Como usar o Relatório A3 na otimização de processos

sala de reunioes com pessoas utilizando o quadro relatorio a3 de gestao a vista

Empresas de diversos tamanhos e segmentos lidam diariamente com desafios para encontrar o melhor meio de otimizar seus processos, a fim de reduzir custos desnecessários e aumentar sua produtividade. Para isso, é importante olhar para dentro do próprio negócio, buscando encontrar gargalos, erros ou qualquer tipo de problema que possa trazer resultados negativos, a fim de garantir a segurança dos processos.

Para resolver esses problemas, eliminando sua causa raiz, existe uma metodologia bastante eficiente que oferece uma direção através de um passo a passo em uma estrutura bem simples que se chama Relatório A3. A seguir, apresentaremos neste artigo, o que é e quais benefícios o A3 proporciona para as empresas, além de um exemplo prático que você pode aplicar no seu negócio! Boa leitura!

O que é o Relatório A3?

Você já deve ter ouvido esse nome, mas não é apenas porque ele foi desenvolvido em uma folha A3. O relatório A3 é uma das muitas ferramentas que fazem parte da gestão lean, desenvolvida em meados dos anos 60 a partir do Sistema Toyota de Produção e inspirado no ciclo PDCA.

A Toyota desenvolveu diversos tipos de relatório para diferentes aplicações, mas, geralmente a ferramenta possui uma estrutura a partir de 7 campos que direcionam a uma reflexão mais aprofundada sobre o real problema. A fim de solucioná-lo, atua fortemente na otimização dos processos, melhorando o desempenho do negócio. Vejamos a seguir alguns de seus benefícios.

Quais os benefícios do Relatório A3?

A metodologia A3 pode ser usada não só para a resolução de problemas, mas para melhorias, novos projetos, entre outros. Além disso, a ferramenta requer um esforço conjunto para o alcance dos resultados, fazendo com que toda equipe compartilhe informações, gerando aprendizado e melhoria contínua em diversos níveis.

Outro ponto relevante, é que ao aplicar o método A3, é preciso observar os processos de perto, analisando como realmente funcionam e documentando para realizar acompanhamentos, sendo uma das maneiras mais eficientes para a resolução de problemas. A seguir, vamos trazer um exemplo prático de como preencher um relatório A3, no qual você pode se inspirar para fazer o seu.

Como preencher o relatório A3?

Como falamos anteriormente, o relatório A3 tem a partir de 7 campos, que iremos apresentar aqui, são eles: contexto, situação atual, metas e objetivos, análise, situação futura desejada, plano de ação e acompanhamento. Os envolvidos na aplicação do método precisam seguir passo a passo até encontrarem uma solução adequada para ser implementada, podendo ser modificada caso necessário.

quadro relatorio a3 isoflex

Vamos ao exemplo! Imaginemos uma empresa que trabalha com venda de peças automotivas. *Lembrando que o relatório pode ser utilizado por organizações de qualquer segmento e tamanho. O gestor desse negócio tinha dificuldade em entregar os produtos e serviços com agilidade. Então ele faria o preenchimento do relatório A3, desta forma:

Contexto

Aqui, o responsável precisa estabelecer qual é o problema e descrevê-lo de maneira breve, deixando isso claro para seguir com os próximos passos.

Então no caso da empresa de peças automotivas, ele colocaria que precisa melhorar a agilidade na entrega dos produtos e serviços para atender as expectativas dos clientes. Para isso precisa adotar certas práticas na organização de seu estoque, a fim de otimizar o fluxo de trabalho e aumentar a produtividade.

Situação atual

Já na situação atual, é preciso colocar o que se sabe sobre o problema, fazendo levantamento e desenvolvendo gráficos.

Dentro do nosso exemplo, o gestor precisaria colocar que identificou que o estoquista demorava na separação dos materiais dentro do estoque. Depois de acompanhar e elaborar o gráfico comparativo, ele chegou ao problema, no qual o almoxarife gastou 410 minutos do tempo trabalhado, entre deslocamentos desnecessários e tempo de procura.

Metas e objetivos

A partir do problema é preciso definir as metas e objetivos.

Assim, o gestor do nosso exemplo colocaria que sua meta é reduzir o tempo médio de separação dos pedidos para 7 minutos num período 2 de semanas. Além de reduzir o tempo de procura para 200 minutos na semana.

Análise

Para fazer a análise, é possível utilizar diversas ferramentas que podem auxiliar, como o diagrama de causa e efeito, os 5 porquês, entre outros. Questões simples precisam ser respondidas, como o porquê do problema, a causa do problema, de onde vem a causa, entre outras respostas que levem ao maior entendimento da causa raiz do problema.

Aqui no nosso exemplo, foi analisado a demora na separação dos pedidos, o motivo dos muitos deslocamentos e do local de armazenamento e a armazenamento sem critério. Desse modo, o gestor conseguiu chegar na causa raiz do seu problema.

Situação futura desejada

Nesse espaço é preciso preencher de forma bem objetiva e visual.

Então no exemplo da empresa de peças automotivas, a situação desejada seria um estoque organizado, com endereçamento de peças. Peças de alto giro mais próximas do local de saída do material e armazenar itens por família de produtos.

Plano de ação

No plano de ação é preciso definir os responsáveis por cada atividade, a data de início e a de conclusão.

No nosso exemplo, o gestor definiu quais são as peças de alto giro e criou um plano das novas posições para deixá-las mais perto da saída. Além disso, criou um sistema de endereçamento no estoque com cores para tornar a identificação visual mais fácil.

Acompanhamento

No acompanhamento é necessário revisitar os levantamentos que realizou na situação atual. Fazendo novamente a medição de tempo e levantar os resultados dos mesmos dados, após a implementação do plano de ação.

O gestor então preencheu esse campo, colocando que na semana 1, após as modificações, tive uma redução de 30% do tempo médio de separação de pedidos. Não atingiu a meta em sua totalidade.

Relatório A3 no Quadro de Gestão à Vista

Para otimizar ainda mais seus resultados, a Isoflex conta com a ferramenta do Relatório A3 em um quadro de gestão à vista. Além dos campos apresentados anteriormente, o layout exclusivo do quadro conta com ferramentas como, o 5W2H, o que facilita a visualização de toda a equipe, promovendo melhores reuniões de brainstorming para alcançar a otimização dos processos.

Além disso, outra ferramenta que pode ser utilizada na otimização dos processos da empresa é a Pasta Isoflex, que permite disponibilizar documentos próximos aos usuários, evitando deslocamentos desnecessários, além de facilitar o acesso à instruções de trabalho, por exemplo, tornando os processos padronizados e organizados.

Falando em organização, os organizadores Isolean, são excelentes soluções para a gestão de documentos da empresa. Mantêm as informações organizadas e centralizadas, evitando extravios e reduzindo gastos. Também permitem a categorização por cor, facilitando a visualização dos documentos.

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