Etapas da tomada de decisão. Como funciona nas empresas?

etapas da tomada de decisao nas empresas

A tomada de decisão é o processo utilizado para escolher entre as opções disponíveis aquela que melhor atende a uma determinada situação, ou que soluciona de forma mais adequada um problema. Por isso, consiste em uma estratégia que acontece todos os dias dentro das empresas.

 

Independentemente do tipo e do porte da organização, é necessário tomar decisões visando sempre aquilo que é mais vantajoso. O objetivo é seguir pelo melhor caminho possível, minimizando riscos ou prejuízos. Pensando nisso, para decisões mais ágeis e eficientes, a gestão à vista pode ser uma ferramenta muito eficiente, pois ela permite a tomada de decisões baseadas em dados.

 

O processo de tomada de decisão precisa ser certeiro para que a empresa não seja prejudicada. Logo, otimizar esse processo é fundamental, por isso preparamos este artigo para você descobrir como fazer isso e como a gestão à vista pode te auxiliar. Acompanhe!

 

Quais são os tipos de tomada de decisão nas empresas?

 

Existem diferentes situações e problemas com os quais as empresas precisam lidar todos os dias, trazendo

desafios dos mais diferentes. Por isso, em cada momento, pode ser preciso tomar decisões de uma maneira diferente também.

 

É daí que surgem variados tipos de tomada de decisão, que podem ser aplicados conforme o gestor ou empreendedor julgar mais adequado diante da situação que está sendo vivenciada. Veja a seguir quais são esses tipos.

 

Decisões intuitivas

 

É baseada no pressentimento de quem toma a decisão, logo, não tem um fundo muito racional. Depende da intuição de cada um, por isso é muito passível de erros e não costuma ser a melhor alternativa para as empresas.

Decisões racionais

 

É o oposto da tomada de decisão intuitiva, já que as decisões racionais, como seu nome indica, são baseadas na razão. Antes de decidir, são analisadas todas as possibilidades, avaliando cada uma e suas consequências positivas e negativas para optar por aquela mais adequada para o momento.

Decisões colaborativas

 

Esse tipo de tomada de decisão é bem-vindo dentro das empresas, em especial aquelas que trabalham de uma forma coletiva. Isso porque a decisão é tomada com base na colaboração de mais de uma pessoa. Cada um apresenta a sua opinião, o seu pensamento e ponto de vista para que o grupo possa chegar a um consenso sobre aquilo que é mais adequado.

 

Diante disso, quadros de gestão à vista, como o quadro Matriz de Decisão de Ideias, podem ser extremamente eficientes nesse tipo de tomada de decisão. Ele é uma ferramenta para auxiliar na avaliação das ideias que envolvem determinada situação, onde é possível apresentar e avaliar cada ideia com critérios práticos para melhor decisão.

Decisões baseadas em valores

 

Os valores, nesse caso, são aqueles baseados na ética, na moral e nas crenças do indivíduo. Assim, o seu

conhecimento e a sua bagagem de experiência são utilizados para basear a tomada de decisão. É diferente das decisões intuitivas porque há uma ponderação e análise, não impulsos.

Decisões baseadas nos especialistas

 

Esse tipo de tomada de decisão é uma estratégia adotada quando quem precisa decidir sente dificuldade para fazer isso, como por se tratar de um ramo que não pertence ao seu. Nesse caso, a decisão é baseada na opinião de especialistas, que são recrutados para ajudar a entender o problema.

 

É uma estratégia muito válida justamente por contarmos com quem entende do assunto, ou então por aqueles que já vivenciaram esse mesmo problema e podem apresentar soluções eficientes.

 

Quais são as etapas da tomada de decisão nas empresas?

etapas da tomada de decisao nas empresas

 

Para que o processo de tomada de decisão seja o melhor possível, é preciso que ele aconteça em etapas. Elas permitem otimizar essa estratégia para alcançar os melhores resultados. Confira nos tópicos a seguir as etapas fundamentais para tomar boas decisões.

Identificação do problema

 

Antes de buscar possíveis soluções, é preciso entender o problema. Isso parece muito óbvio, contudo, dependendo da situação, apenas os seus reflexos ficam mais evidentes e não conseguimos identificar no primeiro momento a causa real daquele problema. Daí a importância de analisar com cautela para identificar o que de fato deve ser modificado.

 

Pensando nisso, o quadro Método Moscow pode auxiliar nesta etapa. Essa ferramenta utiliza uma técnica de priorização de tarefas, seu objetivo é alinhar as expectativas da equipe, definindo o que é e não é essencial para a resolução do problema, dando foco para o que é mais urgente e deixando de lado o que não demanda tanta urgência.

Levantamento de dados

 

Os dados ou informações são muito importantes porque ajudam a entender a realidade do problema. Você pode se basear em métricas ou em indicadores para fazer essa análise mais precisa e compreender onde está o erro que deve ser corrigido.

Análise da postura atual da empresa

 

Uma vez que o problema foi identificado e compreendido, precisamos verificar qual é a postura da empresa

em relação a essa situação. Dessa forma, teremos uma visão daquilo que está sendo feito de maneira errada ou ineficiente para que possamos fazer ajustes ou mudanças.

 

Outra ferramenta que pode ser utilizada nesse caso, é o quadro SWOT, que permite analisar a situação atual da sua empresa internamente e no mercado que está inserida. Com esse quadro é possível visualizar os pontos fortes e fracos do negócio, além das ameaças e oportunidades externas.

Listagem de possíveis soluções

 

Nessa etapa da tomada de decisão vamos estabelecer diversas alternativas de solução para o problema que identificamos. Basicamente, é como se estivéssemos traçando o roteiro para chegar do ponto A ao ponto B da cidade. Vamos escolher as rotas possíveis e anotar cada uma delas.

Definição da solução mais adequada

 

Como você viu no exemplo anterior, existem várias ruas ou avenidas que podem ser utilizadas para chegar

do ponto A ao ponto B. Sempre há um caminho mais vantajoso, seja em função da segurança, por ser mais curto, ter menos movimento, ou outros. Então, precisamos analisar todos os prós e contras das soluções para encontrar aquela com maiores vantagens.

Monitoramento de resultados

 

Ainda que você tenha tomado bastante cuidado durante o processo de tomada de decisão, é preciso monitorar os resultados alcançados depois da escolha da solução. Afinal, talvez você tenha que fazer ainda outras mudanças.

Sendo assim, a última etapa do processo de tomada de decisão é o monitoramento. Você vai acompanhar a eficiência da solução para definir se ela pode ser mantida, se precisa ser substituída ou ajustada.

 

Como a gestão à vista otimiza a tomada de decisão?

 

A gestão à vista é uma estratégia que pode ser utilizada como grande aliada do processo de tomada de decisão. Isso acontece por causa de vários fatores, e o primeiro deles é porque permite manter as informações mais organizadas de uma forma totalmente visual, para que todos tenham acesso a elas.

 

Essa organização também permite visualizar a sequência e a lógica dos processos, de modo que fica mais

fácil compreender o que está acontecendo. É importante para identificar onde está o erro e também para que todos possam compreender por que uma determinada decisão está sendo tomada.

 

A gestão visual auxilia a guiar as ideias e os pensamentos, as análises do problema e das possíveis soluções. Inclusive, conseguimos visualizar com mais precisão as consequências de cada uma delas para favorecer a escolha.

 

Estruturar um bom processo de tomada de decisão é muito importante para direcionar da melhor maneira esforços, recursos e investimentos. Também para que você consiga identificar o momento ideal de promover mudanças e inovações. Não se esqueça de tornar esse processo mais visual para facilitar o raciocínio e encontrar as melhores soluções.

 

Aproveite para conferir este outro conteúdo, que mostra quais são as vantagens da gestão à vista e como ela pode ser utilizada na prática do seu negócio.