
Os Benefícios do Workshop Corporativo e Dicas Para Realizar em Sua Empresa

Ao sentir a necessidade de estimular a criatividade de uma equipe, otimizar um processo ou buscar a resolução de um problema, um dos instrumentos mais utilizados é o workshop corporativo.
Essa prática é uma boa oportunidade para reunir os colaboradores em um momento único, criar aproximação entre os colegas e estimular o compartilhamento de conhecimento entre eles.
A reunião de um time ainda pode ser divertida: pensar em brindes, atividades manuais e fazer uso de recursos visuais pode enriquecer essa experiência e despertar o espírito de inovação nos participantes.
Leia este artigo para conhecer os benefícios do workshop corporativo e saber como promovê-lo na sua empresa!
O que é um workshop corporativo?
O workshop corporativo consiste em uma sessão de trabalho intensiva, geralmente conduzida por especialistas em determinado assunto. Diferente de cursos e seminários, que costumam ser mais teóricos, o workshop tem o dinamismo em sua essência. Com atividades práticas, a ideia é estimular o debate e a participação dos envolvidos.
A finalidade do evento pode ser a de desenvolver habilidades específicas ou, ainda, promover o aprendizado prático sobre uma área, produto ou serviço da empresa. Esses treinamentos podem ser direcionados a líderes, com a ideia de capacitá-los sobre gestão de pessoas, por exemplo, ou a operadores de um setor específico da companhia.
Entenda os benefícios do workshop corporativo
Agora que você já sabe o que é um workshop corporativo, confira os principais benefícios dessa prática:
Desenvolvimento de habilidades da equipe
Nada como um período totalmente dedicado a um tema para que as pessoas consigam observar quais são suas habilidades e, ainda, descobrir novos talentos. O dia a dia de trabalho pode ser pesado e corrido, sem dar condições e tempo de reflexão e conversa entre a equipe. Um workshop oferece a oportunidade de momentos mais descontraídos e focados como esse, os profissionais ganham a oportunidade de explorar seus talentos.
Fortalecimento do espírito de equipe
Muitos funcionários acostumam-se a trabalhar sozinhos e não entendem o quanto é benéfica a atuação em equipe. Só é possível fazer essa lógica funcionar quando cada um tem consciência do que é capaz, e sabe qual é a melhor habilidade de seus colegas. Quando se percebe que cada um tem um papel bem definido, o espírito de equipe se fortalece. Workshops são uma boa ferramenta, ainda, para fortalecer a comunicação interna da equipe.
Oportunidade de inovação e criatividade
Durante a execução das tarefas não é simples ser inovador. Pode ser arriscado aplicar novas soluções sem tempo para refletir sobre elas. Em workshops corporativos, os colaboradores sentem-se em um ambiente seguro para soltar a criatividade e testar novas ideias. Muitas inovações surgem em momentos como esse. Uma das práticas utilizadas é simular os principais problemas que ocorrem no dia a dia.
Alinhamento de objetivos
Seja para novos colaboradores ou funcionários já maduros, o workshop corporativo pode ser utilizado para reforçar conceitos da empresa como a sua visão, missão e objetivos. Durante a dinâmica, é possível expor exemplos práticos de como essas concepções são materializadas no dia a dia da empresa. Para promover a participação, peça sugestões para que esses conceitos sejam aplicados em cada área da empresa.
Motivação e engajamento
Oportunidades de aprendizado e desenvolvimento pessoal demonstram o compromisso e boa vontade da empresa com o crescimento de seus funcionários. Quando os colaboradores são convidados a participar de ações e eventos frequentes, todos se mantêm incentivados a se dedicar ao seu trabalho e com entusiasmo renovado.
Aumento da produtividade
Ao adquirir novas habilidades durante a sessão o profissional sai motivado, sentindo-se parte da empresa e com espírito de equipe mais forte. Ele vê colegas e líderes como seus aliados. Esse novo comportamento reflete diretamente no aumento da produtividade. Colaboradores melhor preparados enfrentam desafios com mais facilidade e alcançam metas com maior eficiência.
Como promover um workshop corporativo na sua empresa?
Confira esse passo a passo para desenvolver um workshop:
- escolha o tema. Ele surgirá quando for identificada uma necessidade específica de desenvolvimento de uma equipe;
- estabeleça objetivos claros e mensuráveis antes de começar a pensar no conteúdo do workshop. Reflita sobre o que deseja alcançar com essa atividade
- selecione facilitadores experientes e especialistas no assunto para conduzir o workshop, seja dentro ou fora da companhia;
- pesquise sobre o tema, busque exemplos no mercado de workshops semelhantes já executados;
- defina um cronograma de atividades, pense no momento de exposição de ideias, na nas atividades práticas e no tempo para discussões e reflexões;
- crie oportunidades aos colaboradores de participar ativamente do processo, incentive o engajamento e a contribuição de ideias. Evite críticas diretas para não desestimulá-los a expor seus pensamentos;
- solicite o feedback dos participantes para avaliar a eficácia da iniciativa. Com esses resultados em mãos, é possível melhorar os futuros eventos.
Gostou deste conteúdo? Então aproveite para conferir também o nosso artigo sobre a importância de promover a melhoria contínua na empresa, o que está totalmente alinhado à promoção de workshops corporativos!