
Controle de Qualidade: Como Incorporar Na Sua Empresa

Você sabia que o controle de qualidade é fundamental para levar sua empresa a outro nível? Essa metodologia contribui para melhorar os processos internos, impulsionando o desenvolvimento e a competitividade do negócio.
Afinal, problemas como falhas, desperdícios, baixa qualidade dos produtos ou no atendimento podem manchar a reputação de uma empresa. O resultado são clientes insatisfeitos que migram para a concorrência.
Neste post, entenda como incorporar o controle de qualidade no seu negócio e se destacar no mercado.
O que é controle de qualidade
O controle de qualidade é um conjunto de atividades que verifica os produtos ou serviços da empresa. O objetivo é atestar que eles estejam dentro dos padrões técnicos de qualidade previamente estabelecidos.
Essa metodologia permite identificar erros, corrigindo defeitos e processos para o cliente receber um produto ou serviço de alta qualidade. Além de melhorar a satisfação, o controle de qualidade garante que ele receba um produto seguro e um serviço padronizado.
A importância do controle de qualidade empresarial
A seguir, entenda mais sobre a importância de aderir a essa metodologia:
- padroniza produtos e serviços;
- minimiza custos e reduz retrabalhos;
- otimiza o uso de matéria-prima e recursos;
- antecipa e prevê riscos, permitindo corrigi-los um tempo hábil;
- melhora a satisfação do cliente e a lucratividade.
Como incorporar o controle de qualidade no seu negócio
Agora que você já entendeu o que é controle de qualidade e sua importância, veja como aderir.
1. Analise todos os processos existentes na empresa e identifique as necessidades de melhoria
O primeiro passo para implementar com sucesso o controle de qualidade é avaliar os processos da empresa.
Mapeie e analise o desempenho das entradas e saídas, procedimentos realizados e métodos de controle. No final, você terá dados valiosos sobre os processos analisados.
2. Desenvolva diretrizes claras para o controle de qualidade
Você deve estabelecer as condutas a serem seguidas para chegar aos resultados. Assim, defina os parâmetros a serem avaliados, materiais, instrumentos e documentação necessários para atingir os requisitos.
Caso utilize componentes de fornecedores ou processos de terceiros, estabeleça também critérios de qualidade na hora aceitá-los.
3. Defina quais serão os principais indicadores de desempenho
Estabeleça os indicadores de desempenho para avaliar se os produtos e serviços estão em conformidade. Entre os principais indicadores de qualidade, podemos citar:
- indicador de eficiência: identifica desperdícios, além de contribuir para a produtividade;
- indicador de eficácia: avalia a fidelidade e nível de satisfação do cliente;
- indicador e efetividade: identifica a relevância do produto ou serviço para cliente;
- indicador de atendimento: verifica a experiência dos clientes relacionados ao atendimento;
- indicador de segurança: atesta a qualidade, atendendo às medidas de segurança e exigência de certificações.
4. Documente e implemente os processos necessários para garantir consistência
Para manter uma melhor verificação desses indicadores, o ideal é você manter tudo documentado e organizado.
Essa documentação é importante para identificar o que precisa ser melhorado. Também ajuda a manter a constância das ações estabelecidas.
5. Realize o treinamento dos funcionários para segui-los
De nada adianta criar requisitos para o controle de qualidade se os funcionários não estão familiarizados. Para garantir que as especificações sejam atendidas, você precisa treinar a equipe.
Ofereça capacitações, palestras e cursos que ajudem a melhorar o desempenho da equipe. Melhorias nas habilidades técnicas, uso de tecnologias e atendimento aos clientes são alguns exemplos.
6. Implemente ferramentas de controle de qualidade
Algumas ferramentas permitem direcionar melhor os esforços, o que aumenta a produtividade. Assim, o ideal é contar com o apoio de:
- quadros de controle de qualidade;
- fluxogramas;
- checklists;
- gráficos de controle;
- diagramas.
7. Promova auditorias internas e revisões do sistema de controle
Ao serem implementados, os processos devem ser monitorados. Manter uma análise contínua das pessoas, processos e produtos é essencial para garantir a consistência das operações.
Nesse sentido, realizar auditorias internas mantém a conformidade dos processos, permitindo revisar e aperfeiçoar o sistema de gestão.
8. Estabeleça um ciclo de melhoria contínua
Implementar um processo de melhoria contínua significa estabelecer um plano de ação para melhorar a qualidade dos produtos e serviços.
Essas ações são interligadas e envolvem os processos internos da empresa. Ao ser colocado em prática, contribui para:
- identificar gargalos;
- prevenir futuras falhas;
- reduzir custos operacionais;
- estimula o aprendizado e a inovação.
Esse ciclo tem início no planejamento, ao definir cronogramas a serem seguidos. Se alguma etapa não for concluída, você deve identificar o erro e buscar meios para resolvê-lo. Quando tudo sai como o planejado, o próximo passo e buscar novas formas de melhorias.
O controle de qualidade é fundamental para melhorar os processos, proteger a imagem da empresa e melhorar o nível de satisfação do cliente. Assim, ao implementar essa metodologia, vai se surpreender com os resultados!
Aproveite para conhecer os 4 ciclos de melhoria contínua e se aprofunde mais no assunto.