
5 passos básicos para a organização do seu estoque

Se você acompanhou nosso artigo sobre gerenciamento de estoque, já entendeu a importância do estoque para as empresas. Não importa o segmento, é preciso considerar todos os produtos e insumos necessários para atender a demanda do seu público.
Para não faltar o que é necessário, ou permitir que os produtos atinjam a validade (caso se aplique), ou ainda comprar produtos e insumos em excesso é fundamental uma boa gestão de estoque.
Mas como gerir o estoque de maneira eficiente? Por onde começar? A resposta está na organização, nesse post você vai aprender a organizar e manter organizado o estoque de sua empresa. Acompanhe!
O que é organização de estoque?
O estoque não é apenas a reserva de produtos ou insumos de uma empresa, mas também o espaço físico onde se encontra.
Você pode até saber qual é a sua projeção de vendas, conseguir mensurar a necessidade de estoque reserva para evitar atrasos nas entregas ou desperdícios, mas se o estoque físico que utiliza está desorganizado, mal armazenado, sem identificações, você não terá como controlar ou até mesmo localizar esses produtos e consequentemente todo o seu conhecimento será em vão.
A organização de estoque se refere, também, a forma como você vai armazenar, identificar e controlar entradas e saídas.
Benefícios de um estoque organizado
Um estoque organizado contribui efetivamente na melhor entrega ao cliente, aumento das vendas e redução de gastos desnecessários, separamos os principais benefícios de ter um estoque organizado:
Agilidade no atendimento
A programação de estoque só é eficiente com a sua organização, imagine que está em uma determinada época que suas vendas costumam aumentar, a quantidade adequada de estoque já está programada para o atendimento dessa demanda.
Com o estoque organizado, você consegue produzir seus pedidos com agilidade, atingindo a satisfação do seu cliente e otimizando suas vendas.
Controle de inventário
Caso você não tenha um método de organização, produtos podem ser retirados do seu estoque sem controle e trazer prejuízos. A organização de estoque garante total conhecimento sobre os produtos armazenados.
Redução de perdas
Armazenar produtos de maneira organizada, controlando datas de validade, lotes e outras informações essenciais permite que os materiais sejam utilizados em tempo e de acordo com o necessário para não haver perdas.
Tomada de decisões estratégicas
A organização de estoque permite tomar decisões estratégicas como onde investir mais esforços, onde reduzir a produção ou compra de materiais, qual produto a empresa necessita de maior incentivo comercial. O estoque organizado permite a tomada de decisões com base em informações seguras.
Investimento em estoque necessário
O estoque não pode ser escasso e nem exagerado, precisa ser equilibrado, de acordo com o necessário. Estoques organizados permitem aquisições de maneira otimizada e sem exageros.
Como organizar seu estoque
Para organizar seu estoque são necessários 5 passos básicos:
#Passo 1: Faça a contagem de estoque
O primeiro passo para organizar o estoque é a contagem, caso não tenha um sistema ERP com coletor de dados via código de barras, inicie com a contagem manual que não exige nenhum sistema ou tecnologia, e se feita da maneira correta com a descrição detalhada, quantidade e local em uma planilha pode ser muito efetiva.
#Passo 2: Padronize seu armazenamento
Criar um padrão de nomenclatura, descrição, lógica de armazenamento e identificação é muito importante, facilita a operação dentro desse setor.
A identificação de corredores, prateleiras, pallets ou caixas e a padronização de regras para entrada e saída de materiais é fundamental para um estoque organizado.
#Passo 3: Utilize endereçamento de estoque
Após a contagem e a padronização é necessário a alocação dos produtos nos locais adequados, o endereçamento de estoque é uma ferramenta eficiente para organizar a localização de cada produto dentro do depósito. Na mesma planilha de descrição e quantidade é possível informar a localização do produto dentro do estoque, basta identificar os corredores, prateleiras, posições e incluir na planilha de acordo com a identificação. Caso já tenha o sistema ERP com coletor é possível coletar as quantidades de cada produto em cada endereço conforme padronizado.
O endereçamento facilita a localização do produto e permite a agilidade na separação dos materiais.
#Passo 4: Preveja demandas
Para um estoque organizado destacamos a necessidade de fazer previsões de vendas, para perceber as necessidades. A previsão de estoque permite o planejamento de espaço e a organização dos materiais de maneira prática além de permitir a produção apenas de estoque extra conforme a sazonalidade demandada, mantendo o estoque enxuto.
#Passo 5: Defina o método de acompanhamento
O método determinado além da forma de acompanhamento deve definir a periodicidade. Em nosso artigo sobre gerenciamento de estoque apresentamos alguns métodos bastante eficientes, a escolha deve ir de encontro com cada estoque em particular, porém é fundamental para manter o estoque organizado.
Utilize Gestão à Vista para organizar seu estoque
Em cada passo apresentado a Gestão à Vista pode ser utilizada de maneira efetiva, utilize as soluções Isoflex!
Para a contagem e controle de seu estoque o Kanban é uma ferramenta eficaz.
Para padronização do armazenamento a utilização das pastas de procedimentos para acesso a todos de como proceder, faz toda a diferença no engajamento da equipe.
Para o endereçamento e identificação dos materiais utilize os porta-etiquetas, identificadores e demarcadores que são soluções eficientes em todos os passos da organização do estoque.
Conte com a nossa equipe de consultores para a escolha das melhores opções para o seu estoque.