
Comunicação Organizacional: Dicas Para Aplicar

A comunicação organizacional é fundamental para o funcionamento eficiente das empresas e organizações em todo o mundo. Em um cenário cada vez mais complexo e interconectado, a capacidade de se alinhar de forma eficaz tornou-se uma competência essencial para se destacar!
Um esquema de comunicação organizacional deve incluir uma série de práticas e processos que visam facilitar a troca de informações, ideias e mensagens. Leia este artigo para entender:
- a importância da comunicação organizacional;
- tipos de comunicação organizacional;
- como fazer uma comunicação organizacional eficiente.
A importância da comunicação organizacional
A comunicação organizacional tem um papel importantíssimo em diversos níveis e áreas da empresa, afetando sua cultura, sua produtividade, reputação e relacionamento com os parceiros, fornecedores e clientes. Entenda melhor:
Cultura organizacional
A comunicação é um pilar muito importante para a construção e a manutenção da cultura da empresa. É por meio dela que se transmite os valores, crenças e normas da companhia para todos os funcionários, influenciando comportamentos e atitudes no ambiente de trabalho.
Produtividade e eficiência
Com uma comunicação eficiente dentro da empresa, as equipes conseguem funcionar de maneira muito mais coordenada e produtiva. Informações claras e atualizadas permitem que os funcionários compreendam bem suas prioridades, objetivos e tarefas, evitando mal-entendidos e retrabalho. Além disso, a comunicação acelera o processo de tomada de decisões, o que aumenta a eficiência operacional.
Relações externas
Uma empresa não é uma ilha! Ela interage com uma variedade de agentes externos que vão desde fornecedores, parceiros e clientes até o governo e a mídia, por exemplo. Nesse cenário, a comunicação organizacional é importantíssima para gerir essas relações de forma a construir confiança e influenciar positivamente na percepção pública da empresa.
Inovação
A comunicação também é fundamental para promover a inovação e o aprendizado contínuo dentro das empresas. Ela permite que os funcionários compartilhem ideias, feedbacks e aprendizados e, por isso, uma cultura organizacional que encoraja esse tipo de troca tem maior probabilidade de se manter atualizada e competitiva.
- Leia também: Como utilizar mapas mentais nas organizações
Tipos de comunicação organizacional
Entenda as duas principais categorias em que a comunicação organizacional pode ser dividida:
Comunicação administrativa
A comunicação administrativa engloba uma série de práticas, processos e estratégias utilizados pela alta administração ou pela direção da empresa. O objetivo é transmitir informações relevantes aos mais diversos níveis hierárquicos.
Essa forma de se comunicar é fundamental para alinhar a organização em torno de seus objetivos estratégicos e garantir que todos os membros estejam cientes das metas, diretrizes e decisões tomadas pela liderança.
Comunicação interna
Já a comunicação interna se concentra na troca de informações, mensagens e feedbacks entre os membros da empresa, independentemente de seu nível hierárquico. O principal objetivo aqui é o de sempre manter os funcionários bem informados e alinhados aos objetivos e valores da organização
Dicas de como fazer uma comunicação organizacional eficiente
Agora que você já entendeu sobre o assunto, confira as principais dicas para que a comunicação organizacional seja aplicada na sua empresa de forma eficiente:
Identifique os principais objetivos e defina-os
Toda estratégia de comunicação deve ter um objetivo bem definido e, para isso, é importante analisar a atual situação da empresa, visando entender quais são as principais falhas atuais na troca de informações. A partir disso, devem ser definidas as metas, que podem ser, por exemplo:
- melhorar o conhecimento sobre os processos;
- aumentar o engajamento dos funcionários;
- aprimorar a passagem de informações entre diferentes turnos.
Ter essas questões identificadas e definidas é o primeiro passo para a elaboração das estratégias.
Conheça seu público-alvo
Toda comunicação tem um público-alvo e, no caso da organizacional, não é diferente. É necessário entender as necessidades, interesses e preferências das diversas camadas hierárquicas de funcionários para saber como adaptar a mensagem para que ela seja mais clara e eficaz.
Escolha os canais de comunicação adequados
Com os objetivos e o público bem definidos, é hora de orquestrar a estratégia propriamente dita, e é fundamental escolher os canais adequados. Avaliando o tipo de mensagem que deve ser passada, entenda quais são as principais mídias que devem ser utilizadas.
Dentro de uma empresa que trabalha de forma presencial, os canais físicos são fundamentais. Quadros e murais são ferramentas muito valiosas para relembrar processos e transmitir informações importantes, especialmente entre diferentes setores e durante as trocas de turno. Esse tipo de estratégia configura a chamada gestão à vista, e a Isoflex é especializada nesse tipo de ferramenta!
Agora que você já viu como aplicar a comunicação organizacional na empresa, é importante entender mais também sobre esses assuntos complementares. Para isso, leia o nosso artigo sobre as diferenças entre comunicação interna com e sem gestão à vista e entenda por que essas estratégias são tão importantes e vantajosas.