Análise Pestel: O Que É e Como Realizar na Sua Empresa

Análise Pestel: O Que É e Como Realizar na Sua Empresa

Garantir uma produção eficiente nem sempre é uma tarefa fácil. Afinal, o mundo empresarial é muito dinâmico e para alcançar o sucesso em um negócio, os gestores precisam entender muito bem sobre o ambiente que a cercam, como política, economia, sociedade, tecnologia, meio ambiente e demais aspectos legais.

Nesse contexto, entra a análise PESTEL – uma ferramenta valiosa para a observação externa e tomada de decisões estratégicas. Nas próximas linhas, vamos mostrar o que de fato é a análise PESTEL, relevância e como colocar a técnica em prática. Quer uma melhoria contínua na sua gestão? Então continue a leitura deste artigo!

O que é análise PESTEL?

De início, a análise PESTEL (Sigla para Político, Econômico, Social, Tecnológico, Ambiental e Legal) trata-se de uma abordagem sistêmica para examinar o ambiente externo de uma organização. 

Dessa maneira, a ferramenta estratégica auxilia as empresas a compreenderem quais são as forças e as tendências ao seu redor. Como resultado, os líderes empresariais conseguem ter uma visão mais abrangente para tomar decisões futuras.

Entenda a relevância da análise PESTEL para uma organização

A relevância da análise PESTEL para uma organização é indiscutível, porque  quando compreende os fatores políticos que impactam as operações, como regulamentações e políticas governamentais, a empresa consegue antecipar mudanças na rotina administrativa e se adaptar positivamente.

Já no setor da economia, entender sobre flutuações nas taxas de câmbio, inflação e taxas de juros, auxilia na formulação de estratégias financeiras eficazes. Quando abordamos o aspecto social, a análise assiste às empresas alinharem suas práticas aos valores e comportamentos na sociedade. 

Na área tecnológica, saber identificar os avanços e inovações é um passo à frente para manter a competitividade no mercado. Além disso, com uma análise ambiental e legal, a gestão empresarial tem uma visão a mais sobre as regulamentações e questões jurídicas responsáveis por impactar as operações diretamente.

Quais são os principais fatores observados na análise PESTEL

Como vimos, a sigla PESTEL significa Político, Econômico, Social, Tecnológico, Ambiental e Legal. Entenda melhor como cada um desses quesitos é trabalhado na análise:

Político

Os fatores políticos envolvem questões governamentais influentes nas operações empresariais, como a estabilidade polícia e as relações internacionais. Uma alteração resulta em grandes impactos nas estratégias de negócios.

Econômico

As variáveis econômicas são fatores para determinar a saúde financeira de uma empresa, e a sua compreensão ajuda tanto a antecipar, como a responder aos cenários de mudanças econômicas.

Social

Os fatores sociais englobam as tendências e características da sociedade relacionados com a demografia, cultura, valores e estilo de vida. Logo, uma empresa sintonizada com tais elementos conseguem ajustar as suas estratégias para atender às expectativas do mercado.

Tecnológico

Nos termos de tecnologia, a análise PESTEL permite examinar como os avanços tecnológicos impactam as operações, desde inovações disruptivas até mudanças na infraestrutura de TI.

Ambiental

Já os fatores ambientais consideram como as práticas comerciais agem no meio ambiente, uma vez que a responsabilidade social e a sustentabilidade estão cada vez mais na vanguarda das preocupações empresariais.

Legal

Por fim, os fatores legais garantem às instituições o seu funcionamento dentro dos limites legais. Ou seja, o fator “Legal” da análise, está diretamente direcionado com as regulamentações específicas da indústria, leis trabalhistas, questões de propriedade intelectual e demais aspectos jurídicos.

Como fazer uma análise PESTEL

Quer manter um ambiente organizado no trabalho e deixar a sua indústria metalúrgica mais competitiva no mercado? O primeiro passo começa fazendo uma análise PESTEL eficaz, para tanto, separamos os quesitos fundamentais para conduzi-la de maneira eficiente.

Identifique os Fatores Relevantes

Antes de mais nada, comece com a identificação e a categorização dos fatores políticos, econômicos, sociais, tecnológicos, ambientais e legais relevantes para o setor e mercado da indústria.

Colete os Dados

O segundo passo é reunir os dados relevantes de cada categoria. Portanto, não abra mão de realizar pesquisas de mercado, análise de relatórios governamentais, consulta a especialistas e monitoramento de tendências.

Faça Uma Avaliação de Impacto

O terceiro ponto é identificar como cada fator pode causar consequências na empresa. Neste tópico, considere tanto os impactos positivos, quanto negativos. Avalie também a probabilidade e magnitude dos efeitos.

Priorize os Fatores

Com a lista dos fatores em mãos e com base na sua relevância e potencial impacto, eleja as prioridades. Pois, por meio dessas informações, a gestão empresarial consegue concentrar os esforços nos que têm maior importância estratégica.

Crie uma Adaptação Estratégica

Por fim, use os dados obtidos na análise para ajustar ou formular novas estratégias e esteja sempre preparado para adaptar o rumo das operações conforme os desafios corporativos.

Resumidamente, a análise PESTEL funciona como se fosse uma bússola para auxiliar as organizações a navegar neste vasto ambiente empresarial. Portanto, compreender e antecipar os fatores externos do cenário operacional auxilia no posicionamento estratégico não só para enfrentar os desafios, mas também para aproveitar as oportunidades.

Usar ferramentas para visualização de dados durante e depois do processo de análise é fundamental para ela ser bem aplicada. Então, aproveite para ler também o nosso artigo sobre como aprimorar a visualização de dados em sua empresa.