
Gestão focada em processos de qualidade: descubra conceitos e pilares!

A gestão da qualidade e processos é indispensável para gestores no caminho da otimização de um negócio.
Não somente o conhecimento, mas ferramentas de gestão auxiliam com eficácia o aprimoramento do negócio.
Neste post, você terá uma visão geral sobre essa área e saberá como implementá-la para otimizar sua gestão. Leia até o final e amplie sua visão empresarial. Aproveite a leitura!
O que é a gestão da qualidade e processos?
A gestão da qualidade e processos objetiva uma melhora contínua do fluxo de trabalho rumo ao nível de excelência. Por meio de um conjunto de procedimentos, as ferramentas de qualidade contribuem diretamente para o crescimento da empresa.
São fundamentais para gerar uma visão sistêmica da organização e aprimorar o processo de tomada de decisão de gestores. De uma forma geral, essa implementação ajudará a:
- identificar problemas;
- fazer diagnósticos;
- fidelizar clientes;
- melhorar a produtividade
- aprimorar qualidades; dentre outras funções.
Como colocar em prática?
Há basicamente 8 princípios de implementação para o uso da gestão da qualidade e processos. Veja agora em detalhes como funciona cada um deles.
1. Abordagem de processo
Esse princípio preza pelo foco em processos para otimizar a gestão, atentando para a interação entre os departamentos e analisando entradas e saídas.
A ideia é proporcionar uma visão macro do negócio para identificar gaps, falhas e outros problemas e buscar soluções viáveis, além de auxiliar no estabelecimento de metas mais realistas para o desenvolvimento do negócio.
2. Melhoria Contínua
Refere-se a um mindset voltado para qualidade, onde o gestor precisa focar em melhorias constantes do negócio. Só que isso não significa necessariamente investir em inovações e novas tecnologias, mas aumentar o valor entregue ao cliente. Alguns dos caminhos para isso abrangem:
- aprimoramento da gestão;
- aprimoramento dos processos;
- aumento de performance dos colaboradores;
- melhora na comunicação;
- excelência no atendimento aos clientes; dentre outros.
3. Abordagem factual
Nesse princípio o gestor tem uma base para tomar decisões em fatos concretos. Ou seja, não decide por intuição ou achismo. O que conta para o processo de tomada de decisão é o fato.
Hoje a tecnologia pode ajudar bastante com soluções voltadas para a análise de dados. Quando o gestor tem acesso fácil a esses registros, tem uma decisão mais voltada para o real e concreto e menos para o subjetivo.
4. Envolvimento de pessoas
Se há dois pontos fundamentais em um negócio são esses: pessoas e processos. Então, por mais que você tenha produtos ou serviços de excelência e uma infraestrutura top de linha, sem a motivação e a atenção com os funcionários, dificilmente o negócio evolui. Dentre os principais objetivos, destacamos:
- aprimoramento de habilidades;
- desenvolvimento de competências;
- benefícios motivacionais;
- melhora do clima organizacional; e
- consequente melhora da performance
5. Liderança na gestão da qualidade de processos
Trata-se de mindset de comando, principalmente na comparação de estilo entre chefia e liderança. Enquanto o chefe é muito mais mecânico focando somente em emitir ordens, o líder é mais humano, analítico e sensível às questões humanas.
Então, um líder acaba sendo muito mais positivo com essa postura, gerando influência, proatividade, espírito de colaboração e motivação para evoluir os negócios da empresa.
6. Abordagem sistêmica de gestão
Já a abordagem sistêmica é um princípio complementar à abordagem por processos. A ideia é integrar as atividades de todos os setores empresariais e identificar influências diretas e indiretas no sentido de otimizar o trabalho e aumentar a dinâmica dos fluxos de processos. Nesse ponto, a combinação entre os dois princípios gera:
- identificação de gargalos;
- redução de desperdícios;
- eliminação de prejuízos;
- aumento de lucros; dentre outros benefícios.
7. Relação positiva com fornecedores
Os fornecedores são peças essenciais para excelência de serviços. Nesse ponto, é fundamental que você estabeleça um bom relacionamento e tenha sempre uma negociação de ganha ganha para mantê-los.
8. Foco no cliente
Mais do que lógico este último princípio, desconsiderar os desejos do cliente é um equívoco fatal para o sucesso do negócio.
Gestão focada em processos de qualidade levarão constantemente a empresa observar o cliente e oferecer o máximo valor desde o atendimento a entrega do produto ou serviço.
Quias ferramentas básicas a serem utilizadas?
Ainda dentro deste conceito, o gestor tem ferramentas essenciais para otimizar a gestão. Veja agora algumas que são básicas para planejamento e gestão de processos de qualidade.
Diagrama de causa e efeito (Diagrama de Ishikawa)
Ferramenta visual representada pela espinha de peixe, voltada para identificar causas de problemas ou não conformidade em processos internos onde é descrito o problema, identificandoas causas e encontrando respostas.
5W2H
Já a ferramenta 5W2H refere-se a um conjunto de perguntas de análise para nortear as ações empresariais. Essas questões são originalmente de palavras inglesas:
5W
- What: o que será feito?
- Why: por que elas devem ser executadas?
- Where: onde serão executadas?
- When: quando cada uma delas será executada?
- Who: quem será responsável por elas?
2H
- How: como cada ação será realizada?
- How Much: quando cada ação será realizada?
Ciclo PDCA
Outra ferramenta com base em palavras inglesas, significa Plan, Do, Check e Act. Em português significa estudar os processos e planejar a execução, aplicar os planos, monitorar o andamento e agir de forma a aprimorar o ciclo.
Por que a Isoflex é a melhor parceira para essa implementação?
A Isoflex é uma empresa com 35 anos de mercado, especializada em gestão visual líder em fornecimento na América Latina. Os produtos Isoflex são ferramentas simples que funcional e trazem diversos benefícios como:
- melhora da organização da empresa;
- facilitação de comunicação interna;
- identificação das principais dificuldades;
- acompanhamento de metas;
- redução de custos e desperdícios; dentre outros.
No caminho da implementação da Gestão focada em processos de qualidade você precisará com certeza de ferramentas para o fluxo de trabalho mais fluido e inteligente.
A proposta da Isoflex, é trazer aos gestores não só a otimização da gestão da qualidade e processos, mas um estímulo à evolução contínua. Conheça as soluções Isoflex!
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