégica da sua empresa, afinal é uma solução que ajuda a trazer controle, segurança e engajamento a todo o fluxo de trabalho.

 

Se você ainda não sabe por onde começar a implementar a gestão visual, não se preocupe! Basta acessar o nosso site e conferir o nosso exclusivo quadro de planejamento, um produto de imensa qualidade e versatilidade para se adaptar às suas necessidades e objetivos!