
Gestão da Qualidade: O Que É e Como Fazer na Sua Empresa

Há muitas coisas que influenciam no desempenho da sua equipe e na satisfação do seu cliente final. Quanto mais complexos forem os processos da sua empresa, mais importante é manter o controle e investir na melhor gestão da qualidade em todos os seus aspectos.
Mais do que um conjunto de orientações, trabalhar esse aspecto do seu negócio abre diversas oportunidades de crescimento para você e sua equipe. Sendo assim, é importante começar o quanto antes.
Acompanhe e entenda melhor o que é a gestão da qualidade, sua importância e como trabalhá-la em seu negócio.
O que é gestão da qualidade?
A gestão da qualidade é um conjunto de práticas, técnicas e estratégias desenvolvidas e implementadas para promover a manutenção e o aprimoramento da qualidade dos seus produtos e serviços.
Um conceito consolidado no ISO 9001, pensado tanto para a promoção de um benefício imediato para a empresa quanto para sua consolidação a longo prazo.
Qual a importância da gestão da qualidade para a empresa?
A qualidade de um produto ou serviço é um componente indispensável para seu sucesso. Ter metodologias para avaliar pontos de melhoria de forma consistente e implementar soluções para problemas recorrentes faz uma grande diferença na satisfação do público.
Com o tempo, esse crescimento e aprimoramento também torna seu negócio mais competitivo. Algo importante para se destacar dos concorrentes e conquistar mais espaço no mercado.
Quais são os pilares da gestão da qualidade?
Ainda dentro do ISO 9001, podemos encontrar 8 pilares para a melhor gestão da qualidade dentro das empresas. Veja a seguir cada um deles é o que representam.
Foco no cliente
A qualidade de um produto é definida principalmente pela sua capacidade de suprir a demanda do seu público-alvo. Sendo assim, para que essas estratégias sejam efetivas, é necessário manter em mente quais são as dores do seu cliente e como você pode solucioná-las. Para isso, ferramentas como o feedback do público e pesquisas de opinião são indispensáveis.
Liderança proativa
Também é importante reconhecer os principais desafios das equipes dentro da sua empresa e o que pode ser feito para lidar com eles. E um componente importante para alcançar esses resultados é a presença de figuras de liderança.
Esses indivíduos ajudam a promover a cultura da empresa e dar um direcionamento claro para suas tarefas.
Envolvimento da equipe
Os colaboradores não devem ser elementos passivos na gestão da qualidade. Pelo contrário, eles também devem contribuir com suas opiniões, dúvidas e ações para alcançar os objetivos desejados.
Desde a elaboração de estratégias até a avaliação dos resultados.
Gerenciamento por processos
Administrar o desempenho e a qualidade do seu negócio não é um evento singular, mas sim um processo contínuo. É um constante ciclo de avaliação de objetivos, definição de metas, execução, correção e análise de resultados.
É mais fácil desenvolver uma metodologia consistente pensando dessa forma.
Visão sistêmica
Para tomar decisões estratégicas no gerenciamento de projetos da empresa, é importante ter um entendimento aprofundado de todos os seus aspectos.
Ter uma visão sistêmica ajuda a compreender como diversos fatores internos e externos afetam seu desempenho e influenciam suas escolhas.
Melhoria contínua
Como já mencionamos, o objetivo da gestão da qualidade não é apenas a manutenção do seu nível atual, mas também uma melhoria contínua em seus padrões.
Novamente, é o constante ciclo de executar um planejamento, revisar os resultados, modificar e implementar as mudanças.
Decisões baseadas em fatos
Algo a ser evitado em qualquer organização é a tomada de decisão com base em intuição ou informações inconsistentes. Mesmo quando os dados disponíveis são limitados, você deve sempre se basear em uma análise lógica e factual da situação.
Relação positiva com fornecedores
A realização de qualquer trabalho envolve uma cadeia de fornecimento. Seja de materiais, ferramentas ou serviços indispensáveis. Sendo assim, é bom manter uma boa relação com essas empresas, para garantir melhores acordos.
Como fazer uma boa gestão da qualidade na sua empresa?
Na prática, alcançar um nível de qualidade adequado e manter o ritmo de crescimento pode ser bem desafiador. Porém, há alguns caminhos. Veja a seguir os principais exemplos.
Tenha um planejamento estratégico
Desenvolver uma estratégia e segui-la é o básico para melhorar a sua gestão. Se o seu planejamento inicial foi feito corretamente, não faça modificações sem motivo. Adapte, mas mantenha um objetivo claro.
Defina seus métodos
O uso de certas ferramentas, como gestão visual de processos, faz uma grande diferença na coordenação da equipe. Escolher alguns métodos de antemão também ajuda a organizar o seu planejamento.
Mensure e controle os resultados
Antes de começar, defina quais são seus indicadores de produtividade e como eles serão mensurados ao longo do projeto. Isso é muito importante para avaliar seu crescimento e comprovar o sucesso do seu negócio.
Indicadores de produtividade são métricas utilizadas para medir a eficiência e a eficácia dos processos dentro de uma empresa. Eles ajudam a avaliar o desempenho das atividades realizadas e a identificar áreas que precisam de melhorias
Exemplos de indicadores de produtividade incluem a taxa de produção, a qualidade dos produtos, o tempo de execução de tarefas e a satisfação do cliente.
3 Ferramentas ISOFLEX para a gestão da qualidade
Para implementar uma boa gestão da qualidade, é essencial utilizar ferramentas adequadas que facilitem o monitoramento e a melhoria contínua dos processos, com esse intuito, a Isoflex oferece diversas soluções que podem ajudar sua empresa a alcançar esses objetivos:
Kanban
O Kanban é uma metodologia visual que ajuda na gestão de tarefas e processos, promovendo a melhoria contínua. Com o uso de cartões e quadros, é possível monitorar o progresso de cada atividade, identificar gargalos e otimizar fluxos de trabalho.
A Isoflex oferece diversas opções de quadros Kanban para atender às necessidades da sua empresa:
- Quadro Kanban de Atividades: uma ferramenta de gestão à vista que facilita a programação das tarefas;
- Quadro Ulma Kanban de Estoque: auxilia na organização do estoque da sua empresa;
- Quadro Kanban para Programação da Manutenção: Facilita a programação da manutenção de equipamentos e instalações;
- Quadro Kanban de Controle e Nivelamento da Produção: utilizado para controle e nivelamento da produção.
Diagrama de Ishikawa
Também conhecidos como diagramas de causa e efeito ou espinha de peixe, esses diagramas são utilizados para identificar as causas raízes de problemas específicos. Eles são uma ferramenta fundamental para a análise de falhas e a implementação de melhorias.
A Isoflex oferece opções de quadros de Diagrama de Ishikawa que facilitam a visualização e organização das informações:
- Quadro Diagrama de Ishikawa com Gráfico: este quadro permite a utilização de ímãs para adicionar e reorganizar facilmente as causas e efeitos durante a análise de problemas. Ele inclui um gráfico de barras que auxilia na visualização das principais causas identificadas, facilitando a priorização das ações corretivas;
- Quadro Diagrama de Ishikawa/Causa e Efeito: com um tamanho ideal de 90x120cm, é perfeito para equipes que precisam de mais espaço para detalhar as causas e subcausas dos problemas. Ele oferece uma visualização clara e estruturada das informações.
Ciclo PDCA
O ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act) é uma metodologia de gestão que promove a melhoria contínua por meio de um ciclo iterativo de planejamento, execução, verificação e ação. O Quadro PDCA 90x120cm da Isoflex é perfeito para projetos mais complexos, oferecendo mais espaço para detalhar cada etapa do ciclo PDCA.
Com uma boa gestão da qualidade e com as ferramentas certas, você terá a base que precisa para promover o crescimento do seu negócio. Mantenha uma visão de longo prazo e você verá os resultados.
Quer mais orientação para promover o crescimento e desenvolvimento do seu negócio? Então confira nosso artigo mostrando as 4 etapas do ciclo de melhoria contínua e coloque essas ideias em prática.