
Como atrair e manter clientes ativos?

Cada cliente pensa e se comporta de uma forma, com isso, os desafios para gestores e empreendedores se tornam maiores. Atualmente, não basta apenas oferecer soluções em massa, é preciso pensar nas particularidades de cada cliente e oferecer soluções personalizadas. Essa é uma das tendências para 2023, a chamada hiperpersonalização.
Com as diversas mudanças no comportamento dos clientes, investir no relacionamento entre sua marca e seus consumidores, oferecendo melhores experiências, é uma estratégia importante para atrair e manter seus clientes ativos, além de otimizar os resultados da sua empresa. Pensando nisso, preparamos este artigo tratando sobre este assunto, apresentando uma ferramenta prática e eficaz. Acompanhe a seguir!
Por que é importante conhecer o seu cliente?
Como falamos anteriormente, os consumidores estão cada vez mais exigentes, buscando por atendimento rápido, individualizado e personalizado.
Pensando nisso, é preciso se colocar no lugar do seu cliente, entender quais são suas dores, sentimentos e desejos, a fim de oferecer soluções e diferenciais que realmente se destaquem diante os concorrentes.
Tendo isso em vista, os resultados da empresa se tornam cada vez melhores, pois, tendo uma boa jornada de compra, o cliente torna-se fiel e passa a indicar os serviços e/ou produtos para outras pessoas.
A partir disso, as empresas precisam se adaptar a essas mudanças e investir em ferramentas e metodologias que auxiliem neste processo. A seguir, apresentamos uma solução prática e eficiente que vai te ajudar a conhecer melhor os seus clientes.
Como o Mapa de Empatia pode ajudar?
Como forma de conhecer melhor seus públicos, o Mapa de Empatia pode ser uma ferramenta bastante eficaz. Primeiramente, vamos entender melhor o que é esta metodologia e quais suas vantagens.
O Mapa de Empatia é composto por 6 quadrantes e é utilizado para desenhar o perfil de um cliente ideal, com base em seus sentimentos. O seu objetivo é trazer uma reflexão mais aprofundada sobre o que o cliente pensa, escuta, vê e fala além do produto ou serviço.

Confira com mais detalhes cada quadrante do Mapa de Empatia:
O que o cliente pensa e sente?
Neste quadrante é preciso entender o que se passa na mente do seu cliente, entender quais são as principais preocupações e aspirações, quais os pensamentos que mantém sua mente ocupada e suas noites em claro. Para preencher este quadrante, tente responder as seguintes perguntas:
– Como esse cliente se sente em relação ao mundo?
– Quais são seus sonhos?
– O que ele quer realmente e o que não quer de jeito nenhum?
O que o cliente escuta?
Aqui é preciso avaliar o que os amigos e familiares do seu cliente e os influenciadores falam sobre o assunto, referências que podem influenciar sua opinião. Para isso, responda essas perguntas:
– Quais são suas marcas favoritas?
– Que tipo de conteúdo ele consome?
– Quem realmente o influencia?
O que o cliente vê?
Os estímulos visuais também influenciam nas decisões do seu cliente. Por isso, é preciso observar qual o ambiente que frequenta, o que o mercado em que ele está oferece, o que acontece diante dos olhos dele, o que ele observa nos jornais ou redes sociais. Tente responder essas perguntas:
– Como é o mundo ao redor desse cliente?
– O que ele vê na mídia?
– Como são seus vizinhos, amigos, familiares?
O que o cliente fala e faz?
Para esta pergunta, analise o comportamento do cliente, entenda quais são suas atitudes em público com outras pessoas (como ele se veste, sua postura, suas falas, o que faz em seu dia a dia) e responda as seguintes perguntas:
– Sobre o que o seu cliente fala?
– Quais são seus hobbies?
– O que ele quer mostrar aos outros?
Dores
Suas dores correspondem aos problemas e frustrações do seu cliente, quais são os seus medos, do que ele reclama e gostaria de mudar em sua vida. A partir disso, tente responder:
– Quais obstáculos ele precisa ultrapassar?
– O que o impede de alcançar seus objetivos?
– O que pode dar errado no meio do caminho?
Ganhos
Neste quadrante fica o que a pessoa deseja para sua vida, quais os seus sonhos, desejos e necessidades, o que o faz feliz. Para preencher, responda:
– Onde seu cliente quer chegar?
– Qual a sua definição de sucesso?
– O que resolveria todos os seus problemas?
É indiscutível que com essa metodologia fica muito mais fácil de entender o seu público. A seguir falaremos de alguns dos benefícios da sua aplicação.
Quais são os benefícios do Mapa de Empatia?
Como já citamos durante o decorrer do texto, o mapa de empatia auxilia gestores e empreendedores a compreender melhor o comportamento do consumidor. Veja a seguir mais alguns de seus benefícios.
Soluções mais atrativas
Utilizando o mapa de empatia é possível fazer reflexões mais afundo sobre quem é o seu cliente. Dessa forma, são diversos os insights que você pode utilizar para agradar o consumidor, ou ainda o que não utilizar em suas campanhas. Assim é possível desenvolver soluções mais atrativas ao público.
Destaque diante a concorrência
Junto a ultrapersonalização vem a humanização, com isso, o mapa de empatia se torna a ferramenta ideal para se destacar no mercado, já que você se coloca no lugar do seu cliente e com isso consegue desenvolver estratégias melhores que o concorrente, aumentando a competitividade.
Sabendo como utilizar o mapa de empatia e quais os seus benefícios, é necessário investir em uma ferramenta para que você e sua equipe visualizem os resultados.
Conte com a Isoflex
Para disponibilizar o seu Mapa de Empatia para toda equipe e facilitar a visualização e acompanhamento dos resultados, a Isoflex conta com o Quadro Mapa de Empatia, uma ferramenta de gestão à vista que permita que você conheça seu cliente e entregue o que ele espera.
Além dessa solução, a Isoflex disponibiliza diversas outras para facilitar a rotina da sua empresa.
Até mais!
Equipe Isoflex!
Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo