O que é um plano de ação e por que ele é essencial para 2025?

O que é um plano de ação e por que ele é essencial para 2025?

Segundo uma pesquisa da PwC Brasil, 75% das médias e grandes empresas definem seus treinamentos com base no planejamento estratégico da organização, o que demonstra uma tendência de maior formalização e alinhamento tático em negócios de grande porte. 

Esse tipo de planejamento é essencial para o sucesso, pois, seja para aumentar a produtividade ou implementar melhorias internas, um plano de ação pode ser a peça-chave para transformar metas em conquistas reais.

Ficou curioso para saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura do artigo e entenda: 

  • O que é um plano de ação e por que ele é importante;
  • Como elaborar um bom plano de ação para 2025.

O que é um plano de ação?

O plano de ação é um documento estratégico que organiza informações como: o que, como, quando e quem será responsável pela execução das tarefas necessárias para atingir objetivos específicos.

Ter um plano bem definido é indispensável para manter o foco e a agilidade dos times, e esse mapeamento e planejamento devem ser feitos antecipadamente, antes do próximo ano chegar. Por exemplo, uma empresa que deseja aumentar a produtividade em 20% pode criar um plano para implementar automação em processos internos. Esse plano poderia incluir as seguintes etapas para iniciar ano que vem:

  • Janeiro: identificar tarefas repetitivas;
  • Fevereiro: pesquisar ferramentas adequadas;
  • Março: treinar a equipe para utilizar as novas soluções.

Por que o plano de ação é importante para alcançar metas? 

Segundo dados divulgados pelo Sebrae em 2023, com o estudo A Taxa de Sobrevivência das Empresas no Brasil“, 17% das empresas que entram em falência afirmam não terem feito nenhum planejamento, enquanto 59% fizeram apenas com uma projeção de, no máximo, 6 meses. 

É muito importante saber quais serão os próximos passos da sua organização e, para isso, você deve contar com um bom plano de ação. Ele irá te ajudar a:

  • Manter a saúde da área/empresa;
  • Antecipar riscos;
  • Alinhar objetivos;
  • Definir prioridades;
  • Permitir monitoramento;
  • Deixar a empresa competitiva;
  • Auxiliar na tomada de decisão;
  • Aumentar o engajamento interno.

Passo a passo de como elaborar um bom plano de ação para 2025

Até aqui, você já entendeu o que é e qual a importância de um plano de ação para o próximo ano. Agora, vamos te ajudar com um passo a passo de como elaborar essa estratégia. 

Defina suas metas de forma clara

Antes de mais nada, é indispensável entender exatamente o que você quer alcançar no próximo ano. As metas precisam ser específicas, mensuráveis, alcançáveis e relevantes, além de ter um prazo definido. Uma dica é usar os critérios SMART.

Imagine que você precise reduzir o tempo de inatividade de algumas máquinas na linha de produção. Aplicando os critérios SMART, uma meta bem definida poderia ser:

  • específica: diminuir o tempo de inatividade das máquinas na linha de produção;
  • mensurável: reduzir o tempo de inatividade em 25%;
  • alcançável: criar um programa de manutenção preventiva e realizar um treinamento para a equipe de manutenção;
  • relevante: aumentar a eficiência da produção e garantir que os prazos de entrega sejam cumpridos, melhorando a competitividade da indústria;
  • temporal: reduzir o tempo de inatividade das máquinas até julho de 2025.

Desenvolva um diagnóstico preciso da situação atual

Entenda onde você está agora e analise quais são os pontos fortes e fracos da sua equipe, processos ou produtos. Uma boa prática é utilizar ferramentas como a análise SWOT: mapeie as oportunidades e ameaças, além de identificar as forças e fraquezas. 

Com isso, será possível definir as áreas prioritárias para melhorias e alinhar suas ações às necessidades reais da empresa.

Quebre a meta em etapas menores e ações específicas

A meta definida provavelmente será algo grandioso, certo? Para chegar nela, não vai ser tão simples assim. Então você vai precisar pensar no micro, definindo etapas e ações práticas. 

Por exemplo, se o objetivo for aumentar o faturamento em 30%, você pode ter uma etapa de melhorar a abordagem das vendas e outra para aumentar o portfólio da empresa. 

Para realizá-las, defina ações como:

  • treinamento de equipe até fevereiro de 2025, com cursos e workshops;
  • realização de pesquisa de mercado sobre novas tecnologias e tendências até março de 2025;
  • brainstorming para criação de novos produtos após a pesquisa de mercado ser concluída;
  • lançamento de produtos/serviços até abril de 2025 (e aqui você também iria destrinchar ações envolvidas nesses lançamentos) 

Entende que é preciso pensar como fragmentos, mas eles devem compor o todo, sempre lembrando do objetivo final e das etapas definidas? 

Determine responsáveis e prazos

Atribua um ou mais responsáveis para cada tarefa e defina prazos realistas para sua execução. Por exemplo, se a ação é treinar a equipe para manusear novas máquinas, defina quem será o responsável pelo treinamento e um prazo específico para que a capacitação ocorra.

Cada ação deve ser clara e ter um prazo, facilitando a previsibilidade e o acompanhamento. 

Use ferramentas visuais para acompanhar o processo

Utilize plataformas visuais de gestão como o Quadro Matriz De Priorização, que ajuda a classificar as tarefas de acordo com sua urgência e importância. Seu uso serve para auxiliar na visualização das etapas e ações, não perder os prazos definidos e permitir uma alocação mais eficiente de recursos e pessoas.

Como “Projeto”, pode-se entender as etapas que foram divididas dentro do planejamento. 

Revise e ajuste o plano conforme necessário

Ao longo do ano, revise periodicamente o plano de ação. Isso permite identificar possíveis desvios, correções de rotas e melhorias, e fazer ajustes estratégicos caso a execução não esteja seguindo como o esperado. 

Quadro de planejamento mensal para plano de ação

O uso de ferramentas visuais, como o Quadro de Planejamento Mensal, pode facilitar essa análise, permitindo que você direcione e acompanhe os progressos mensais da equipe, já distribuindo as atualizações e novas ações por dia e semana, como um calendário, e ajustando conforme necessário. 

Agora você já tem as informações necessárias para criar um plano de ação eficaz para 2025! Como isso é algo bem visual e precisa de organização para planejar, delegar e acompanhar, aproveite para descobrir mais sobre a importância da gestão visual nesses casos, pois seus recursos podem potencializar os resultados desejados. 

Saiba mais sobre a importância da gestão visual e como aplicá-la para organizar e alcançar suas metas com mais eficiência.