Currículo resumido: Diretor e Consultor da JBS Engenharia Consultiva, Engenheiro de Produção, Pós-Graduação em Supply Chain, MBA em Gerenciamento de Projetos, com experiência nas áreas de Produção, Manutenção Industrial e Logística / Supply Chain.
Quem não mede não gerencia? Resposta: Não.
Quando medimos estamos determinando o valor de certas grandezas que foram determinadas.
Dentro dos negócios gerenciamos para atingir o alvo, a meta. Quando isto acontece é uma grande fonte de alegria e satisfação para todos. Isto é resultado de um bom gerenciamento.
Nossos gurus disseram…
“Só é gerenciado aquilo que se mede.” (Kaoru Ishikawa)
“Se você não mede, você não gerencia!” (Joseph Juran)
Gerenciar é atingir metas. Atingir metas é resolver os problemas.
Para isto acontecer, o gerente precisa ter controles, fazer análise e agir.
Quando medimos, estamos comparando algo planejado com realizado, como exemplo “meta”.
Os controles têm como objetivo padronizar, informar e decidir. É medindo, controlando que as ações acontecem.
Como podemos medir? Através de Cronogramas, tabelas e Gráficos.
Como podemos analisar? Comparando os dados que foram estabelecidos (planejado) com dados realizados.
Se os dados realizados não estão dentro do planejado? Analisar o que está sendo feito para atingir o planejado. Conhecem-se a causa do problema e se tem plano de ação. É uma das ferramentas da qualidade que podem ser utilizados para agir, fortalecer e resolver os problemas.
As periodicidades dos dados são fatores fundamentais para ações. Se medirmos diariamente, os dados serão diários e se necessária às ações serão rápidas. Aquilo que medimos pouco, chamamos apenas de um indicador.
Exemplo… Você viajaria num avião onde o piloto não tivesse controle dos indicadores do painel de controle? Ou se ele só monitorasse um tipo de indicador? Já mais. Por isto medimos aquilo que temos ações. Isto é o papel do Gerente.
Quando Gerenciamos criamos ferramentas de organização (como controles), conhecemos e entendemos do negócio para planejar (como as metas) e facilitamos o processo de trabalho das pessoas para cumprir os objetivos (a execução).
Medir para atingir metas e ser um gerente de sucesso.
Autor:
Eng.° Jorge B. Silveira –