Quadros de Gestão à vista: quais os benefícios da implementação.

No caminho da gestão de excelência, é preciso explorar soluções inteligentes como a gestão à vista. É fato que as pessoas são extremamente visuais, por isso é fundamental explorar esse lado sensorial.

Nesse caminho, ferramentas como os quadros de gestão à vista funcionam de maneira excelente para organizar e auxiliar gestores na condução de metas, objetivos e estratégias.

Por isso, desenvolvemos um post especialmente voltado para as características, funções e benefícios desses quadros para os gestores. Acompanhe!

O que é a Gestão à Vista?

A gestão à vista é uma metodologia de gestão empresarial. A ideia é utilizar quadros físicos para permitir a visualização a qualquer colaborador em determinado ponto estratégico de uma organização.

Ou seja, em vez de disponibilizar softwares e sistemas digitais, o gestor disponibiliza um quadro visível a todos para compartilhar as principais atividades da empresa.

Dentre os principais objetivos, a gestão à vista tem uma forma muito eficaz de disponibilizar o status de cada atividade e o andamento das tarefas, fazendo ainda que o pessoal saiba se as atividades estão dentro do prazo. De forma geral, é possível abordar uma série de demandas como:

  • feedback constante;
  • acompanhamento de KPIs e metas.
  • comunização eficiente; e outras.

Quais os principais benefícios?

Já dá para notar que essa metodologia de gestão pode trazer uma série de benefícios para os gestores. Vamos aproveitar a oportunidade e listar algumas das principais a partir de agora. Confira.

Aumente o engajamento e a produtividade de sua equipe

Bem, como está tudo à vista, não há desculpas para colocar a produção em dia. Todo mundo pode ver o que está sendo necessário e com isso, há uma mobilização geral para ser mais produtivo.

Além disso, o compromisso também aumenta com esse tipo de ferramenta. Até emocionalmente, o colaborador se sente impulsionado a agir para colocar todas as demandas em dia.

Aumente a interação do seu pessoal

Melhore o relacionamento de sua equipe com essa ferramenta. Com um quadro visível a todos, é possível reunir 2 ou mais colaboradores em torno de um mesmo objetivo. A partir disso, é possível trocar conhecimento e práticas para chegar nos objetivos.

Foque nas prioridades

Você pode ainda, disponibilizar e organizar as atividades em ordem de prioridade. Isso faz com que os colaboradores tenham maior comprometimento com o que realmente é necessário naquele momento.

Também é possível fazer com que os anseios estejam mais claros para o pessoal. Uma dificuldade muito comum do gestor é definir o foco nas demandas mais urgentes e um quadro de gestão à vista facilita esse processo.

Melhore a consciência sobre as necessidades empresariais

Com um quadro de gestão à vista, é possível melhorar a consciência sobre o que é necessário para fazer com que as atividades empresariais sejam atendidas.

É outro trabalho que poupa o gestor, já que não é necessário extensos diálogos para esclarecer as necessidades empresariais. Tudo estará literalmente à vista do colaborador.

Como fazer um quadro de gestão à vista?

Para fazer um quadro de gestão à vista, o gestor pode utilizar um quadro simples e disponibilizar informações escritas, no entanto, essa forma não é tão prática e inteligente como em produtos prontos e desenvolvidos para esse tipo de atividade.

É muito mais viável você focar em um tipo específico de produto e aprender a operá-lo e personalizá-lo para extrair o melhor da ferramenta. Veremos mais à frente que há diversas soluções empresariais que podem ser aplicadas ao seu projeto. De forma geral, um quadro de gestão à vista é feito com foco nos seguintes pontos:

  • Balanced Scorecard (BSC) – mapeamento de processos;
  • Kanban – Quadro de Fluxo de Trabalho; e
  • Dashboards – painéis de gestão.

Como a Isoflex ajuda na implementação da Gestão à vista?

A Isoflex nasceu com o objetivo de fornecer produtos escolares, mas o sucesso foi tão grande, que a marca expandiu seus horizontes para o universo empresarial.

Nesse caminho, a empresa se especializou em gestão visual de forma a assumir a liderança em fornecimento na América Latina. São diversos benefícios proporcionados pelos nossos produtos como:

  • melhora da organização da empresa;
  • facilitação de comunicação interna;
  • identificação das principais dificuldades;
  • acompanhamento de metas;
  • redução de custos;
  • melhor custo benefício de aplicação; dentre outros.

Você sabia que 90% das pessoas recebem informações por modo visual e 40% respondem muito melhor a essas informações em comparação a textos?

Nesse cenário as ferramentas de gestão visual são fundamentais para otimizar o engajamento e a produtividade dos colaboradores. Por isso, a Isoflex é uma fornecedora essencial para essa demanda, oferecendo os melhores produtos para esse tipo de gestão. Veja agora alguns dos nossos principais produtos.

Quadro Cascata

O Quadro Cascata não tem fundo em MDF e apenas instala a parte superior e desliza os escaninhos. Isso torna essa ferramenta mais barata e leve. Por meio dele, é possível:

  • fazer agendamento diário e semanal;
  • controlar contas a pagar;
  • organizar clientes; dentre outras possibilidades.

Quadro de Gestão à vista para Controle de Produção Hora a Hora

Nesse quadro, é possível ter o controle de produção hora a hora detalhando meta, produção, meta realizada e produção acumulada. Há vários benefícios neste produto como:

  • facilidade para limpeza;
  • resistência a mofo;
  • resistência à água.

Quadro Canvas

O famoso modelo Canvas também pode ser implementado por meio dessa ferramenta. Com esse recurso, é possível obter auxílio na criação de um produto ou serviço de maneira mais assertiva. Algumas das vantagens são:

  • viabilidade;
  • rentabilidade; e
  • potencial de venda.

Quadro Scrum

Outro famoso modelo de gestão, o quadro Scrum permite gerenciar seus projetos de forma interativa e dinâmica à vista de todos os colaboradores. Dentre as principais possibilidades, destacamos:

  • colocar a logomarca;
  • personalizar de acordo com a necessidade; e
  • escolher desenhos ou imagens de fundo.

Percebeu como a gestão à vista pode ser uma excelente ferramenta para auxiliar a administração de metas, tarefas, objetivos e demandas fundamentais para os negócios?

Neste post, você entendeu o que é realmente a gestão à vista e aprendeu sobre as ferramentas físicas de aplicação. Além disso, conheceu o trabalho da Isoflex, que é uma fornecedora especialista nesses produtos.

A gestão à vista está em suas mãos. É só conferir todas as nossas soluções!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.