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Os Benefícios do Workshop Corporativo e Dicas Para Realizar em Sua Empresa

Conheça os Benefícios do Workshop Corporativo e Como Promover

Ao sentir a necessidade de estimular a criatividade de uma equipe, otimizar um processo ou buscar a resolução de um problema, um dos instrumentos mais utilizados é o workshop corporativo.

Essa prática é uma boa oportunidade para reunir os colaboradores em um momento único, criar aproximação entre os colegas e estimular o compartilhamento de conhecimento entre eles.

A reunião de um time ainda pode ser divertida: pensar em brindes, atividades manuais e fazer uso de recursos visuais pode enriquecer essa experiência e despertar o espírito de inovação nos participantes. 

Leia este artigo para conhecer os benefícios do workshop corporativo e saber como promovê-lo na sua empresa!

O que é um workshop corporativo?

O workshop corporativo consiste em uma sessão de trabalho intensiva, geralmente conduzida por especialistas em determinado assunto. Diferente de cursos e seminários, que costumam ser mais teóricos, o workshop tem o dinamismo em sua essência. Com atividades práticas, a ideia é estimular o debate e a participação dos envolvidos.

A finalidade do evento pode ser a de desenvolver habilidades específicas ou, ainda, promover o aprendizado prático sobre uma área, produto ou serviço da empresa. Esses treinamentos podem ser direcionados a líderes, com a ideia de capacitá-los sobre gestão de pessoas, por exemplo, ou a operadores de um setor específico da companhia.

Entenda os benefícios do workshop corporativo

Agora que você já sabe o que é um workshop corporativo, confira os principais benefícios dessa prática:

Desenvolvimento de habilidades da equipe

Nada como um período totalmente dedicado a um tema para que as pessoas consigam observar quais são suas habilidades e, ainda, descobrir novos talentos. O dia a dia de trabalho pode ser pesado e corrido, sem dar condições e tempo de reflexão e conversa entre a equipe. Um workshop oferece a oportunidade de momentos  mais descontraídos e focados como esse, os profissionais ganham a oportunidade de explorar seus talentos.

Fortalecimento do espírito de equipe

Muitos funcionários acostumam-se a trabalhar sozinhos e não entendem o quanto é benéfica a atuação em equipe. Só é possível fazer essa lógica funcionar quando cada um tem consciência do que é capaz, e sabe qual é a melhor habilidade de seus colegas. Quando se percebe que cada um tem um papel bem definido, o espírito de equipe se fortalece. Workshops são uma boa ferramenta, ainda, para fortalecer a comunicação interna da equipe.

Oportunidade de inovação e criatividade

Durante a execução das tarefas não é simples ser inovador. Pode ser arriscado aplicar novas soluções sem tempo para refletir sobre elas. Em workshops corporativos, os colaboradores sentem-se em um ambiente seguro para soltar a criatividade e testar novas ideias. Muitas inovações surgem em momentos como esse. Uma das práticas utilizadas é simular os principais problemas que ocorrem no dia a dia.

Alinhamento de objetivos

Seja para novos colaboradores ou funcionários já maduros, o workshop corporativo pode ser utilizado para reforçar conceitos da empresa como a sua visão, missão e objetivos. Durante a dinâmica, é possível expor exemplos práticos de como essas concepções são materializadas no dia a dia da empresa. Para promover a participação, peça sugestões para que esses conceitos sejam aplicados em cada área da empresa.

Motivação e engajamento

Oportunidades de aprendizado e desenvolvimento pessoal demonstram o compromisso e boa vontade da empresa com o crescimento de seus funcionários. Quando os colaboradores são convidados a participar de ações e eventos frequentes, todos se mantêm incentivados a se dedicar ao seu trabalho e com entusiasmo renovado.

Aumento da produtividade

Ao adquirir novas habilidades durante a sessão o profissional sai motivado, sentindo-se parte da empresa e com espírito de equipe mais forte. Ele vê colegas e líderes como seus aliados. Esse novo comportamento reflete diretamente no aumento da produtividade. Colaboradores melhor preparados enfrentam desafios com mais facilidade e alcançam metas com maior eficiência.

Como promover um workshop corporativo na sua empresa?

Confira esse passo a passo para desenvolver um workshop:

  • escolha o tema. Ele surgirá quando for identificada uma necessidade específica de desenvolvimento de uma equipe;
  • estabeleça objetivos claros e mensuráveis antes de começar a pensar no conteúdo do workshop. Reflita sobre o que deseja alcançar com essa atividade
  • selecione facilitadores experientes e especialistas no assunto para conduzir o workshop, seja dentro ou fora da companhia;
  • pesquise sobre o tema, busque exemplos no mercado de workshops semelhantes já executados;
  • defina um cronograma de atividades, pense no momento de exposição de ideias, na nas atividades práticas e no tempo para discussões e reflexões;
  • crie oportunidades aos colaboradores de participar ativamente do processo, incentive o engajamento e a contribuição de ideias. Evite críticas diretas para não desestimulá-los a expor seus pensamentos;
  • solicite o feedback dos participantes para avaliar a eficácia da iniciativa. Com esses resultados em mãos, é possível melhorar os futuros eventos.

Gostou deste conteúdo? Então aproveite para conferir também o nosso artigo sobre a importância de promover a melhoria contínua na empresa, o que está totalmente alinhado à promoção de workshops corporativos!