
Dicas para um Controle de Vendas mais eficiente

O controle de vendas é o conjunto de ações adotado por uma empresa para gerenciar e fiscalizar todas as movimentações comerciais de saída, ou seja, as vendas. O objetivo é manter as informações sempre atualizadas e centralizar todas elas.
Vale ressaltar que controle de vendas não é o mesmo que gestão de vendas. Afinal, o controle está inserido dentro da gestão e mantém a organização dessa parte comercial para que a empresa consiga realizar todas as tarefas relacionadas às vendas de uma forma muito mais eficiente.
Ainda está um pouco complicado? Não se preocupe porque vamos explicar com mais detalhes para você. Continue lendo para entender a importância de fazer o controle de vendas de uma forma correta, e ainda confira algumas sugestões de ações e estratégias para fazer esse controle de uma forma mais eficaz. Boa leitura!
Por que é tão importante fazer o controle de vendas?
É muito importante não limitarmos o controle de vendas a registrar os pedidos feitos pelos clientes. Na verdade, conforme explicamos na introdução, esse controle é um conjunto de ações e estrutura os próprios processos para que as vendas sejam bem administradas.
São várias análises que envolvem essa estratégia e que vão além do registro de pedidos, como:
- controle de estoque;
- controle das finanças;
- emissão de notas e documentos fiscais;
- controle das formas de pagamento utilizadas;
- controle de recebíveis.
Até mesmo o modo como acontece a interação e o relacionamento com o consumidor está dentro das estratégias do controle de vendas. Afinal, existem também as ações de pós-venda, de sucesso do consumidor e outros que visam oferecer suporte e dar atenção para o cliente, a fim de garantir que ele tenha uma boa experiência para que fique satisfeito.
Por isso é tão importante fazer um controle de vendas eficaz. É dessa forma que a empresa consegue monitorar o seu próprio faturamento e desempenho, pode fazer projeções de ganhos e ainda definir ações e estratégias para gerar mais oportunidades.
Sem falar, é claro, que o controle de vendas é fundamental para o equilíbrio financeiro da empresa. Afinal, como você viu, ele faz o controle dos meios de pagamento para que a empresa possa equilibrar a sua própria receita.
Como realizar um bom controle de vendas?
Ainda que o controle de vendas envolva uma série de processos, realizar essa tarefa não é tão difícil quanto parece. Você só precisa de uma boa estrutura para que a rotina esteja organizada e aconteça de uma forma padronizada.
A seguir, deixamos algumas sugestões para você otimizar o controle de vendas do seu negócio e alcançar muito mais eficiência. Confira!
Entenda a jornada do cliente
É fundamental entender de que maneira acontece a jornada do cliente, ou seja, quais são as etapas ou os caminhos que ele precisa percorrer para conseguir finalizar um pedido. Essa análise é indispensável porque ela pode apontar possíveis erros, falhas, burocracias ou morosidades no processo. Também é muito importante para fazer outros tipos de controle, como custo de aquisição de clientes e a duração do ciclo de vendas.
Invista em um sistema de gestão
O uso de um sistema de gestão permite fazer a integração de diferentes setores da empresa e centralizar as tarefas em um mesmo lugar. Isso facilita o controle das vendas, trazendo mais organização para os processos.
Também permite automatizar tarefas operacionais, além de manter o registro dos dados, das atividades e do histórico de cada cliente. Isso gera um material muito importante para você conhecer mais a fundo o seu público, as preferências dele e, assim, lançar campanhas cada vez mais eficazes para gerar oportunidades.
Adote ferramentas de gestão à vista
Você também pode utilizar tecnologias mais simples para fazer o controle de vendas. As ferramentas de gestão à vista são grandes aliadas porque ajudam a deixar os processos organizados e acessíveis a qualquer momento.
Com elas, é possível estruturar os processos para que eles possam ser visualizados por completo. Podemos utilizar quadros para fazer o controle do desempenho de vendas da equipe, de modo que os vendedores possam acompanhar suas próprias metas, entre outras ações que auxiliam na produtividade, na organização individual e coletiva.
Registre todas as vendas realizadas
A base do controle de vendas é o registro de cada uma delas. Isso é fundamental para que você colete informações importantes sobre o comportamento de consumo do seu público e para monitorar o desempenho dos seus vendedores, das equipes e da empresa de um modo geral.
Cada venda precisa ser devidamente registrada apresentando todas as características dela, que envolvem, por exemplo, o cliente, o canal, o ticket, o tipo de produto, a data e a forma de pagamento.
Realizando esse controle de uma forma rigorosa, você terá uma visão precisa do volume de vendas por data e por período, possibilitando estabelecer a sazonalidade do seu negócio. Também, como explicamos, vai entender quais são as preferências do seu público para definir os produtos com mais saída, o ticket médio e as formas de pagamento preferidas, por exemplo. Tudo isso é fundamental para otimizar as estratégias de atração e de conversão.
Faça um bom controle financeiro
O controle financeiro é mais uma atividade fundamental do controle de vendas, em especial porque hoje em dia são utilizados diversos meios de pagamento, inclusive os parcelados. Nesse caso, o valor não cai integral na conta da empresa no ato da compra feita pelo cliente.
Por isso, não se trata de apenas registrar os valores das vendas. É preciso organizar as datas em que os valores serão recebidos nas compras feitas por cartão de crédito, para que não haja discrepâncias no fluxo do caixa.
Defina e monitore indicadores
O controle de vendas também ajuda a empresa a alcançar as metas que ela estabeleceu para si. Pode ser, por exemplo, aumentar o ticket médio, estender o tempo de vida do cliente ou aumentar o volume de vendas.
É interessante que você defina alguns indicadores de acordo com aquilo que fizer sentido para o seu negócio, pois eles ajudarão a nortear estratégias e campanhas. Por meio do controle de vendas você também vai monitorar esses indicadores para conferir se as metas foram alcançadas e, assim, tomar mais decisões em relação às próximas ações e campanhas.
Como você pode ver, realizar um bom controle de vendas é fundamental para monitorar o desempenho da empresa. Também para que você possa tomar melhores decisões na hora de adotar estratégias e lançar novas ações e campanhas. Então, procure estruturar muito bem esse processo e utilize recursos e ferramentas que garantam mais eficiência.
Conte com a Isoflex
Uma das alternativas para isso é a gestão à vista. A Isoflex conta com diversas ferramentas que facilitam o controle de vendas, a fim de organizar, comunicar e engajar a equipe para alcance das metas e objetivos.
Como citamos no decorrer do texto, os quadros de gestão à vista são ótimas opções para o controle de vendas. O modelo Cascata Light, por exemplo, é uma alternativa sustentável e inovadora, em que é possível disponibilizar os pedidos, orçamentos ou outros documentos nos escaninhos, categorizando-os por cor.
Ainda falando sobre escaninhos, os Organizadores Big Isolean são ótimas ferramentas para serem utilizadas no ambiente comercial. Com modelos para mesa, parede, piso ou ainda para serem utilizados em quadros, os organizadores facilitam o acesso à documentos utilizados na rotina do setor, além da categorização por nível de prioridade.
Outra solução são os Displays, como o de borda colorida, o resistente à água ou ainda o autoadesivo com fechamento magnético. Eles facilitam a divulgação de gráficos e indicadores, deixando os dados à vista de toda equipe para acompanhamento do seu desempenho e alguns modelos podem ser utilizados em quadros.
Mais uma opção para expor documentos ou comunicados é a Presilha Magnética. Com sua fixação por ímãs, tem a possibilidade de ser utilizada em quadros magnéticos ou qualquer outra superfície metálica e ainda de ser deslocada, quando necessário. Assim, é possível expor indicadores, frases motivacionais ou qualquer outra informação relevante.
Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais e marque a Isoflex!
Leia também: 5 benefícios que a gestão pós-venda traz para a sua empresa.
Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo