Matriz de Ansoff: Entenda o Que É e Como Usar na Sua Empresa

Matriz de Ansoff: Entenda o Que É e Como Usar na Sua Empresa

Para promover o crescimento do seu negócio, é necessário levar em conta não apenas seu lucro, mas também a sustentabilidade dos seus processos. E para alcançar o seu potencial, é importante utilizar ferramentas de gestão para tomar as melhores decisões. Dentre elas, uma das mais recomendadas é a Matriz de Ansoff.

Assim como a análise SWOT, essa matriz oferece vários dados úteis para melhorar seu planejamento estratégico. Porém, seu principal foco está em revelar possíveis caminhos para o desenvolvimento da empresa. Depois de se familiarizar com essa ferramenta, será bem simples utilizá-la em seu negócio.

Acompanhe e entenda como usar essa ferramenta para melhorar sua gestão.

Entenda a matriz de Ansoff

Criada pelo professor russo de Engenharia e Matemática, Igor Ansoff, essa matriz é uma ferramenta usada para analisar o contexto no qual uma organização se encontra para melhorar suas práticas. A partir dela, você pode analisar seus projetos e determinar quais oportunidades estão disponíveis no momento.

A matriz é organizada em dois eixos: Mercado e Produto. Cada eixo é dividido em duas categorias: Existente e Novo. Como resultado, a matriz possui quatro quadrantes, os quais representam diferentes cenários e estratégias que podem ser implementadas.

Veja aqui quais são os quadrantes da Matriz Ansoff e o que eles significam.

Penetração de Mercado – Produto Existente / Mercado Existente

O primeiro quadrante da matriz representa um ramo do mercado que já é bem estabelecido, no qual a empresa já possui um produto consistente. Nesse caminho de crescimento, o foco está em conseguir uma porção maior desse mercado, se destacando em relação aos concorrentes. Algo que depende principalmente de um aumento em sua qualidade e do seu investimento em marketing.

Desenvolvimento de Produtos – Produto Novo / Mercado Existente

Alternativamente, sua empresa pode ter um mercado já estabelecido, com clientes cativos, mas tentar oferecer um produto diferente. Algo que sua concorrência não possui no momento.

O foco aqui está em reconhecer as necessidades do seu público atual que não são atendidas ainda e oferecer uma solução. É um caminho que aproveita melhor os clientes já fidelizados, minimizando o risco inerente a essa mudança.

Desenvolvimento de Mercado – Produto Existente / Mercado Novo

Se o seu produto é de alta qualidade, mas o seu mercado atual está saturado, uma solução possível na Matriz de Ansoff é oferecer seu serviço a novos mercados. Pode ser algo simples como abrir uma loja em outra área ou tão amplo quanto começar a vender em escala global.

Diversificação – Produto Novo / Mercado Novo

Não faltam exemplos de empresas que se ramificam em uma direção completamente diferente. Esses tipos de gestão vêm estabelecendo um novo produto em um mercado que pode não ter relação com o seu atual. O investimento é alto, mas também torna sua empresa mais sólida.

Para que serve a matriz de Ansoff

Adotar esta ferramenta no seu planejamento estratégico pode facilitar bastante o desenvolvimento do seu negócio. Veja a seguir alguns de seus benefícios.

Visualizar seu curso de ação

Como mencionamos, o principal objetivo da Matriz de Ansoff é revelar caminhos que seu negócio pode seguir em seu crescimento. Você pode definir um objetivo para cada quadrante e depois analisar quais são seus possíveis resultados.

Auxiliar no planejamento de curto e de longo prazo

Muitas das opções incluídas nessa matriz não são mutuamente excludentes. Basta considerar que algumas delas levam mais tempo para serem implementadas em suas rotinas administrativas do que outras. Por exemplo, desenvolver novos produtos quase sempre requer mais preparo e investimento prévio.

Promover a diversificação nas opções de crescimento

Outra vantagem de dividir esses caminhos é poder considerá-los separadamente. Você pode adotar medidas de Desenvolvimento de Produtos no curto prazo, mas considerar a Diversificação para seu crescimento futuro.

Como utilizar a matriz de Ansoff em sua empresa

Após dominar essa ferramenta, você verá uma diferença considerável na qualidade das suas estratégias. Confira aqui algumas de suas principais aplicações.

Faça uma análise da empresa e do seu mercado

Para saber como aproveitar esses caminhos, você precisa de algumas informações internas e externas. Tanto dados da empresa sobre seu produto quanto do seu mercado atual. Para isso servem estudos de benchmarking, análise SWOT, entre outros.

Confirme o índice de aceitação do seu produto atual

O índice de aceitação é um bom indicador para definir o próximo passo do seu negócio. Se, por um lado, você tem um bom produto com um público pequeno, o ideal é investir em marketing e desenvolver seu público. Porém, se ele já está saturado, então o melhor é buscar o desenvolvimento de novos mercados.

Avalie a necessidade de desenvolver novos produtos

Se especializar em um nicho é uma estratégia viável para muitos negócios. Porém, há sempre um limite para o crescimento de qualquer produto, especialmente se as demandas do público mudarem. Dependendo da análise em sua gestão, pode ser necessário criar produtos ou mesmo adotar um mercado completamente novo.

Tanto a curto quanto a longo prazo, a Matriz de Ansoff é uma ferramenta ideal para promover o crescimento da empresa. Mesmo um entendimento simples sobre os seus possíveis caminhos já faz uma grande diferença em seus resultados.

Está procurando outras ferramentas para ajudar no seu planejamento estratégico? Então confira nosso artigo sobre a matriz de priorização de projetos.