Gestão focada em processos de qualidade: descubra conceitos e pilares!

 

A gestão da qualidade e processos é indispensável para gestores no caminho da otimização de um negócio.

Não somente o conhecimento, mas ferramentas de gestão auxiliam com eficácia o aprimoramento do negócio.

Neste post, você terá uma visão geral sobre essa área e saberá como implementá-la para otimizar sua gestão. Leia até o final e amplie sua visão empresarial. Aproveite a leitura!

O que é a gestão da qualidade e processos?

A gestão da qualidade e processos objetiva uma melhora contínua do fluxo de trabalho rumo ao nível de excelência. Por meio de um conjunto de procedimentos, as ferramentas de qualidade  contribuem diretamente para o crescimento da empresa.

São fundamentais para gerar uma visão sistêmica da organização e aprimorar o processo de tomada de decisão de gestores. De uma forma geral, essa implementação ajudará a:

  • identificar problemas;
  • fazer diagnósticos;
  • fidelizar clientes;
  • melhorar a produtividade
  • aprimorar qualidades; dentre outras funções.

Como colocar em prática?

Há basicamente 8 princípios de implementação para o uso da gestão da qualidade e processos. Veja agora em detalhes como funciona cada um deles.

1. Abordagem de processo

Esse princípio preza pelo foco em processos para otimizar a gestão, atentando para a interação entre os departamentos e analisando entradas e saídas.

A ideia é proporcionar uma visão macro do negócio para identificar gaps, falhas e outros problemas e buscar soluções viáveis, além de auxiliar no estabelecimento de metas mais realistas para o desenvolvimento do negócio.

2. Melhoria Contínua

Refere-se a um mindset voltado para qualidade, onde o gestor precisa focar em melhorias constantes do negócio. Só que isso não significa necessariamente investir em inovações e novas tecnologias, mas aumentar o valor entregue ao cliente. Alguns dos caminhos para isso abrangem:

  • aprimoramento da gestão;
  • aprimoramento dos processos;
  • aumento de performance dos colaboradores;
  • melhora na comunicação;
  • excelência no atendimento aos clientes; dentre outros.

3. Abordagem factual

Nesse princípio o gestor tem uma base para tomar decisões em fatos concretos. Ou seja, não decide por intuição ou achismo. O que conta para o processo de tomada de decisão é o fato.

Hoje a tecnologia pode ajudar bastante com soluções voltadas para a análise de dados. Quando o gestor tem acesso fácil a esses registros, tem uma decisão mais voltada para o real e concreto e menos para o subjetivo.

4. Envolvimento de pessoas

Se há dois pontos fundamentais em um negócio são esses: pessoas e processos. Então, por mais que você tenha produtos ou serviços de excelência e uma infraestrutura top de linha, sem a motivação e a atenção com os funcionários, dificilmente o negócio evolui. Dentre os principais objetivos, destacamos:

  • aprimoramento de habilidades;
  • desenvolvimento de competências;
  • benefícios motivacionais;
  • melhora do clima organizacional; e
  • consequente melhora da performance

5. Liderança na gestão da qualidade de processos

Trata-se de mindset de comando, principalmente na comparação de estilo entre chefia e liderança. Enquanto o chefe é muito mais mecânico focando somente em emitir ordens, o líder é mais humano, analítico e sensível às questões humanas.

Então, um líder acaba sendo muito mais positivo com essa postura, gerando influência, proatividade, espírito de colaboração e motivação para evoluir os negócios da empresa.

6. Abordagem sistêmica de gestão

Já a abordagem sistêmica é um princípio complementar à abordagem por processos. A ideia é integrar as atividades de todos os setores empresariais e identificar influências diretas e indiretas no sentido de otimizar o trabalho e aumentar a dinâmica dos fluxos de processos. Nesse ponto, a combinação entre os dois princípios gera:

  • identificação de gargalos;
  • redução de desperdícios;
  • eliminação de prejuízos;
  • aumento de lucros; dentre outros benefícios.

7. Relação positiva com fornecedores

Os fornecedores são peças essenciais para excelência de serviços. Nesse ponto, é fundamental que você estabeleça um bom relacionamento e tenha sempre uma negociação de ganha ganha para mantê-los.

8. Foco no cliente

Mais do que lógico este último princípio, desconsiderar os desejos do cliente é um equívoco fatal para o sucesso do negócio.

Gestão focada em processos de qualidade levarão constantemente a empresa observar o cliente e oferecer o máximo valor desde o atendimento a entrega do produto ou serviço.

Quias ferramentas básicas a serem utilizadas?

Ainda dentro deste conceito, o gestor tem ferramentas essenciais para otimizar a gestão. Veja agora algumas que são básicas para planejamento e gestão de processos de qualidade.

Diagrama de causa e efeito (Diagrama de Ishikawa)

Ferramenta visual representada pela espinha de peixe, voltada para identificar causas de problemas ou não conformidade em processos internos onde é descrito o problema, identificandoas causas e encontrando respostas.

5W2H

Já a ferramenta 5W2H refere-se a um conjunto de perguntas de análise para nortear as ações empresariais. Essas questões são originalmente de palavras inglesas:

5W

  • What: o que será feito?
  • Why: por que elas devem ser executadas?
  • Where: onde serão executadas?
  • When: quando cada uma delas será executada?
  • Who: quem será responsável por elas?

2H

  • How: como cada ação será realizada?
  • How Much: quando cada ação será realizada?

 

Ciclo PDCA

Outra ferramenta com base em palavras inglesas, significa Plan, Do, Check e Act. Em português significa estudar os processos e planejar a execução, aplicar os planos, monitorar o andamento e agir de forma a aprimorar o ciclo.

Por que a Isoflex é a melhor parceira para essa implementação?

A Isoflex é uma empresa com 35 anos de mercado, especializada em gestão visual líder em fornecimento na América Latina. Os produtos Isoflex são ferramentas simples que funcional e trazem diversos benefícios como:

  • melhora da organização da empresa;
  • facilitação de comunicação interna;
  • identificação das principais dificuldades;
  • acompanhamento de metas;
  • redução de custos e desperdícios; dentre outros.

 

No caminho da implementação da Gestão focada em processos de qualidade você precisará com certeza de ferramentas para o fluxo de trabalho mais fluido e inteligente.

A proposta da Isoflex, é trazer aos gestores não só a otimização da gestão da qualidade e processos, mas um estímulo à evolução contínua. Conheça as soluções Isoflex! 

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