• Isoflex
  • Gestão
  • Aprenda a organizar a produção diária e mensal da sua empresa

Aprenda a organizar a produção diária e mensal da sua empresa

Por meio do controle de produção — seja ele diário ou mensal — sua empresa deixa de ser vítima constante de imprevistos e da baixa produtividade. Afinal de contas, com um rápido planejamento é possível avaliar a capacidade média de produção e expô-la para que todas as equipes fiquem cientes das suas respectivas responsabilidades e metas.

Foi a partir da importância desse tipo de atividade que planejamos este post. Vamos discutir nos tópicos abaixo o que é produção e o seu respectivo controle, e também falar a respeito da importância de um quadro de gestão visual para manter a produção diária e mensal sob constante monitoramento.

Boa leitura!

 

O que é controle de produção?

Você já sabe o que é produção, essa palavra tão necessária para colocar o seu empreendimento em constante evolução. Mas como fazer o controle de produção?

Pois é, essa é uma questão que pode tirar o sono de muitos empresários. Mas você vai perceber que não é nada difícil, basta conhecer os recursos fundamentais.

Ou seja: o controle de produção é um ou mais meios para monitorar e acompanhar a produtividade dos seus colaboradores. Isso pode acontecer à distância, por meio da popularização do home office, ou com base em outros elementos fundamentais do seu negócio, como:

  • Produtividade por hora;
  • Produtividade diária;
  • Produtividade mensal.

Daí a importância de conhecer um bom método de planejamento e controle de produção. Essas ferramentas, métodos e recursos podem servir para entender quais equipes estão de acordo com os dados projetados e, também, quais estão aquém do que foi projetado. Sendo assim, é sempre importante fazer a análise funcional da empresa.

 

Como fazer um bom controle de produção?

Para entender se a produtividade da sua empresa está fluindo conforme o esperado, podemos comparar com indicadores anteriores e atuais. Agilizando a tomada de decisão, separamos algumas sugestões para a análise global da empresa.

Nelas, destacamos as melhores formas de fazer um controle de produção eficiente e adaptável às suas necessidades e objetivos!

 

Analise constantemente os indicadores de desempenho

Nada melhor do que ter objetivos para empreender de acordo com a busca dessas metas. E isso contribui para que você saiba de antemão quais são os indicadores de desempenho associados a essas conquistas.

Para isso, crie uma cultura de acompanhamento constante, como uma planilha de controle de produção, para que a sua equipe nunca seja pega de surpresa. Quanto mais preciso e eficiente for o método (ou os métodos) de controle de produção, mais ágil será a ação tomada para melhorar o trabalho dos funcionários.

 

Foque em treinamentos

Um bom controle de produção pode ser feito com um trabalho pontual de desenvolvimento do seu capital humano, sabia? Qualificar sua equipe por meio de treinamentos é uma boa maneira de observar os índices de desempenho e, assim, identificar oportunidades de melhoria e para aumentar a produtividade da equipe.

 

Tenha metas e objetivos

Existem diversas maneiras de monitorar a produtividade, mas sem saber o objetivo da sua empresa, isso fica difícil.

Por isso, experimente ter uma série de conquistas em mente, para compreender como avaliar o desempenho, passo a passo. Assim, os objetivos serão alcançados de maneira gradual e com eficácia.

 

Mapeie todo o fluxo de trabalho

Ao saber como funciona todo o processo de trabalho na sua empresa, fica mais fácil analisar todo o fluxo e, assim, identificar oportunidades, o gargalo de produção e carências.

Sem falar que isso permite a você observar meios de melhorar a qualidade do trabalho. Por exemplo: ao mapear uma área específica, você pode encontrar formas simples de garantir um trabalho mais produtivo por meio de ferramentas melhores para o dia a dia.

 

Use ferramentas de gestão visual

A gestão visual é uma maneira fácil, eficiente e impactante de melhorar a comunicação interna e colocar todos em pronto alinhamento para um objetivo em comum.

No caso do controle de produção, existe um meio fácil e eficiente — entre tantos — que servem para esse fim, como o quadro de análise de produção diária e mensal.

Essa ferramenta é um quadro branco que pode ser preenchido como você preferir, além de permitir aos usuários a utilização para controle diário e mensal a partir dessa ferramenta de gestão visual. Com isso, é possível analisar o controle de acordo com as suas necessidades.

Para os gestores, isso serve para garantir uma boa previsão do controle de produção, sabendo o que está acontecendo e como anda o desempenho em cada parte do processo de trabalho. Existem, ainda, outros benefícios, como:

 

  • Facilidade no trabalho de gerir seu capital humano;
  • Agilidade na tomada de decisão, com as informações sempre visíveis para todos;
  • Menos atrasos;
  • Redução dos gargalos produtivos gradualmente;
  • Aumento na produtividade.

 

Destaque também para o quadro de análise de produção diária e mensal da Isoflex, que garante grande poder de personalização e também facilidade, podendo ter os dados preenchidos apagados com o auxílio de uma flanela seca, apenas.

Quer saber um pouco mais a respeito do poder da gestão visual e como agregar mais valor ao controle de produção da sua empresa? Então, clique aqui e conheça os diferenciais exclusivos do quadro de análise de produção diária e mensal da Isoflex!