Como ter uma boa comunicação interna na sua empresa

Aprender como ter uma boa comunicação interna na empresa não é tão difícil. Há diversas estratégias criadas para isso, facilitando a prática do seu plano de ação. Geralmente o maior desafio está em manter o processo em constante desenvolvimento.

Para facilitar nesse processo, preparamos essas dicas para você! Nos tópicos a seguir vamos falar da importância da comunicação interna, e apontar as melhores estratégias para desenvolvê-la bem. Confira aqui!

 

Qual é a importância da comunicação interna?

A área da comunicação focada em ações para os próprios colaboradores é aquela responsável por transmitir comunicados, ouvir os funcionários e estabelecer um canal eficiente entre o empregador e o empregado.

Com uma boa comunicação interna, tudo o que acontece na empresa passa pelo conhecimento de todos sem ruídos. Afinal, transmissão vertical ou horizontal, trata-se de um meio oficial que vai informar a todos a respeito de assuntos diversos da empresa, como:

  • A propagação dos valores, missão e a visão da empresa;
  • Destacar estratégias e objetivos;
  • Estabelecer estratégias de engajamento com o público;
  • Apresentar informações gerais de interesse coletivo.

Dessa maneira, a empresa adquire uma ferramenta importante de união, engajamento e alinhamento com os seus funcionários.

 

Quais são os seus benefícios?

Ao ter um plano de comunicação interna é possível:

 

  • Obter uma melhora significativa no clima organizacional da empresa;
  • Aumentar a produtividade dos seus colaboradores por meio do engajamento;
  • Redução da rotatividade, já que profissionais satisfeitos, engajados e com um bom clima organizacional vão recompensar a empresa com fidelidade e bom desempenho;
  • Melhoria na integração de novos funcionários, já que a comunicação interna é uma ótima ferramenta de contato, conexão e aproximação dos colaboradores;
  • Redução de boatos e fofocas dentro da empresa.

Além disso, qualquer tipo de crise (interna ou externa) pode ser facilmente esclarecida quando existe um canal de comunicação interna eficiente.

 

Quais são as melhores dicas para melhorar a comunicação interna na empresa?

Agora que já vimos a importância da comunicação interna, é hora de descobrir como ela pode fazer a diferença no dia a dia do seu negócio! Confira, abaixo, algumas dicas que separamos sobre o assunto!

Tenha um plano de comunicação interna

O primeiro passo consiste no planejamento. Não basta investir em comunicação interna sem antes compreender a identidade da empresa e o perfil de seus colaboradores.

Assim, fica mais fácil identificar as melhores estratégias para obter um engajamento maior da sua audiência, e fazer da comunicação uma verdadeira ferramenta para agregar valor à marca e à vida dos seus funcionários.

Intranet

Um canal de comunicação interna digital é essencial para interligar profissionais e departamentos, além de servir como um ponto central de comunicação para que todos possam interagir com a empresa , ou mesmo com outros funcionários.

Rede social corporativa

Esse tipo de solução  é complementar à intranet e é outra forma de garantir mais engajamento e um clima organizacional melhor. A ferramenta serve para unir, interagir e compartilhar informações de assuntos relevantes para toda a empresa.

Newsletter

Esse tipo de solução de comunicação interna é geralmente disparado por e-mail, e a sua periodicidade ajuda a saber quando e por onde se informar a respeito do que está acontecendo dentro da empresa.

Caixa de sugestões

É importante ter uma ferramenta que sirva para ouvir os colaboradores. A caixa de sugestões faz isso com eficiência e simplicidade, podendo ser disponibilizada em diferentes áreas da empresa.

Assim, qualquer sugestão, ideia ou crítica podem ser depositadas no interior da caixa, garantindo que a gestão leia e possa implementar as sugestões ou conversar com os seus autores.

Quadros informativos

Nem sempre os seus funcionários podem ter interesse, tempo ou familiaridade para lidar com as ferramentas digitais. Com isso, a comunicação interna pode se amparar em soluções eficazes distribuídas por toda a empresa, utilizando quadros informativos, por exemplo. Esses quadros podem ser fixados em praticamente qualquer lugar, especialmente em áreas de grande circulação, auxiliando a empresa a se comunicar com os funcionários de forma eficaz e ágil.

Sem falar na versatilidade de um quadro informativo, já que você pode anexar qualquer tipo de comunicação nele, como ideias, estratégias, convites, alertas, etc. O quadro é uma excelente maneira de agregar os valores da gestão visual para o seu negócio, uma solução de fácil implementação, investimento acessível e com grandes resultados e impacto para a sua comunicação interna.

Identificadores de Piso

Um estoque organizado e identificado é fundamental para ganho de tempo e produtividade, além de reduzir desperdícios. Com os identificadores de piso você consegue identificar seu estoque, pallets, caixas ou produtos de forma clara e visível.

Displays

Exponha e proteja seus comunicados e avisos integrando sua equipe com transparência de informações. Os Displays são uma ótima opção para fortalecer ainda mais a identidade visual da sua empresa.

 

Você pode fazer um uso ainda mais rico de todas as dicas que trouxemos neste artigo, sabia? Acesse nosso site e confira com um de nossos consultores qual a melhor a melhor solução em Gestão Visual para você!